O acrílico e a Comunicação Visual

O acrílico e a Comunicação Visual

O mundo da comunicação visual está sempre em busca de usar novos e criativos materiais para as suas criações. Isso vale para a decoração em ponto de venda e em objetos que podem se integrar em projetos inteligentes de comunicação visual.

Nesta matéria, vamos falar sobre termoplásticos, especialmente acrílicos, e suas relações com a comunicação visual. Para isso, conversamos com Ana Paula Paschoalino, diretora da VP Máquinas e atual presidente da CSMEG - Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos da Abimaq.

Quais materiais podem ser feitos com o uso de termoplásticos como o acrílico?

Destacando o acrílico um dos primos mais nobres da família dos termoplásticos, seu uso vai desde do ramo médico para hemodiálises e incubadoras pré-natal, e em armazenamento de alimentos.

Há uso também em móveis e peças decorativas como mesas, luminárias, aquários, acessórios de banheiro, clutchs e bijuterias. Mais especificamente para Comunicação Visual, temos além do acrílico o uso de diferentes termoplásticos como PETG, PSAI, PVC, Alveolar e XPS, que usamos nos mais variados tipos de expositores, faixa de gôndola, display de balcão e porta-folders, por exemplo.

O termoplástico é um material versátil a ponto de poder ser impresso e até envelopado?

Os termoplásticos são muito versáteis. Muito usados na indústria em geral, podem ser injetados, termo-moldados, adesivados, impressos, envelopados, e também utilizados com outros materiais como ACM, madeira, aço e outros.

Investir em uma Estação de Transformação de Acrílicos, além de uma ótima opção, é também umas das mais baratas, pois muitas empresas já investiram em uma laser ou ECNC e agora com bem pouco investimento podem dar forma aos seus cortes e transformar ideias criativas em realidade.

A versatilidade deste material permite que gráficas e empresas de comunicação visual ampliem muito seu mercado de atuação se destacando da concorrência, sejam nos segmentos de PDV, brindes, carenagem de proteção, displays, luminárias, expositores, móveis, bijuterias e diferentes peças de design.

O acrílico no combate ao Coronavírus

O uso de materiais termoplásticos, especialmente os acrílicos, vem sendo fundamental para impedir a disseminação do Coronavírus. Recentemente, mostramos em notícias e reportagens este uso.

 

VP Máquinas lança Campanha do Bem para produção de cúpulas de acrílico

Empresas do setor de acrílicos fazem grande doação de cúpulas

O corte laser no apoio à fabricação de máscaras

 

Entre as características deste material, quais as mais importantes/relevantes aos profissionais de comunicação visual?

Saber identificar as características de cada material é muito importante para definir sua melhor aplicação. Basicamente, podemos encontrar duas formas de fabricação:

- Cast, em que temos dois vidros juntos que separados por uma borrachinha nos dá a espessura final após cozimento da resina;

- Extrudada, em que a resina é prensada em dois rolos e depois resfriada rapidamente.

Principais diferenças entre os dois processos:

Cast Virgem

• Maior peso molecular;
• Maior resistência em geral;
• Mais fácil transformação;
• Variedade de cores e padrões;
• Excelente qualidade e segue Norma ABNT – NBR-ISO 7823-1.

Processo de fabricação de chapas pelo Processo Cast

Chapas Extrudadas

• Tamanhos maiores;
• Resistência ao tempo;
• Espessura ± 5%;
• Aplicações específicas;
• Menor custo.

Processo de fabricação de chapas extrudadas

Tanto Cast como Extrudadas, o acrílico tem as seguintes características:

• Infinitas possibilidades de cores;
• Diversidade de modelos;
• Espessuras de 1mm a 100mm;
• Excelente maleabilidade;
• Resistência a intempéries e UV;
• Resistência a abrasão;
• Resistência química;
• Resistência ao impacto (10X + vidro);
• Quebra (boa resistência/sem fragmentação);
• Queima (semelhante a madeira / sem fumaça);
• Peso (2X menor que o vidro);
• Isolamento térmico (20% + vidro);
• Isolamento acústico (3 A 5 Db);
• Higiene (atóxico e inodoro);
• Transparência (maior que o vidro);
• Cristalinidade (92% de transmissão luz).

Visite a principal feira de impressão digital do Brasil fazendo seu cadastro gratuito em www.fespadigitalprinting.com.br/visitar. E se a sua empresa é uma fornecedora de produtos e soluções para o mercado de termoplásticos, a FESPA Digital Printing é uma oportunidade única de apresentar o poder de seu portfólio a um público qualificado. Entre em contato para saber mais informações.