Grandes lucros para grandes formatos

Grandes lucros para grandes formatos

De acordo com a InfoTrends, analista do mercado gráfico, avanços em tecnologia de impressão inkjet para grandes formatos nos últimos anos permitiuram grande crescimento em impressão digital para Fine Art.

O mercado global para hardware e suprimentos inkjet a base de água de grandes formatos tem a expectativa de crescer 4,2% anualmente até 2015.

Artistas e fotógrafos pedem reproduções com altos padrões de qualidade e, consequentemente, esse setor de impressão em grandes formatos atinge grandes resultados em qualidade e durabilidade. Por essa razão, um dos fatores principais que permitem o crescimento de impressão digital de Fine Art é a expansão do segmento de tintas a base de água duráveis. Com a qualidade de imagem sempre crescente em uma gama cada vez maior de substratos, preços decrescentes para compra e custos de operação, e baixa emissão de resíduos voláteis, um número crescente de artistas e fotógrafos estão optando por essa tecnologia para obter suas necessidades de reprodução em grandes formatos.

O desenvolvimento dessa tecnologia não é o único fator por trás do crescimento da impressão de fotografia e Fine Art em grande formato. Nenhum mercado cresce sem demanda, e quando a compreensão das possibilidades da impressão em grande formato cresce a demanda também cresce.

Muitas regiões no mundo experimentam um aumento expressivo de vendas em impressão de grande formato de fotografias e obras de arte em cânvas e outros substratos. Um grande fator para essa expansão é a adoção da fotografia digital e a tendência de usar fotografias pessoais para decoração residencial e presentes personalizados.

 

Cores verdadeiras

Assim como muitas áreas da impressão de grandes formatos, o gerenciamento de cores é crucial para impressores operarem nessa área. De fato, com o custo de impressoras de Fine Art de alta qualidade caindo, um número maior de fotógrafos e artistas estão levando o trabalho de impressão de grandes formatos para o estúdio de forma a ter maior controle sobre resultados e ter redução de tempo perdido em realização de provas.

Se fotógrafos e artistas não fizerem calibração de cor, ou se o provedor de impressão não levar essas diferenças em conta, os dois lados verão resultados diferentes, e é aí que os problemas começam. Por essa razão, a relação entre o artista e o provedor de serviços de impressão, e o modo como eles se comunicam, é vital para o processo.

Para os provedores de serviços de impressão em grandes formatos que atuam neste mercado, construir relações com artistas e fotógrafos com quem trabalham é crucial. Fortes relações podem ser muito lucrativas, pois leva-se tempo para produzir a primeira obra de um artista, e uma vez que a confiança foi estabelecida, o fluxo de ordens e trabalhos futuros desse artista pode compensar pelo bom investimento. Fotógrafos e artistas são rígidos em relação a cor e qualidade da reprodução de suas obras e, por isso, dificilmente irão mudar de fornecedor uma vez que encontraram um que leva a produção de impressões em grande formato tão seriamente quanto eles.

 

Oportunidades de grande formato

Enquanto que o mercado de impressão para fotógrafos e artistas é dominado pela necessidade de precisão de cor e altíssima qualidade de impressão, a tecnologia dos fornecedores para esse mercado se move para a perfeição na saída do impresso, com impressoras de grandes formatos buscando novas maneiras de diferenciar os seus serviços dos competidores. A boa notícia para especialistas em grandes formatos e impressão Fine Art é que a oportunidade para se destacar da competição está cada vez maior ao oferecer impressões em uma gama de substratos diferentes.

Todos os profissionais criativos querem se destacar aos olhos de seus clientes, e fotógrafos profissionais, por exemplo, estão se voltando para impressão de grande formato em metal ou acrílico para mostrar seus trabalhos de forma supreendente. Também há interesse crescente na comunidade de decoradores de interior, que estão instalando cada vez mais reproduções Fine Art para ambientes corporativos como escritórios e hotéis.

Consumidores são um mercado em potencial também. Impressores de grande formatos que tem websites se equiparam para tornar fotografias de clientes casuais em obras de arte por meio de uma fácil função de upload e entrega rápida. Também há a oportunidade de fornecer impressões de fotografia em grande formato para vendedores de fotos como a CeWe Color, Albumprinter, Hofmann e Photobox.

Oportunidades ainda não exploradas nessas áreas podem ser acessadas por meio de uma conversa com clientes existentes e potenciais sobre as possibilidades da impressão em grande formato. Se clientes não sabem o que pode ser feito, eles não irão pedir por isso, então impressores que que mostram as capacidades da impressão de grande formato para novas audiências podem colher grandes benefícios.

 

FESPA Brasil 2013 - Soluções de grandes formatos

Curtiu a notícia sobre o crescente mercado de grandes formatos? Pois saiba que a Epson mostrará soluções como expositora na FESPA Brasil 2013, evento que irá ocorrer de 13 a 16 de maio de 2013, para revelar o que há de melhor em comunicação visual, grandes formatos, estamparia digital, decoração de vestuário, sinalização e sinalização digital.

Um dos destaques da empresa é a nova Epson Surecolor S30, impressora de alta resolução mais rápida do mundo e a mais versátil da categoria pois imprime em mais de 100 substratos. Confira mais informações no site da FESPA Brasil sobre a Epson S30.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil