Imah, expositora da FESPA Brasil 2013, revela sugestões para a qualidade de aplicação do verniz UV em calandra

Imah, expositora da FESPA Brasil 2013, revela sugestões para a qualidade de aplicação do verniz UV em calandra

Instalada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba-PR, a IMAH é uma empresa com alto nível de especialização, e se dedica à fabricação de máquinas para serigrafia desde 1993. Com uma equipe de profissionais experientes e dedicados, que asseguram a qualidade final dos seus produtos e serviços, a IMAH é reconhecida pela liderança tecnológica e pelo espírito inovador dos seus produtos, que incorporam soluções de última geração, para atender às necessidades dos seus clientes, de qualidade e produtividade.

Confira toda a experiência da empresa com as suas sugestões, publicadas na página de artigos da empresa, sobre as aplicações de verniz UV total em calandra, que terão sua qualidade aprimorada, em registro, aderência, e brilho, se observadas as seguintes recomendações:

 

1. UTILIZE O PAPEL ADEQUADO

Para obter excelente brilho, é preciso utilizar um papel que não absorva o verniz aplicado, ou seja, com baixa porosidade. O melhor papel para a aplicação de verniz UV calandra é o Couché Brilho, que é um papel de baixa porosidade.

Se o impresso foi impresso em papel macro-poroso, recomendamos a aplicação de verniz de máquina (offset) ou primer para selar a superfície, desta forma o verniz UV não será absorvido pelo papel, melhorando o acabamento.

A absorção de verniz pelo papel, pode ser notada na diferença de brilho entre as áreas brancas (sem impressão) e as áreas impressas. Com certos tipos de papel essa diferença é tão grande que pode até mesmo inviabilizar a aplicação.

 

Para minimizar o efeito de absorção do verniz, regule a máquina da seguinte forma:

-Reduza a pressão dos rolos de camada, para aumentar a camada aplicada

-Reduza a pressão do rolo inferior, também para aumentar a camada

-Acelere ao máximo as velocidades da calandra e ainda mais da esteira da curadora, observando apenas o limite da cura, ou seja, certifique-se de que o verniz está curando. Acelerar a velocidade da esteira fará com que o verniz seja curado antes da possibilidade de ser absorvido pelo papel. O fator tempo é fundamental na aplicação sobre substratos macro-porosos. Curadoras com esteira muito longa, acima de 3m, favorecem a absorção do verniz, devido ao maior tempo que o verniz fica em repouso sobre o impresso. O comprimento de esteira ideal é de 2 a 3m antes da cura.

-Desligue totalmente o aquecimento do verniz, para que o verniz permaneça na sua viscosidade máxima.

-Se o problema persistir, substitua o verniz normal (Com viscosidade de 20 a 25 segs em copo Ford IV) para um verniz de viscosidade superior, ou seja, mais grosso ou viscoso. A maior viscosidade do verniz, também reduz a absorção do verniz pelo papel.

-Uma última solução, extrema, para evitar a perda do material impresso, é passar duas vezes pela calandra. Essa solução tem o inconveniente de aumentar o custo devido à partida dobrada.

Para evitar a última alternativa, recomendamos sempre escolher papel de melhor qualidade, para um acabamento de qualidade. Se a sua empresa é prestadora de serviços em acabamento, e a escolha do papel não estiver sob a sua alçada, faça uma visita ao seu cliente e apresente a sua dificuldade, recomende outro tipo de papel, ou em última instância, recomende outro tipo de aplicação, como laminação brilho ou plastificação.

Substratos macro-porosos não são recomendados para aplicação de verniz UV.

 

2. ATENÇÃO PARA AS CORES ESCURAS

As cores offset escuras tendem a ser mais oleosas na sua formulação, gerando problemas de aderência ou rejeição do verniz UV. Certifique-se que a tinta esteja bem seca antes de aplicar o verniz, pois do contrário poderão ocorrer problemas de aderência.

Utilize tintas de melhor qualidade, que não possuem tanta cera na formulação ou aplique verniz de máquina para selar e preparar a superfície para a aplicação do verniz calandra.

 

3. GRAMATURA MÍNIMA

Para aplicação de verniz calandra, nunca use papel com gramatura inferior à 90g/m2. A aplicação em papéis com gramatura de até 75g/m2, é possível, mas a regulagem é difícil e exige experiência do operador.

 

4. VINCO SOBRE VERNIZ

Se o material será vincado, na grande maioria dos casos não há problema, pois o verniz calandra deposita uma pequena camada, que é flexível e pode sofrer vinco posterior, no entanto recomendamos que se façam testes prévios para evitar trincas ou rachaduras nas operações subseqüentes de acabamento.

 

5. REDUZA O TALCO

A calandra IMAH possui sistema de limpeza contínua do rolo aplicador, que reduz consideravelmente as manchas causadas pelo excesso de talco sobre o impresso, mesmo assim, recomendamos que se reduza ao máximo o uso de talco na impressão, pois podem surgir manchas ásperas devido ao excesso de talco sobre as folhas.

 

6. NÃO REFILE

A calandra não precisa de registro ou margem de pinça, mas precisa de uma margem para uma marca de descolamento, conhecida popularmente por “cobrinha”, que é um excesso de verniz provocado pelo descolamento do rolo aplicador. Essa marca sempre fica fora da área de corte e portanto não prejudica o acabamento final do impresso.

 

Curtiu? Saiba que tanta qualidade e soluções para serigrafia poderão ser conferidos no stand da IMAH na FESPA Brasil 2013, a grande plataforma de soluções e networking de comunicação visual que irá ocorrer no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo, de 13 a 16 de março.

Inscreva-se já e concorra a um iPad!

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil