Empresa de Comunicação Visual se adapta às novas demandas

Empresa de Comunicação Visual se adapta às novas demandas

Empresas do setor, como a Top Colors, estão passando por revisão de processos e adaptação da produção para encararem o momento atual

 

Em tempos de grandes transformações, o empresário precisa estar sempre pronto a se adaptar e, principalmente, se reinventar. Com a pandemia do Coronavírus, muitos negócios foram impactados. Porém, na indústria de impressão digital e comunicação visual, empresas perceberam que agir com rapidez e inteligência seria fundamental para seguirem lucrativas e atenderem as novas demandas.

Nesta semana, apresentamos empresas que vêm buscando entender esse momento e mudaram sua forma de pensar e produzir para agregar diferentes produtos em seu portfólio, como as máscaras de tecido, fundamentais para os dias de hoje.

Abaixo, você confere a entrevista com Tiago Ferraresi, CEO da Top Colors, de Birigui (SP), uma empresa que há 15 anos busca levar projetos especiais e personalizados ao mercado. Ao ver a situação atual, olhou para seus processos e conduziu uma transformação para iniciar a produção de máscaras de tecidos, que contou com a colaboração até de artistas para levar ao consumidor um produto que de fato fosse único.

Confira a entrevista, veja também outro caso de sucesso, entenda como a sua empresa pode buscar se adaptar e inspire-se:


- Como foi a decisão de fazer as mudanças necessárias por conta do momento atual?

A decisão e aposta foi totalmente imposto devido ao COVID-19, em um período muito curto vimos nossa demanda secar e os mercados paralisarem, gerar demanda e um processo novo na linha foi questão de sobrevivência, olhamos para estrutura e começamos a traçar as oportunidades que tínhamos.

- Houve a criação de algum novo produto? Caso sim, qual?

Primeiro atuamos com os escudos protetores, onde conseguimos atingir o entorno da cidade com demandas pulverizadas, adesivos de sinalização de distanciamento e na seqüência as máscaras de tecido.

- Quais foram as mudanças feitas em métodos e fluxo de trabalho?

A reinvenção e inversão de processos viraram regra, se deu em curto espaço de tempo, nos envolvemos com as demandas das máscaras de proteção em tecido.

Nosso primeiro gargalo foi no acabamento, o corte e costura das máscaras não escalavam, era lento, improdutivo o que tornava o produto caro devido a este manuseio todo, então decidimos aprimorar um modelo sem costura, embasado nos materiais que conhecemos e já dominamos no processo, assim eliminamos primeiro a costura, o segundo gargalo era corte, por ser produto personalizado precisamos atender a demanda de alto volume caso ela surgisse, assim reunimos a equipe e fizemos um brainstorm em cima do modelo criado e a forma de escalar a produção.

Com a implementação de corte CNC, conseguimos sanar este problema e escalar o corte. Traduzindo em números, do início do projeto piloto até a linha de produção ser resolvida levamos 48 horas, e saímos de uma capacidade de 1500 peças dia turno para 30.000 peças dia turno, assim estávamos preparados pro alto volume. Hoje conseguimos aprimorar ainda mais os modelos e desempenho da linha. Possibilitamos aos clientes personalizar suas peças com demandas mínimas e encurtar o tempo de produção, e com isso criamos uma oportunidade para pessoas locais serem revendedores e garantirem uma renda extra, como nosso foco está no Corporativo, o varejo local pode ser aquecido.

- Qual a importância de estar preparado para as mudanças?

Tínhamos um planejamento em curso que estava entrando no segundo ano de implantação, mas vi que fomos lentos demais, costumo dizer a minha equipe que vinha se preparando para puxar o freio de mão para rodar o carro e colocá-lo em outra direção, no fim o Covid-19 embarcou no carona, puxou o freio e não estávamos prontos, resultado capotamos o carro e fomos lançados para fora. Esta metáfora traduz bem nossos dias.

Na Top Colors sempre estivemos de mente aberta para as oportunidades e ameaças do mercado, dizer que havia uma projeção para algo desta proporção é mera falácia, ninguém se prepara para isso, a situação nivelou vários players e segmentos do mercado e do mundo, o dia a dia sumiu, e nos vimos todos com um nicho muito específico de produto para trabalhar. Ter essa postura nos ajudou a ver a situação e lutar para amenizar os estragos do capote.

- No caso das máscaras, você também está produzindo peças personalizadas? Caso sim, o quão importante é oferecer essa possibilidade?

Sim, nosso maior diferencial é a personalização, onde com todo processo acertado possibilitamos aos clientes em demandas mínimas fazer a customização com sua marca. Eu arrisco a dizer que este diferencial nos coloca em outro nicho do mercado, pois a oferta de máscaras “comuns” é enorme, inclusive temos em nosso portfólio as de dupla e tripla camada em TNT com toda certificação exigida pela ANVISA, mas é guerra de preço, e já temos um excesso de abastecimento deste modelo.

Nas personalizadas temos algumas oportunidades de trabalhar com posicionamento diferente com o cliente, além de personalizar as estampas, hoje temos modelos para escolha, o que ajuda o cliente a adquirir o molde que mais lhe agrada, pois sabemos que é terrível o uso constante delas, então nosso papel é tornar essa exigência o mais agradável possível ao usuário, sem abri mão do design e ergonomia das peças.

Um fator relevante foi agregar artistas locais no projeto colocando suas obras nas máscaras, criando linhas com estampas exclusivas, trazendo um leque maior para escolha dos clientes finais.

FESPA Digital Printing 2020

De 23 a 25 de setembro, na cidade de São Paulo, a FESPA Digital Printing 2020 vai apresentar ao público o que existe de mais inovador em equipamentos, insumos e serviços visando uma grande transformação nos processos dos empresários do setor.

A principal feira de impressão digital do país reúne os principais players da indústria e ainda congressos técnicos gratuitos voltados para colaborar no desenvolvimento do mercado. Faça a sua inscrição para visitar a feira em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.

E se a sua empresa fornece algum tipo de equipamento, insumo e serviço dentro da área de impressão digital e comunicação visual, a FESPA Digital Printing é a grande oportunidade de estar em contato direto com empresários tomadores de decisão e prontos para retomarem seus negócios e transformarem sua produção. Entre em contato com nosso time de vendas e saiba todos os detalhes para se tornar um expositor.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil