Artigo FESPA: A revolução da impressão industrial

Artigo FESPA: A revolução da impressão industrial

por Nessan Cleary


Nessan Cleary destaca as oportunidades disponíveis para os impressores explorarem a impressão industrial. As impressoras de grande formato podem lidar com uma ampla variedade de substratos, abrindo uma série de aplicações de impressão industrial

As impressoras de grande formato podem lidar com uma ampla variedade de substratos, abrindo uma série de aplicações de impressão industrial.

Toda empresa deve considerar algum grau de diversificação para ter opções para enfrentar os tempos de vacas magras, e ramificar para a impressão industrial é uma maneira de qualquer pessoa na impressão de grande formato conseguir isso. No entanto, impressão industrial é um termo bastante vago e pode se aplicar a várias aplicações diferentes.

Por um lado, pode significar decorar objetos com um gráfico para agregar valor ou adicionar algum nível de funcionalidade, por exemplo, imprimir instruções em um item. Da mesma forma, pode significar adicionar um padrão para aprimorar um material, como para têxteis, ou agregar valor a uma madeira barata como o pinho com o padrão de uma madeira mais cara, como o carvalho, para uso em pisos ou cozinhas. Mas, em última análise, tudo se resume à mesma coisa: preparar trabalhos e colocá-los em uma fila de impressão; e inserir tinta para aderir a uma variedade de superfícies diferentes. Nada disso deve ser muito difícil para qualquer pessoa experiente no uso de impressoras de grande formato.

Existem dois desafios fundamentais em trabalhos de impressão industrial. A primeira é garantir que a tinta possa aderir à superfície em uso, que quase certamente não foi projetada para impressão. Em geral, as tintas de cura UV podem lidar com uma ampla variedade de superfícies diferentes, embora as tintas de cura de LED possam ser um pouco mais complicadas. Vários fornecedores de grande formato também oferecem uma variedade de tintas diferentes para superfícies com características particulares, como flexíveis, ou superfícies mais lisas, como vidro. Alguns fornecedores também podem oferecer primers para ajudar a tinta a aderir a certos materiais.

A outra questão peculiar à impressão industrial é a forma dos objetos que estão sendo impressos. A maioria das impressoras de grande formato são projetadas para imprimir em folhas planas. Em geral, é melhor ter os cabeçotes de impressão o mais próximo possível da superfície a ser impressa, para que muitas impressoras existentes não tenham a folga necessária para objetos mais altos.

Outro problema é que muitos objetos são curvos e a curva afetará a distância de projeção entre os cabeçotes de impressão e o objeto, o que pode distorcer a imagem. Portanto, a menos que você esteja imprimindo em folhas planas, quase certamente precisará fazer algum tipo de gabarito para manter o objeto no lugar com a área mais plana mais próxima dos bicos. Isso não deve ser muito difícil, pois a maioria das empresas de impressão que operam impressoras planas também tem uma mesa de corte ou roteador à mão e alguma experiência na criação de itens sob medida, como gabaritos.

Impressoras industriais

A maioria impressoras UV de mesa plana deve ser adequada para alguns trabalhos de impressão industrial, mas alguns fornecedores de grande formato abordaram especificamente o mercado de impressão industrial. A Inca Digital, por exemplo, desenvolveu uma impressora industrial B1, que vende como Onset M e que a Fujifilm vende como Acuity B1. A Agfa acaba de adquirir a Inca e provavelmente lançará sua própria versão desta impressora. É construída na mesma plataforma que a série Inca Digital Onset X. Como tal, é uma impressora de múltiplas passagens com alimentação por folha que pode funcionar a 200 folhas por hora usando resolução de 960 dpi em um modo de impressão de seis passagens. Há um conjunto de LEDs no carro da impressora, mas a secagem final ocorre em um túnel separado usando lâmpadas de mercúrio convencionais. Separar o processo de secagem oferece muita flexibilidade para desenvolver diferentes conjuntos de tintas para usos específicos, como impressão em chapas metálicas para aplicações de embalagem.

Legenda: Inca Digital Onset M, que já foi vendido pela Fujifilm como o Acuity B1, como visto aqui.

Outro exemplo é a Roland DG, que desenvolveu a VersaUV LEC2 S-Series. Estão disponíveis nas larguras de 762 mm e 1625 mm. Elas podem lidar com objetos de até 200 mm de altura, úteis para imprimir em uma ampla variedade de objetos diferentes.

A Roland DG também adaptou várias de suas impressoras para mercados industriais específicos. Um bom exemplo disso é a impressora industrial VS-300iS-GO para impressão de interruptores de membrana, que utiliza tinta da Marabu e pode ser usada para imprimir sobreposições gráficas e interruptores de membrana. Diz-se que é compatível com uma ampla gama de produtos, incluindo eletrônicos de consumo, máquinas de venda automática, equipamentos de escritório e dispositivos médicos. É um sistema híbrido que imprime tintas coloridas digitais para imagens, textos e logotipos no substrato e depois imprime uma camada de tinta branca por cima.

Impressoras de mesa plana de pequeno formato

Há também uma série de impressoras planas de mesa que foram desenvolvidas especificamente para o mercado industrial. A pegada menor e o custo mais baixo permitem que eles se encaixem em uma ampla gama de negócios diferentes. As aplicações típicas variam de produtos promocionais personalizados e lembranças até eletrônicos, itens industriais e protótipos.

A Roland, por exemplo, vende a LEF2-300, equipada com quatro cabeças de impressão e duas matrizes de LED UV, e tem uma área de impressão de 770 x 330 x 100 mm. Ela imprimirá em uma ampla variedade de materiais, incluindo PVC, plásticos, lona, madeira, couro e tecido. Há também uma tinta transparente que pode produzir acabamentos brilhantes ou foscos e pode ser aplicada em várias passagens para criar efeitos de relevo e textura.

A Roland também vende o SF200, que foi adaptado do LEF2, com as lâmpadas LED removidas e as tintas UV substituídas por um conjunto de tintas eco-solvente. Isso permite imprimir em vários substratos, incluindo ABS, PVC, TPU, PET, PP e PPMA, bem como madeira, alumínio, vidro e couro. As tintas são certificadas para impressão de itens de uso pessoal, como embalagens de alimentos, produtos de saúde e higiene pessoal e até brinquedos infantis.

Legenda: SF200 da Roland atua com um conjunto de tintas eco-solventes para imprimir em objetos onde haveria problemas de saúde e segurança com tintas UV. Nessan Cleary

A Mutoh possui duas impressoras industriais planas de pequeno formato, a XpertJet 461UF e a XpertJet 661UF maior. Há uma mesa de vácuo opcional disponível para ambos e um gabarito giratório para girar objetos cilíndricos, como garrafas de bebidas para o 661UF. Além disso, a 661UF pode ajustar automaticamente a altura da mesa para imprimir texto em relevo. Essas impressoras usam tintas UV LED. Elas podem ser configuradas para CMYK ou CMYK mais verniz ou branco e verniz. Existem dois conjuntos de tintas para impressão em materiais rígidos ou flexíveis, ambos disponíveis em cassetes de 220 mm.

Para software, há o Mutoh Layer Editor, que permite aos usuários dividir seus designs gráficos em várias camadas. Há também a opção de usar o RIP UV de Fábrica Digital Mutoh Edition desenvolvido pela CADlink, que facilita aos usuários a criação de modelos para gabaritos de objetos e para preenchimento, dimensionamento e posicionamento de dados flexíveis.

A Mimaki vende várias impressoras industriais de menor formato. Isso inclui a UJF-3042MkII e, sua irmã maior, a UJF-6042MkII e a UJF-3042MkII EX, um pouco mais sofisticada. Essas são todas plataformas maduras, embora para essas versões mais recentes, a Mimaki melhorou a estabilidade das impressoras para que haja menos vibração, o que leva a uma melhor qualidade de imagem.

A Mimaki possui um modelo maior, a UJF-7151 PlusII, que pode imprimir em até 1800 dpi. Há uma escolha entre executar dois conjuntos de CMYK ou CMYK mais ciano claro e magenta claro. A série de impressoras UJF oferece suporte para comandos MDL (Mimaki Device Language) para que possam ser integrados a sistemas de produção externos e dispositivos periféricos. Isso permite mais automação e reduz a intervenção manual do operador para aumentar a eficiência.

Direto ao objeto

Além do grande formato, existem diversos tipos de impressoras industriais disponíveis. O lugar mais fácil para começar com isso é com as impressoras Direct-to-Object, que são projetadas principalmente para imprimir em formas cilíndricas, como frascos ou copos.

Um bom exemplo disso é a empresa americana Inkcups, que desenvolveu diversos modelos, inclusive o Helix. Ela pode imprimir em cilindros de paredes retas e cônicos, para coisas como copos, frascos e até velas, de até 305 mm de comprimento. Utiliza tinta UV LED e tem resolução máxima de 1200 dpi. Imprime CMYK mais dois canais brancos e um verniz. Há uma escolha de tintas para metais, vidro e garrafas plásticas.

Concluindo, pode ser difícil definir exatamente o que queremos dizer com impressão industrial. Isso ocorre porque essa área é mais uma coleção de diferentes oportunidades do que um setor de mercado definido. Muitos fornecedores de impressoras de grande formato desenvolveram soluções para impressão industrial e não há razão para que os usuários de grande formato não devam também diversificar para o mercado industrial.

Fonte: FESPA.com

 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil