Locação de equipamentos de impressão digital: oportunidade de empreender

Locação de equipamentos de impressão digital: oportunidade de empreender

Aluguel de impressora digital é oportunidade para quem deseja empreender no mundo da impressão, como na área de personalização de peças de vestuário

Conforme a sociedade avança e suas demandas se transformam, os players da indústria também precisam se movimentar para seguir oferecendo soluções relevantes para os empresários e empreendedores. Na indústria de impressão, isso não é diferente.

Independente do nicho de impressão, as necessidades da sociedade estão sempre em transformação, o que, por consequência, muda também o modelo de negócio de quem fornece equipamentos e insumos para esse mercado.

É com esse pensamento em mente que um novo modelo de negócio vem sendo observado com mais propriedade no país: a locação de equipamentos de impressão, especialmente (mas não apenas) de impressão direta no vestuário, como camisetas. No lugar da aquisição, o empresário ou empreendedor pode alugar por um determinado período de tempo ou para resolver uma necessidade, não precisando se preocupar com custos de aquisição ou manutenção.

Isso abre algumas portas, como o aluguel de impressoras para eventos e outras iniciativas. Seria alugar uma impressora para uma festa, para um festival, focando em personalizar peças, especialmente de vestuário, para os presentes no evento. Com isso, como a pessoa não tem um “negócio de impressão”, ela pode apenas alugar, utilizar o equipamento e devolver.

Porém, isso também pode ser muito útil para quem deseja empreender. O empreendedor pode oferecer exatamente esse serviço, cuidando de toda a logística, preparação, lidando com o material e deixando seu cliente aproveitar das capacidades da impressão sem precisar se preocupar com nada.

Para entender melhor como pode funcionar a locação de impressoras, conversamos com Felipe Simeoni, gerente de marketing e inteligência de mercado da Global Química & Moda, que lançou o projeto Loca Printer, focado exatamente em oferecer essa possibilidade aos empreendedores. Ele explica o projeto e destaca como esse modelo de negócio pode crescer no mercado de impressão.

Em linhas gerais, como funciona o projeto da GQM?

O serviço começou focado na locação de impressoras digitais têxteis para eventos e agora o projeto ganha a versão Imprima Mais, que se estende a empreendedores que buscam iniciar um negócio, otimizar a sua produção com agilidade e qualidade na finalização de peças ou ainda começar grandes projetos. Empreendedores poderão locar máquinas para garantir a produção, com custo-benefício mais atrativo e sem comprometer sua linha de crédito. Nossa proposta está ligada à sustentabilidade dos negócios neste momento que exige adequação e busca manter aquecido todo o ecossistema da economia.

Quais os benefícios de alugar - e não ter a “posse” - do equipamento?

Ao invés de investir em equipamento, o empreendedor aluga e tem sempre uma máquina de última geração em seu negócio. O fluxo de caixa, além de não ter aquela preocupação com manutenção, além de possíveis benefícios fiscais que só são possíveis no modelo locação. O modelo de locação Loca Printer – Imprima Mais permite que empresários que precisam manter ou começar o seu negócio, tenham uma impressora nova, arcando apenas com parcelas fixas e sem juros. O empresário não arcará com investimento de entrada, comum na aquisição de maquinário, nem se compromete com financiamento. Além disso, terá à sua disposição uma impressora sempre nova, que vai lhe garantir máxima produção.

Quais produtos/peças podem ser produzidos com o equipamento?

É possível realizar a impressão direta em camiseta com a Epson F2100, e alugar ainda as impressoras sublimáticas F63 e F94/94H, que imprimem no papel e é transferido através da temperatura, pressão e tempo para tecidos com pelo menos 50% de poliéster, podendo ser usadas para criação de artigos de moda, promocionais, materiais esportivos e materiais têxteis em geral.

Entre as pessoas que já participaram do projeto ou no que vocês pensaram para ele, como seria possível utilizar esse projeto?

Inicialmente, o Loca Printer foi pensado justamente para situações de evento. Sua empresa faz um projeto e como brinde entrega camisetas impressas na hora, personalizadas, por exemplo. Com a pandemia e diante da mudança do cenário econômico e têxtil, percebemos que o benefício de locar uma máquina e assim não comprometer o fluxo do negócio ou mesmo passar a empreender na área seria interessante também para o dia a dia das empresas. E tem sido bastante assertivo porque os empreendedores estão percebendo que é um jeito de acelerar os negócios, especialmente neste momento desafiador. Eu diria que é um investimento inteligente.

Por que a locação seria uma maneira interessante para quem deseja empreender e abrir um novo negócio?

Porque dá ao empreendedor a possibilidade de trabalhar com o que há de mais moderno, prático e de qualidade no mercado, com o mínimo de investimento. Você pode criar uma marca de camisetas personalizadas, desenvolver brindes e materiais esportivos sem precisar comprar o maquinário ou até mesmo ter que fazer um financiamento para isso.

Já é possível ver algo próximo da “locação” de equipamentos em segmentos de impressão como nos escritórios (outsourcing). Além do equipamento de DTG e impressoras profissionais de Sublimação, a GQM enxerga a locação de equipamentos de impressão como uma tendência futura, até em outros tipos de equipamentos, de outros portes e mercados?

O Loca Printer foi uma aposta neste sentido e validou a ideia de que há sim espaço para esse tipo de proposta dentro do mercado de impressão digital profissional e industrial.

FESPA Digital Printing

A FESPA Digital Printing está atenta aos novos modelos de negócio e pronta para unir tecnologia e pensamentos inovadores em sua feira, de 24 a 27 de março de 2021 no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Global Química & Moda é uma das empresas confirmadas e vai apresentar todos os benefícios desse novo modelo de negócio aos visitantes. A empresa é patrocinadora do Digital Textile Conference, um congresso técnico gratuito que ocorre dentro da principal feira de impressão digital do país e trata de tudo que está ao redor da estamparia digital.

Faça agora a sua inscrição para visitar a FESPA Digital Printing: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil