Artigo Aguilar Lopes: O empreendedor de sucesso

Artigo Aguilar Lopes: O empreendedor de sucesso

O empreendedor de sucesso
Por Aguilar Lopes

SONHAR é a primeira característica do empreendedor de sucesso, é isto que o fará se motivar à busca da maior das características que é a REALIZAÇÃO.

Todo negócio possui uma história, um retrato, um contexto, nada nasce por acaso e muito menos prosperará por acaso, é preciso muita organização, controle e dedicação.

Não menos importante, ter em mente algumas bases e princípios lhe trará melhor sustentação corporativa. Em minha opinião, a Matriz CHAVE (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Entusiasmo), esclarece os caminhos a serem seguidos, não apenas pelo empresário líder, mas, às pessoas ligadas, direta e indiretamente, sendo os norteadores do negócio, sejam eles de pequeno, médio ou de grandes investimentos iniciais.

O empreendedor sonhador é geralmente uma grande pessoa, sensível e obstinado a fazer com que as PESSOAS cresçam, e claro, é também a “mola mestra” do desenvolvimento dos negócios geradores de empregos e rendas em todo o planeta. Ou seja, PESSOAS é o grande segredo em tudo que possamos compreender, desde os objetivos físicos, materiais, até aqueles que estão ligados aos sentimentos, à fé, à espiritualidade e ao otimismo. É exatamente por isto que os estudiosos dão tanta importância para o fator auto-equilíbrio no mundo contemporâneo.

As maiores empresas que a humanidade presenciou nasceram na primeira revolução industrial. No entanto, hoje estamos vivenciando a quarta geração desta revolução, de uma forma totalmente diferente, com outros conhecimentos, posicionamentos, inclusive com PRODUTOS & SERVIÇOS que diferem muito daquilo que é tradicional, ou que tanto os consumidores acreditavam.

Na verdade, quem se dispõe a ser EMPREENDEDOR, precisa estar sintonizado com 10 características principais que são:

1 - A busca de oportunidades e iniciativas;
2 - Ser persistente;
3 - Correr riscos calculados;
4 - Exigir qualidade e eficiência;
5 - Ser extremamente comprometido;
6 - Buscar informações;
7 - Estabelecer metas para tudo;
8 - Planejar e monitorar sistematicamente;
9 - Possuir poder de persuasão e rede de contatos estabelecidos;
10 - Gostar de independência e possuir autoconfiança.

É óbvio que não existe uma "receita do bolo" para aprender a ser empresário. No entanto, a ONU (Organizações das Nações Unidas), para o tema, conta como seu representante no Brasil o SEBRAE (Empretec e outros), sem contar as outras instituições de ensino e outros vários organismos que são incansáveis no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.

Então, o empresário que realmente possui interesse em desenvolver seu negócio/empresa e, que tenha atitude, irá buscar ajuda, novos conhecimentos, novas alternativas, ou seja, se preparar para os desafios que todo e qualquer segmento possui. É importante também entender os papéis do EMPREENDEDOR, do GESTOR e do LÍDER, são funções distintas, que podem ser cumulativas, mas, nunca confundidas. Para concluir, é preciso ACREDITAR! CONFIAR! Ter FÉ! Ser OTIMISTA! E propagar a BONDADE.

Salvador-BA, 25 de janeiro de 2020.
Aguilar Lopes | Coach em Negócios |
71 982135966

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil