Podcast Ondas Impressas debate temas do mundo da impressão

Podcast Ondas Impressas debate temas do mundo da impressão

Os apaixonados pela indústria de impressão têm agora mais uma opção para se manter informado e saber mais sobre temas relacionados a esse mercado: o podcast Ondas Impressas.

Já disponível em plataformas como o Spotify, o podcast quinzenal sempre trará temas que levem a uma reflexão sobre os caminhos do mercado. O projeto tem o comando da jornalista Tânia Galluzzi, com 30 anos de experiência na área gráfica, e do consultor Hamilton Costa, também com décadas de história no setor.

A FESPA Digital Printing 2020, inclusive, foi tema do segundo episódio do podcast, que você pode ouvir aqui: https://spoti.fi/2TkOK48 

Conversamos com Tânia Galluzzi sobre o podcast e o que está por vir. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia de fazer um podcast sobre o mundo da impressão?

Tânia Galluzzi: Sempre gostei muito de rádio, cresci vendo meu pai fazer a barba enquanto ouvia as notícias e sigo acompanhando o que acontece no mundo todas as manhãs pelo rádio. O Hamilton também é um amante do rádio. Ele conta que quando criança dormia ouvindo o programa do Miguel Vacari Neto num radinho que ele tinha.

Comecei a ouvir podcast há uns seis, oito anos, para treinar o Inglês, e quando surgiram aqui no Brasil os primeiros podcasts noticiosos já colei neles. Comecei a passar os links dos episódios para minhas filhas e familiares e percebi que todos gostavam. Foi então que no segundo semestre de 2019, num almoço oferecido pela Afeigraf, conversando com profissionais do setor gráfico, disse na mesa que eu gostaria de fazer um podcast sobre a indústria gráfica. Na hora o Hamilton se entusiasmou, outras pessoas incentivaram, e eu e o Hamilton começamos a trabalhar a ideia.

O impresso tem um apelo “visual” muito importante. Como será o desafio de falar sobre o mundo da impressão através do áudio?

Tânia Galluzzi: É verdade a questão do apelo, mas não entendo isso como um desafio, porque discutiremos tendências, movimentos do mercado, novas tecnologias, cases, temas que se adequam bem ao formato dos podcasts. Para mim o grande desafio será, como tem sido nesses 30 anos que escrevo sobre o setor, entregar para o ouvinte conteúdo de qualidade, informações relevantes que possam fazer diferença no seu dia a dia. Ainda é tudo muito novo para mim e para o Hamilton. Nosso meio sempre foi a mídia impressa, estamos aprendendo e temos de aprender rápido para garantir a sustentabilidade do Ondas Impressas. Mas a receptividade tem sido muito boa, penso que o mercado gráfico nacional estava carente de um espaço como o Ondas Impressas.

Quais são os benefícios de um podcast para divulgar informações e como/quanto a audiência de podcast vem crescendo?

Tânia Galluzzi: Penso que a versatilidade e mobilidade sejam os principais benefícios. Você pode ouvir um podcast onde, quando e como quiser. Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em 2019 mostrou que a maioria das pessoas ouve podcast fazendo outras coisas, como enquanto cozinham, quando estão na academia, correndo, dirigindo. É muito fácil e prático, dá para compartilhar, fatores em total sintonia com a realidade atual. Além disso, há podcast para todos os gostos e formatos.

A pesquisa do Ibope revelou que as pessoas escutam podcast principalmente para aprender e adquirir conhecimento, mas diversão e entretenimento não ficam atrás não. Segundo o Ibope, quatro em cada 10 internautas já ouviram alguma vez um podcast, porém cerca de um terço não sabe o que é, o que revela o enorme potencial. 2019 foi considerado pela podosfera como o Ano do podcast no Brasil. Outra pesquisa divulgada em 2019 pela plataforma Deezer indicou que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no ano passado no Brasil. Já somos mais de 30 milhões de ouvintes.

Sem revelar “demais”, dá pra dizer alguns “spoilers” de temas que devem ser direta ou indiretamente debatidos nos próximos programas?

Tânia Galluzzi: Queremos falar sobre embalagem, gestão e formação profissional e, claro, não poderemos ignorar a maior feira do setor no mundo, a Drupa, que acontece no meio do ano. Sugestões são muito bem-vindas. Pode ser via redes sociais ou pelo email [email protected]

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil