Comunicação visual: como ter um Natal muito rentável

Comunicação visual: como ter um Natal muito rentável

Chegou aquela época do ano de novo. As tardes demoram mais para escurecer, o tempo fica mais quente, fica claro que o verão está chegando, e com ele, o Natal. Mas qual o papel da indústria de impressão e comunicação visual nessa época e como vendedores e marqueteiros podem aproveitar as oportunidades do impresso?

Vendedores estão abrindo seus departamentos focados no Natal um pouco mais cedo do que o normal, a loja inglesa Harrods, por exemplo, já abriu as portas para seu mundo de Natal em julho. E supermercados já estão decorando suas estantes com temas e presentes natalinos.

Durante a época que antecede o Natal, os vendedores procuram por novas formas de promover seus produtos, produzindo cartões personalizados de Natal e campanhas de marketing que convidam clientes a gastarem em seus estabelecimentos. E aí entra o papel do impresso.

Impressão de embalagens de Natal

Estamos na época de imprimir cartões de Natal e papéis de presentes com temas natalinos, repletos de neve, renas, presentes, sinos, laços, fitas e o bom velhinho. E não se trata apenas e produtos para os clientes presentearem seus parentes e amigos. Empresas também solicitam cartões para enviar aos seus clientes, muitos clientes, ao redor do mundo. Portanto, não é surpresa que cartões de Natal são um dos produtos mais rentáveis para a indústria de impressão global. Outro sinal importante de que o Natal está chegando é a variedade de embalagens de marca com edições limitadas para o Natal. Além das marcas tradicionais de chocolate e panetone, há também fabricantes de queijo, biscoito, álcool, perfumes e produtos de beleza também irão mudar suas embalagens para a época.

Isso sem falar em pontos de venda personalizados, campanhas de marketing, pôsteres, banners, sinalizações, e muito mais.

O futuro do Natal

Mídia Social

Em um mundo em que a tecnologia e a mídia social está em grande parte da sociedade, marqueteiros devem olhar para novas formas de atingir públicos-alvos ao combinar novas tecnologias, mídias sociais e impressão tradicional. Muitos fornecedores de serviços de impressão também buscam se tornar fornecedores de serviços de marketing e a investir cada vez mais, nos últimos anos, em anúncios multi-sensoriais e interativos.

Multi-sensorial

O Natal é um tempo de celebração e muitas famílias gastam fortunas em comida e bebida, incluindo o tradicional peru e os panetones. Então, há muitos aromas que podem ser usados em campanhas multi-sensoriais. Displays aromatizados podem ser usados junto com músicas natalinas e decoração tradicional. O recurso multi-sensorial também é usado em cartões de Natal de forma mais limitada, como por exemplo, cartões de pelúcia para simular a barba do Papai Noel ou com brilho para simular flocos de neve caindo. Porém, é possível chegar a um nível maior de qualidade, como um cartão com tinta especial que produz aroma ao abrir o cartão.

Impressão 3D

A impressão 3D também é um tópico importante para a indústria hoje, com itens como tablets, jogos de mesa e decorações sendo impressos com essa tecnologia. Isso deixa possibilidades infinitas para presentes e decorações de árvora de Natal para serem impressos.

Outra tendência é a combinação de mídia social com mídia impressa tradicional, com os QR Codes. Ao tirar uma foto com QR Code em um smartphone, é possível acessar o website para ter mais informações de um certo produto ou campanha de marketing. Esses códigos podem ser usados em quase qualquer lugar e podem ser personalizados para o Natal, ao mudar a cor deles para verde ou vermelho.

Possibilidades de Natal

As possibilidades para soluções inovadoras de Natal são infinitas e em poucos anos a tecnologia terá evoluido para fornecer ainda mais possibilidades Não é apenas para o Natal que essas tecnologias podem ser usadas. A Páscoa também usar pôsteres com aroma de chocolate, entre outras possibilidades.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil