Impressão de dados variáveis para projetos em grande formato

Impressão de dados variáveis para projetos em grande formato

Por Laurel Brunner

Laurel Brunner discute como os métodos de impressão digital têm uma vantagem única e muito poderosa sobre todos os outros métodos de impressão. Eles podem renderizar dados diretamente na página para que, assim como a página que está sendo impressa, o fluxo de dados possa ser alterado simultaneamente.

Como os dados nele podem ser variáveis, cada página processada pela impressão pode ser customizada, significando que você pode ter tudo que você quiser em cada página, de personalização até uma complexa variação de imagem. O fato é que cada página em um processo de impressão pode ser uma diferente versão de arquivo de uma página para a outra, criando imensos potenciais para compartilhar ideias.

Vida digital

No mundo digital, nós temos todos os tipos de novas formas de entregar dados, de e-mail e mídia social até as impressões customizadas impressas digitalmente. O truque em todos os cenários é ter certeza que a informação correta alcance o destinatário correto.

Isto necessita uma combinação de ter acesso aos dados, processamento seguro e preciso de dados, e saber como obter o melhor de uma impressora digital. Isto pode soar complicado, mas nenhuma das necessidades técnicas precisa ser problemática. Os fornecedores de serviço de impressão que trabalham com ferramentas de produção de impressão em dados variáveis estão prontos para te ajudar, então não há necessidade de você perder seu tempo lutando com sistema de processamento de dados. Trabalhe com um fornecedor de serviço de impressão que tem experiência com este tipo de produção, mas tenha certeza que você entende o básico, então você pode ter uma conversão sensata em primeiro lugar.

Conversas de dados variáveis

Há muitas abordagens para produzir impressões em dados variáveis e todas elas envolvem ao menos um banco de dados. A mais ambiciosa tecnologia em dados variáveis é a do tipo que produz faturas de cartão de crédito e extratos bancários. Este trabalho é produzido em ambientes de produção segura, com cada extrato criado um por vez, que não é armazenado em lugar algum a não ser na página impressa. O modelo é o melhor em combinar diversos bancos de dados com outras informações, e é uma prática recebida na produção de impressão transacional.

Felizmente, os princípios da construção de páginas de dados variáveis se aplicam em tipos de trabalho muito menos ambiciosos, mas sem a complexidade. A forma mais simples de uma produção de dados variáveis começa com uma imposição básica ou coleções de arquivos de dados individuais processados como páginas únicas e impressas em uma impressora de grande formato.

Isto é como os cartões de visitas são normalmente produzidos, e como os laboratórios de fotografia imprimem suas fotos: cada arquivo está posicionado tão bem quanto possível em uma folha de grande formato, a folha é processada e impressa, e então cortada em páginas individuais, cartões ou fotos impressas. Você também pode usar esta abordagem para rótulos auto-adesivos ou cartões de raspadinha. Usando ferramentas de imposição dessa maneira, fica fácil obter uma boa relação qualidade/preço: imprima seus trabalhos em uma folha simples produzida com uma impressora digital de grande formato, como a EFI Pro 16H, e então cortar a folha em impressões únicas. Você pode usar este modelo para produzir cópias múltiplas de decalques ou pôsteres de grandes formatos em um custo relativamente baixo.

Combine as ferramentas para a tarefa

Você pode usar os mesmos princípios para produzir múltiplas variações de um design básico, mas você teria que construir cada página manualmente. Isto é legal se você está trabalhando em uma peça focada para muitas pessoas, mas se você quer criar algo mais ambicioso, digamos mil cartas ou cartões postais, você precisa de ajuda a partir de um provedor de serviços ou você terá que se familiarizar com um software de dados variáveis. O HP SmartStream Mosaic é um gerador de imagens randômicas que pega um design mestre salvo como um PDF e o ajusta para criar versões ligeiramente diferentes do design. O arquivo PDF é, então, transformado em uma série de mudanças de design, que são diferentes de página para página, mas relacionados visualmente. A HP recentemente introduziu o HP SmartStream Collage na próxima geração do Mosaic. Ele faz a mesma coisa, mas com objetos, se você realmente quer algo mais forte.

Há muitas e muitas ferramentas no mercado para produção de impressão em dados variáveis. Mas não há necessariamente muitos fornecedores de serviços de impressão com a expertise para usá-los com eficiência para todos os tipos de trabalho. Uma das ferramentas mais largamente utilizadas e bem estabelecidas é o XMPie, a qual está disponível em vários tamanhos e formas, dependendo da escala do trabalho que é esperado que ele faça. XMPie conecta os bancos de dados para a página ou qualquer outro canal e inclui gerenciamento de campanha e análise em um ambiente totalmente automatizado, então é algo muito poderoso e pode ser usado para desenvolver projetos de comunicação em grandes formatos extremamente ambiciosos. A HP fez parceria com XMPie para fornecer opções de dados variáveis para todos os seus clientes de sistemas de impressão. Tenha certeza de escolher um fornecedor de serviço de impressão com o escopo de atender às suas ambições.

Igualmente poderoso é o FreeForm, da EFI, parte do controlador digital da EFI Fiery. Este software pode ser usado para uma vasta gama de impressão de páginas customizadas, e a EFI tem um prático kit de treinamento que você pode fazer o download. Ela inclui algumas amostras de banco de dados na forma de planilhas e modelos do Excel, então você pode mexer nele para entender como realmente funciona a impressão de dados variáveis. Você nunca sabe - até você se viciar.

Mas é mais provável que você irá preferir trabalhar com uma fornecedora de serviços de impressão, a qual tem experiência com produção deste tipo de trabalho. Você precisará garantir que o seu arquivo mestre esteja pronto para produção, assim como os dados que você quer usar para variar cada página em um formato adaptável para produção. Você também deve ter certeza de ter permissão para usar os dados dos proprietários dos dados. A Resolução Geral de Proteção de Dados, a qual recentemente entrou em vigor, exige isso e não aprova as organizações que não respeitam suas regras.

Corajosamente vá!

Produzir dados variáveis em projetos de grande formato pode parecer algo muito problemático para pouco retorno, o que é justo. No entanto, os esforços em comunicação de impressão em dados variáveis foram mostrados para melhorar as taxas de respostas em situações variadas, mais claramente em campanhas de mala direta. As expectativas comuns com o uso de mala direta costumam ter resposta de 2%. Mas com a personalização, versionamento e personalização, as respostas melhoram de 15% a 40%, e às vezes, até mais.

Portanto, o esforço definitivamente vale a pena, mas não tente se tornar um engenheiro de dados por conta própria, porque há muitos fornecedores de serviços de impressão com as ferramentas e experiência que te ajudam. Você pode esperar pagar um pouco mais, mas os resultados que você terá vão superar esta despesa extra. Veja ao seu redor o que é preciso encontrar, mas antes de você ter uma ideia clara do que pretende alcançar, tenha certeza que os seus arquivos de produção estão prontos para serem impressos e pronto para se surpreender com o Feedback que você terá!

Os guias de Grande Formato têm como objetivo expandir a conscientização e entendimento das loucuras que podem sem criadas em dispositivos de impressão digital em grande formato, de pisos a abajures, e muito mais. Estes guias foram possíveis porque um grupo de fabricantes trabalhou em conjunto com a Digital Dots. Este artigo é apoiado por HP, EFI, Fujifilm e Digital Dots.

Por Laurel Brunner

Fonte: FESPA.com

 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil