Two Sides promove evento sobre importância da leitura no papel

Two Sides promove evento sobre importância da leitura no papel

No dia 2 de junho de 2022, das 17h às 19h30, Two Sides vai promover o debate online “Cognição e aprendizagem em um mundo multiplataforma”, em parceria com a Plataforma Educação, que edita a revista Educação. O objetivo é tratar da importância da mídia impressa na educação.

A leitura em papel resulta em melhor compreensão que a leitura do mesmo texto em uma tela. A partir de meta-análises recentes, a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, responsável pelo PISA, informa que estudantes que leram mais livros impressos apresentaram performance superior aos que preferem livros eletrônicos.

Fernanda Teixeira Ribeiro, Isabel Falé e Stela Maris Sanmartin vão dizer por que leitura e escrita em papel são muito eficazes e indispensáveis para a compreensão e memorização de conteúdo. Por outro lado, a materialidade da escrita e desenho em suportes físicos como o papel estimulam o desenvolvimento da criatividade e da cognição.

A programação será 100% digital e gratuita, conheça:

Palestra 1: Leitura: suporte do texto (impresso ou digital) e compreensão leitora
Palestrante: Isabel Falé - Professora associada e diretora de humanidades na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal. Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Linguística.

Palestra 2: Criatividade na educação: potencializando o ensino e a aprendizagem
Palestrante: Stela Maris - professora na Universidade Federal do Espírito Santo e autora de livros sobre criatividade e inovação.

Palestra 3: Funções executivas: os alicerces da aprendizagem.
Palestrante: Fernanda Teixeira Ribeiro - jornalista e editora da revista Scientific American Brasil.