Financiamento: ferramenta para empresário do setor de impressão

Financiamento: ferramenta para empresário do setor de impressão

 

Financiamento pode ser uma peça importante para empresa avançar em estrutura e tecnologia. Porém, para isso é preciso ter um planejamento

 

Em tempos de grandes transformações, é importante que o empresário esteja preparado para manter seus negócios e estar sempre pensando em avançar, aumentar e aprimorar sua capacidade produtiva, investir em agregar novos e lucrativos produtos ao seu portfólio e assim estar à frente da concorrência.

Porém, quando pensamos em aquisição de equipamentos de qualidade ou evolução de sua estrutura, poucas empresas, independente do seu porte, conseguem fazer uma compra sem recorrer a financiamentos. Há diversas opções disponíveis atualmente, porém, muitas vezes uma certa burocracia impede que as empresas alcancem esta possibilidade.

Para auxiliar o empresário a entender melhor quais são as possibilidades de financiamento e, principalmente, como se preparar para conseguir pedir, a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) é uma grande aliada e possui um time especializado para dar esse suporte.

O Departamento de Financiamentos da Abimaq presta esclarecimentos e orienta empresas associadas e seus clientes sobre as linhas de financiamentos existentes não apenas para aquisição de equipamentos como para projetos de desenvolvimento e de investimento para implantação, ampliação e modernização de empresas.

O setor atua também como um posto de informações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). É preciso lembrar, porém, que não é apenas o BNDES a única forma de conseguir um financiamento. Há iniciativas regionais e nacionais e vale a pena ficar atento a elas, como agências de fomento, cooperativas de crédito, fintechs, além das possibilidades dos bancos públicos e privados.

Aqui, há um guia de tipos de financiamentos da Abimaq para download: http://conteudo.abimaq.org.br/ebook-financiamentos-2020

Entendimento da sua empresa

Antes de tudo, é preciso entender sua empresa como um todo, se organizar, preparar e só então estudar quais os financiamentos disponíveis. Inclusive, há uma diferença entre empréstimo e financiamento industrial: o primeiro pode ser usado pela empresa de forma livre, já o segundo segue regras e precisará ter seu objetivo comprovado para conseguir o dinheiro.

A Abimaq produziu um ebook completo, didático e de alta qualidade para quem deseja entender mais sobre como conseguir um financiamento. Acesse no link a seguir, onde você pode obter o telefone e e-mail do Departamento de Financiamentos da Abimaq: www.abimaq.org.br/site.aspx/financiamentos-abimaq

Abaixo, separamos algumas partes do material para você entender melhor a questão do financiamento.

O que preciso entender sobre minha empresa e o que é preciso ter como lição de casa:

  • Qual meu capital de giro, meus ativos circulantes e passivos circulantes;
  • Pagar todas as contas no prazo para não ter diminuição da classificação de crédito;
  • Planejar bem qual será o alvo do financiamento;
  • Não fazer um financiamento industrial com juros maiores do que a rentabilidade do seu negócio;
  • Saber que é preciso usar o financiamento exatamente para a necessidade obtida;
  • Ter noção exata dos custos do financiamento, como tarifas e tributos diretos ou indiretos;

Após isso, deve-se ir para a nova etapa e, novamente segundo o e-book da Abimaq, pensar em:

  • Identificar exatamente as necessidades - o que a empresa realmente precisa: adquirir um equipamento? Expandir a estrutura? Modernizar?
  • Pesquisar opções de financiamento industrial: aqui é preciso verificar as opções disponíveis ao seu porte de empresa, nicho e região de atuação.
  • Ver taxas de juros, carência, prazos e tudo que possa alterar o valor financiado.
  • Ter um plano de negócio: sempre é bom reforçar que pedir o financiamento é a última etapa de um longo processo de estudo e planejamento.
  • Separar toda a documentação necessária: cada entidade financiadora pedirá documentos diferentes, é preciso saber exatamente tudo que for preciso e providenciar

Como escolher o banco e o que será analisado

A Abimaq reforça que o banco vai fazer a análise através dos dados cadastrais, possíveis restrições e perfil de crédito e pela análise completa dos documentos solicitados. A dica é estar em dia com todas as suas obrigações para não ter obstáculos e ter sua chance de conseguir o crédito aumentada.

Por outro lado, o empresário precisa tomar cuidado no momento da escolha e buscar uma instituição séria, autorizada pelo Banco Central, tendo certeza que está conversando com os verdadeiros representantes da instituição, especialmente ao transferir documentos; por isso, todo o processo deve ser feito com calma e cuidado.

Passando por todas essas etapas, é possível conseguir com mais facilidade o financiamento e usar o crédito com planejamento e inteligência.

 

FESPA Digital Printing

A FESPA Digital Printing é a principal feira de impressão digital do país e o espaço em que as grandes inovações tecnológicas são apresentadas. Aproveite para entender melhor o mercado e como as soluções apresentadas podem proporcionar uma revolução em sua empresa.

A feira ocorre de 24 a 27 de março de 2021 no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Faça a sua inscrição gratuita para visitar a feira em: https://www.fespabrasil.com.br/pt/visitar.

Sua empresa é uma fornecedora de equipamentos e insumos no segmento de impressão digital? A FESPA Digital Printing é o ponto perfeito para encontrar novos clientes e concretizar os melhores negócios. Entre em contato com nosso time de consultores para saber todos os detalhes e fazer parte do time de expositores.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil