Estamparia digital se transforma para atender mercado de máscaras

Estamparia digital se transforma para atender mercado de máscaras

Em tempos de grandes transformações, o empresário precisa estar sempre pronto a se adaptar e, principalmente, se reinventar. Com a pandemia do Coronavírus, muitos negócios foram impactados. Porém, na indústria de impressão digital e comunicação visual, empresas perceberam que agir com rapidez e inteligência seria fundamental para seguirem lucrativas e atenderem as novas demandas.

Nesta semana, apresentamos empresas que vêm buscando entender esse momento e mudaram sua forma de pensar e produzir para agregar diferentes produtos em seu portfólio, como as máscaras de tecido, fundamentais para os dias de hoje. Abaixo, você confere a entrevista com Fernando Cardoso Corrêa, diretor da Global Print Estamparia Digital, de Criciúma (SC), empresa de estamparia digital que percebeu na fabricação de máscaras uma grande oportunidade de criar até uma nova marca - e a impressão digital teve papel fundamental nesse processo.

Confira a entrevista, veja também outro caso de sucesso, entenda como a sua empresa pode buscar se adaptar e inspire-se:

- Como foi a decisão de fazer as mudanças necessárias por conta do momento atual?

Foi uma decisão muito instintiva, baseada na sobrevivência do nosso negócio e preservação dos empregos. Assim que a crise estourou, com a parada forçada das atividades e nossos clientes pausando ou cancelando pedidos, pensamos instantaneamente: precisamos ter um plano B (e depois pensamos num C) para sobreviver. A partir disso levantamos as possibilidades e ficou evidente que tínhamos uma vantagem competitiva muito grande. Fabricando tecidos, estamparia e corte digital internos, equipe de criação e comercial à disposição, todos esses fatores nos apontaram para um único caminho: produzir máscaras estampadas de alta qualidade.

Quando tomamos a decisão de produzir máscaras, já estávamos de certa forma atrasados, pois muitas empresas e pessoas estavam produzindo de forma artesanal e com tecidos “baratos” e/ou TNT. Dentro disso usamos o second level thinking: depois da primeira onda que os consumidores compram qualquer máscara que estiver disponível, com medo de ficar sem, o que vai perdurar? Máscaras de qualidade, confortáveis e com apelo fashion, já que na nossa visão ficou claro que se tornaria um acessório de moda. A partir dessas premissas definimos nosso plano de execução e partimos para o ataque.

- Quais foram as mudanças feitas em métodos e fluxo de trabalho?

Foram muitas mudanças, vou mencionar as principais. Sempre produzimos tecidos estampados mediante pedidos de clientes, então tudo sempre foi feito sob demanda. Agora temos que apostar na venda, produzindo antes de ter os pedidos, e depois vender/entregar. Com isso também temos agora estoque de produto pronto. Mudança nos canais de venda: foi necessário abrir revendas autorizadas (farmácias, atacadistas, sacoleiras e supermercados), B2C através de Ecommerce e redes sociais, marketplaces e outros. Velocidade das decisões: sempre decidimos e atuamos de forma muito ágil, mas agora tivemos que ser ainda mais agressivos. E a margem de erro reduziu muito, não temos tempo para errar, e se acontecer precisamos corrigir rapidamente. Outro mudança importante foi a transformação da força de trabalho em multitarefas. Pessoas que antes trabalhavam no escritório agora fazem funções de logística e separação de pedidos. Operadores de máquina agora fazem acabamento em máscaras e dão suporte aos clientes pelo WhatsApp. Todos os nossos conceitos foram redefinidos.

- Qual a importância de estar preparado para as mudanças?

Muito importante, vital na verdade. Sempre tivemos antenados e preparados para mudanças, essa vem sendo a nossa trajetória ao longo dos anos. Ser flexível e preparado para mudar a estratégia quando necessário. Agora, mais do que nunca, isso vai ser vital para as empresas que querem sobreviver, o que funcionava no mês passado pode não funcionar mais. Quem aceitar isso primeiro terá mais chances de ter sucesso.

- No caso das máscaras, você também está produzindo peças personalizadas. O quão importante é oferecer essa possibilidade?

Sim, estamos produzindo máscaras com estampas exclusivas feminino/masculino/infantil e sob demanda (com logo da empresa). Essa é uma grande vantagem, pois o mercado está saturado de máscaras “comuns”. Como qualquer segmento, quando muitos players entram na briga somente os melhores vão sobreviver.

- Qual o papel e a importância da impressão digital para que tudo isso pudesse ocorrer?

Primordial, no nosso caso unimos a estamparia digital com o corte digital. Essa combinação tem sido imbatível para o novo modelo de negócio, sem elas não seria possível executar nem 5% do que fazemos hoje.


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