O mundo da impressão digital têxtil na FESPA Digital Printing

O mundo da impressão digital têxtil na FESPA Digital Printing

Impressão digital cresce a passos largos no Brasil e no mundo e é excelente oportunidade para quem deseja transformar seu negócio

 

De 24 a 27 de março, a FESPA Digital Printing vai mostrar todas as possibilidades da impressão digital, para os mais diferentes segmentos. Há um crescimento e grandes oportunidades em todas as áreas, mas a estamparia digital está impressionando pelos resultados e capacidade produtiva.

Uma pesquisa feita pela IEMI - Inteligência de Mercado - em 2008 indica que o volume de tecido consumido feito com digital está em 8% no Brasil, mas vem crescendo muito, o que abre uma enorme janela de oportunidades. A tendência é que o digital avance na indústria têxtil com força, especialmente por suas características sustentáveis, de personalização e de economia de recursos.

Entre os principais pontos quando se fala do benefício da estamparia digital é o uso de água. Na tecnologia analógica, há um consumo que chega a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado. No caso da impressão digital com tinta pigmentada, esse número pode chegar a dois litros. A enorme redução faz do digital mais amigo do meio ambiente, sem contar na economia de outros recursos e corte de etapas de preparação e finalização do tecido.

A impressão digital ainda oferece tamanho reduzido de espaço de instalação de equipamentos, com as máquinas menores, mas com excelente produtividade, seja na impressão DTG (direct to garment - ou impressão direta no vestuário), para uma produção super customizada, para a impressão sublimática que atende uma infinidade de mercados, e ainda a impressão industrial direta no tecido, que vem trazendo novos conceitos para a indústria.

As tecnologias são as mais distintas, através da tinta sublimática, reativa, dispersa, ácida, pigmento ou outra, variando da necessidade e finalidade de cada peça, assim como o tipo de tecido que será utilizado.

O têxtil e a FESPA Digital Printing

Com as tecnologias presentes na FESPA Digital Printing, sua empresa será capaz de produzir uma infinidade de opções. Para quem já atua com comunicação visual, é possível agregar muito valor ao seu portfólio de soluções. A elegante sinalização com tecido vem ganhando espaço com as bandeiras, faixas e entra em muitos mercados, como na decoração de estandes e pontos de venda.

Aliás, a decoração é outro mercado que a impressão digital têxtil brilha com sua capacidade de personalização e baixas tiragens. É possível produzir peças como puffs, almofadas, tecido para sofá, cortinas, além de itens de cama, mesa e banho. Trata-se de um mercado em que as peças são comercializadas com ótimas margens de lucro e que tem como principal elemento a beleza e a criatividade.

Quando o assunto é vestuário, é missão impossível citar tudo que a impressão têxtil digital pode fazer. Começando pelas peças individuais e personalizadas do DTG, em que você pode usar da impressão de camisetas e pequenas peças para festas, celebrações, presentes e muito mais.

Os mesmos equipamentos já estão presentes, inclusive, nas lojas de shoppings centers pelo Brasil fazendo a impressão de estampas personalizadas na hora, do tamanho e modelo que o cliente quiser. Isso reduz estoque e otimiza ao máximo a produção. É o fast-fashion trazendo novos modelos de negócio.

Os estilistas também entenderam que a estamparia digital é uma grande aliada para dar vida às suas criações. Ela é benéfica por vários lados, pois consegue produzir peças personalizadas, podendo testar, errar, arrumar e voltar até chegar no que as modelos vão mostrar ao mundo! E, como são peças em baixas tiragens, não é preciso uma enorme produção ser desperdiçada.

O vestuário vai mais além, com muitos aproveitando as capacidades da impressão para não terem mais estoque. É o caso de confecções que atuam, por exemplo, com vestuário esportivo, fazendo camisetas personalizadas, caso de times de futebol amador, equipes de corredores de rua ou qualquer outra modalidade esportiva.

A impressão digital têxtil pode ainda apresentar soluções criativas para mercados como moda praia, utilizar as tintas fluorescentes para dar um visual totalmente diferente para o vestuário, estampar nas cores mais vibrantes e muito mais.

Para completar a experiência do visitante, a feira oferece um congresso gratuito para discutir o setor: o FESPA Digital Textile Conference, momento para estar em contato direto com especialistas da indústria debatendo números, oportunidades, tecnologias e capacidades da impressão digital têxtil.

Se você planeja aproveitar as incríveis oportunidades de uma indústria em enorme crescimento, a FESPA Digital Printing é o lugar certo. Visite a feira e conheça “O Poder da Impressão Digital Têxtil”!

Faça o seu cadastro agora para visitar a feira em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil