Decoração de paredes com vinil em aplicação de grande formato se torna onipresente

Decoração de paredes com vinil em aplicação de grande formato se torna onipresente

A rede de cafeterias Starbucks usa. Assim como o McDonalds e qualquer outra grande empresa que você imaginar. Isso sem contar com muitos aeroportos, estações de trem, estádios de futebol e hospitais.

E há o novo complexo da BBC em Salford, que está coberto disso. Mas do que estamos falando? De decoração de paredes com vinil em aplicações de grande formato. É justo dizer que essas decorações estão se tornando cada vez mais populares.

Como o tempo mudou. Há uma década, a decoração de paredes com vinil foi uma grande novidade em países europeus e nos EUA. Sua popularidade aumentou quando passou a ser usado no lugar de anúncios feitos de papelão.

Como um representante de uma fabricante de substratos recentemente revelou: "muitos profissionais gráficos estão diversificando seus produtos e entrando nesse segmento. Há empresas que costumavam produzir brochuras impressas em litografia, mas agora eles estão instalando kits que permitem produzir decoração de parede em vinil."

Esse representante disse que o mercado de comunicação visual se move rapidamente para evoluir sem parar e, como resultado, empresas estão sendo forçadas a inovar e inventar novos materiais do zero, ou adotar materiais existentes para otimizá-los para as demandas do mercado.

A tendência atual é por produtos mais táteis e texturizados que criam um efeito mais suave do que folhas rígidas. Outra tendência são substratos que podem ser montados fácil e rapidamente e que não precisam de assistência externa (alguns experts em grandes formatos estimam que para cada R$ 3,27 gasto em decoração tradicional de parede você poderia gastar R$ 1,00 para colar a imagem na parede).

Um número cada vez maior de soluções criativas e inovadoras foram introduzidas para responder a essa necessidade, como substratos magnéticos que podem ser rapidamente grudados a um frame de metal. Com a sede dos clientes por decorações de paredes em vinil aumentando, parece que uma nova área lucrativa para profissionais gráficos se abre, tornando-se uma mina de ouro por anos a seguir.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil