Mapel celebra 47 anos com diversificação de portfólio

Mapel está celebrando 47 anos de história com forte pensamento em expansão de portfólio, como os investimentos na área têxtil

Mapel celebra 47 anos com diversificação de portfólio

A Mapel está celebrando 47 anos de história. Tudo começou em um negócio focado na venda de mimeógrafos, máquinas de escrever e calculadoras em um pequeno espaço no Novo Mercado de Belo Horizonte (MG).

Em 1997, a Mapel abraçou um novo segmento: o de fotocopiadoras. Era a época em que a automação e informatização começavam a revolucionar a comunicação impressa e, por conseguinte, o mercado de mimeógrafos e calculadoras começava a declinar.

Em 2002, começaram a surgir no mercado as chamadas multifuncionais, que uniam tecnologia de cópia e impressão em um mesmo equipamento. Com crescimento no mercado de copiadoras e impressoras, restava à Mapel ingressar em outro importante segmento de impressão: o gráfico.

Segmento gráfico

Isso aconteceu em 2008, quando a empresa passou a comercializar as tecnologias de impressão digital de produção da Konica Minolta. Para suportar tamanho crescimento, em 2014 a Mapel deu um dos passos mais importantes de sua história, com a inauguração de um prédio próprio de 7 andares em Belo Horizonte.

Comunicação Visual

A entrada no mercado gráfico ocasionou, em 2018, a expansão para outros segmentos de impressão, como comunicação visual e impressão em grandes formatos, bem como a venda de soluções de acabamento.

No mesmo ano, a Mapel começa a vender monitores interativos para conferências e salas de aula. Em 2020, fecha parceria com a Canon, fabricante japonesa da qual passa a comercializar tanto soluções de impressão digital para comunicação visual por meio da linha Colorado M com tecnologia UV Gel, como as linhas de impressoras por folha ao mercado gráfico.

Novo showroom e expansão

O futuro guarda muitas novidades para a Mapel. Após inaugurar seu showroom em 2024, um espaço preparado para demonstrações e para receber os clientes, a empresa está pronta para expandir sua atuação para diversos estados brasileiros. O ano passado também marcou a estreia da empresa em um novo segmento: o de impressão têxtil, visto pelos visitantes da FESPA Digital Printing 2025, que foi de enorme sucesso para a Mapel!

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil