Profissionais gráficos abraçam o 3D com impressão lenticular

Profissionais gráficos abraçam o 3D com impressão lenticular

Graças a impressionante gama de técnicas e tecnologias, a impressão não morreu e tem o poder de criar um produto de qualidade incrível que outras mídias não conseguem atingir. Profissionais gráficos de comunicação visual que buscam diversificar sua oferta de produtos para oferecer aos seus clientes mais valor devem voltar sua atenção para impressão lenticular. Nos últimos anos, a impressão lenticular se posicionou como uma ferramenta de marketing de excelência ao aperfeiçoar a promoção da marca e o impacto em campanhas publicitárias.

Trata-se de um método no qual imagens estáticas e planas podem oferecer profundidade e movimento. A imagem é uma ilussão de óptica criada por uma folha de plástico coberta por muitas fileiras de lentes. Esse efeito pode ser um simples pulo entre duas imagens ou mostrar diversos frames em movimento. Imagens lenticulares podem ser usadas para uma variedade de produtos impressos, e podem incluir efeitos como 3D, zoom, animações, entre outros.

Outro recurso da impressão lenticular é a imagem. A imagem deve ser especialmente preparada para se ajustar às lentes. A imagem começa usualmente como múltiplas imagens costuradas juntas, cortadas em tiras e unidas em uma imagem. O tamanho destas tiras é determinado pela lente que será usada, assim como a resolução da impressora.

Há três áreas que a impressão lenticular domina: anúncios de outdoor, pôsters (e em particular, pôsters de filmes) e mercados de embalagem e promoção. Porém, profissionais gráficos também podem aumentar sua margem de lucro ao oferecer aos clientes mais valor ao introduzir impressão lenticular aos trabalhos já existentes, como folders e cartões de visita com efeitos especiais.

Substratos holográficos e lenticulares são dois materiais que cresceram com a impressão de embalagem e a indústria de promoções. Não é nada de novo dizer que o design e os materiais de embalagem ganharam grande importância, mas a função da embalagem não está mais limitada em conter ou proteger o produto. A embalagem e a promoção, incluindo pontos de venda, se tornaram um negócio altamente competitivo. A embalagem está se tornando a ferramenta mais importante para gerentes de produto ganharem a guerra de vendas por metro quadrado.

Afinal, a decisão final de compra é feita na estante, quando o cliente pega o produto desejado e o insere no carrinho de compras.

E para atrair a mão do consumidor em sua decisão final, os substratos holográficos e lenticulares têm importância decisiva, por muitas razões.

A holografia é principalmente usada nas embalagens para objetivos de proteção, já os substratos lenticulares são estáveis o suficiente para servirem de material para a própria embalagem, integralmente ou parcialmente substituindo cartões. Também há uma tendência de usar embalagem como um meio de atingir atenção momentânea para um produto, seja para testes, trocas de marca, entre outras propostas.

Entender a linguagem das marcas e do marketing é essencial nos novos negócios do profissional gráfico. E com o evento FESPA Brasil 2013, será possível conhecer opções de Impressão atraentes, que chamam a atenção, e que são a última chance de influenciar o processo de decisão final do cliente em seu estágio final de compra. E você pode ter a chave para essa decisão: investimento em 3D!

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil