Artigo: Inteligência Artificial na Impressão Digital

Artigo: Inteligência Artificial na Impressão Digital

Por Sonja Angerer

A impressão digital é uma tecnologia que continua a evoluir. Nos últimos anos tivemos grandes melhorias em termos de qualidade e velocidade dos softwares disponíveis, e a Inteligência Artificial (IA) é o próximo passo no avanço tecnológico. Este artigo discutirá como a IA é implementada no ambiente de impressão digital de hoje e o que isso significa para o futuro da tecnologia. Serão explorados os seguintes tópicos:

O que é Inteligência Artificial (IA)?

  • Onde a IA está sendo usada na indústria de impressão?
  • Como a IA afetará os modelos de negócios?
  • Os impressores devem procurar a tecnologia de inteligência artificial?

A diferença entre Inteligência Artificial e o R2D2

A Inteligência Artificial é o processo de programação de um computador para tomar decisões por si mesmo. Isso envolve aprender ao longo do tempo e melhorar as habilidades de tomada de decisão.

A IA é usada todos os dias, já que a maioria dos smartphones de última geração depende de alguma forma de Inteligência Artificial para assistentes de voz, gerenciamento de energia e recursos aprimorados de fotos.

Algumas outras áreas em que a IA é frequentemente usada incluem atendimento ao cliente da marca de consumo e marketing B2C. Os chatbots de sites ou mensageiros são uma maneira muito comum de interagir com os clientes. Os sistemas de IA também são usados para controle de qualidade na produção industrial.

Inteligência Artificial na Indústria Gráfica

Na indústria de impressão, a IA é usada principalmente para:

  • Criação
  • Cálculo
  • Aninhamento / Imposição

A inteligência artificial é semelhante aos serviços em nuvem, onde os sistemas não podem ser instalados em Macs ou PCs comuns. A Adobe foi uma das primeiras empresas do setor a usar a nuvem e agora mudou para a IA. O Adobe Sensei AI é parte integrante da Adobe Creative Cloud, Document Cloud e Experience Cloud.

Os Filtros Neurais do Photoshop permitem aprimorar retratos, alterar esquemas de cores e ajudar com efeitos Bokeh. Todos eles utilizam IA para evitar que os usuários tenham que realizar tarefas repetitivas ou chatas. Outros projetos menos conhecidos são o Wombo Art Dream App, que cria obras de arte originais impressionantes usando IA.

A fabricante suíça de software de impressão PrintPlus já havia integrado a IA em 2017. A Tilia Labs, um dos principais fornecedores de soluções de IA para o setor de impressão, lançou suas soluções de imposição orientadas por IA Phoenix para impressoras HP Indigo em 2020. Seu produto de aninhamento de grandes formatos Griffin oferece o exclusivo Zünd Cut Center e integração nativa de fluxo de trabalho Adobe PDF.

Legenda: A inteligência artificial trará uma nova perspectiva para a impressão digital e as indústrias criativas. As 3 imagens acima foram geradas usando IA pelo aplicativo Wombo Art Dream. Crédito da imagem: S. Angerer

A IA afetará os modelos de negócios das impressoras?

A inteligência artificial já está tendo um impacto direto na indústria de impressão digital ao auxiliar no cálculo e otimizar o uso do material. As ferramentas de Inteligência Artificial oferecem às empresas uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Embora as margens do setor de impressão permaneçam apertadas, qualquer interrupção na cadeia de suprimentos pode manter os preços dos substratos em níveis elevados. Na luta contínua para transformar a impressão em uma indústria mais amiga do clima, qualquer oportunidade para reduzir o desperdício é bem-vinda.

Com designs criativos cada vez mais acessíveis usando ferramentas baseadas em IA, estima-se que produtos de impressão personalizados de tiragem curta se tornarão mais comuns. Isso abre um novo mercado para os impressores.

As impressoras devem usar tecnologia alimentada por IA?

Já existem algumas impressoras digitais que estão muito familiarizadas com ferramentas que usam inteligência artificial. Ao implementar ou atualizar soluções de fluxo de trabalho, as impressoras devem considerar ferramentas com inteligência artificial. Agora é a hora de educar o setor sobre IA e ajudar os trabalhadores a se qualificarem a tempo. A inteligência artificial terá um enorme impacto na impressão digital, juntamente com muitas outras indústrias.

Fonte: FESPA.com

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil