Artigo: Entendendo o básico da impressão grande formato inkjet

Artigo: Entendendo o básico da impressão grande formato inkjet

Escrito por Nessan Cleary

O grande formato tem crescido em uma taxa astronômica durante a última década, principalmente porque ele pode lidar com uma gama crescente de aplicações, assim como impressoras, tintas e substratos.

O principal mercado ainda é de gráficos displays, que cobre tudo em sinalização, de posters a estandes de exposição, assim como displays de ponto de venda e outdoors. Mas estas não são as únicas opções.

Considere as tintas

Há muitos elementos básicos a considerar quando se trata especificamente de um trabalho de impressão em grande formato. Talvez o mais importante seja as diferentes tecnologias de tintas disponíveis atualmente, as quais irão determinar como as impressões poderão ser usadas e o custo total do trabalho.

O tipo mais simples é a tinta aquosa ou base água. Tais impressões são limitadas ao uso indoor, mas as impressoras para estas tintas vão geralmente oferecer uma resolução muito maior e uma gama de cor ainda mais ampla do que os dispositivos os quais as tintas são limitadas, principalmente em papel com base revestida, mídia relativamente barata e facilmente reciclada, embora não seja recomendada para trabalhos de longa duração.

As impressoras e as tintas são geralmente mais baratas do que suas outras possibilidades em grande formato, então elas são uma boa escolha para qualquer display indoor como posters em ponto de venda.

As tintas solventes têm sido controversas porque o solvente é geralmente considerado como um perigo para a saúde e o uso de solvente é altamente regulado. Dito isto, a maioria das impressoras solventes usa agora tintas solventes leves com relativo baixo conteúdo de solvente.

Por consequência, elas emitem níveis muito baixos de componentes orgânicos voláteis e podem ser usadas sem ventilação especial, embora seja uma boa ideia manter uma janela aberta.

A desvantagem desta é que as impressoras solventes modernas geralmente precisam ser usadas com mídia revestida. No passado as impressoras solventes eram o pilar da indústria de impressão em grande formato e consequentemente há uma alta gama de substratos para se escolher.

Naturalmente, você terá melhores resultados com os materiais mais caros, os quais devem também vir com perfis de cor ICC para a maioria das impressoras. As impressões tendem a possuir um acabamento bem brilhante, o qual produz cores vibrantes. A impressão solvente possui um ótimo custo-benefício e é versátil, podendo ser adaptada a trabalhos indoor e outdoor.

A mídia mais comum é o vinil auto-adesivo, e a aplicação mais comum para estas impressões é o envelopamento de veículos, onde o vinil pode ser cortado e esticado em torno de diversas formas diferentes.

A principal alternativa à tinta solvente é a impressão/tinta látex, a qual é vendida principalmente por HP e Mimaki. A tinta látex, a qual é realmente uma tinta do tipo resina, é base água e, portando, é frequentemente vista como mais amigável ao meio ambiente do que a solvente. No entanto, a tinta látex requer muito calor para secar, o que não é tão amigável ao meio ambiente.

A principal vantagem das tintas látex é que, uma vez secas, não há necessidade de desgaseificar as impressões, ou seja, elas podem ser usadas imediatamente, ao contrário da impressão solvente, que geralmente precisa ser deixada por até 24 horas antes do uso. A tinta látex é também muito eficiente quando combinada com têxteis para soft signage (sinalização com tecido) e também está sendo largamente usada para displays.

Há uma gama crescente de substratos adequados, com os custos sendo comparáveis à impressão solvente. HP e Mimaki desenvolveram muitas impressoras látex, então há uma escolha de impressoras relativamente baratas de 1,3m para pequenos bureaus, até equipamentos que chegam a 3,2m de largura de produção.

Dispositivos de cura UV

Até agora, todas as tecnologias de impressão que nós consideramos imprimem apenas em materiais flexíveis. Mas as impressoras que curam tintas usando energia UV podem lidar tanto com substratos rígidos como flexíveis.

Consequentemente, o UV é de longe a mais comum tecnologia de impressão em grande formato. No entanto, as impressoras e tintas são mais caras, o que explica o porquê tantos profissionais de impressão seguem usando impressoras aquosas, solventes e látex.

As tintas de cura UV podem aderir a uma enorme variedade de substratos, como papel, cartão e vinil, passando por madeira, metal e até mesmo têxtil, frequentemente sem qualquer verniz especial. Isso, por sua vez, significa que você pode alcançar alguns efeitos especiais deslumbrantes e displays genuinamente arrebatadores.

As tintas UV serão geralmente muito duras, resistentes à temperatura externa e abrasões em geral. Como uma regra grosseira, as tintas usadas em impressoras flatbed vão curar para um acabamento mais resistente; impressoras híbridas e rolo-a-rolo precisam ser mais flexíveis para prevenir que a tinta fique danificada quando a mídia é enrolada.

Como uma regra geral, as tintas cura UV tendem a ter uma aparência mais plana e fosca do que, digamos, as tintas solventes. Dito isto, a aparência da impressão varia consideravelmente de um tipo de impressora a outro, com alguns casos sendo possível variar a quantidade de cura para alcançar um efeito mais brilhante. Também, o substrato escolhido terá uma influência considerável sobre o aspecto visual final da imagem.

Finalmente, a sublimação para têxteis tornou-se muito popular nos últimos anos. Deixando de lado as impressoras dedicadas ao vestuário, há muitos equipamentos de sublimação projetadas principalmente para a produção de gráficos display, os quais normalmente incluem fixação embutida para secar as tintas.

A sublimação produz cores saturadas extremamente brilhantes, particularmente quando em backlit. Os têxteis também são muito leves; com isso, o material pode ser facilmente transportado e instalado. E pode também ser lavado e reutilizado.

Visualização à distância

Outra consideração importante com esta tecnologia é a resolução e qualidade geral da imagem. Há um balanço entre a mais alta qualidade de impressão e a velocidade da impressora, então é óbvio o interesse dos profissionais de impressão pelo uso da maior velocidade aceitável visando a melhoria da produtividade geral.

A distância de visualização com frequência determina a qualidade que é necessária. A maioria da sinalização será vista de uma distância de muitos metros, mas você precisará de uma qualidade de impressão muito maior para qualquer coisa que seja vista de perto, como é o caso da sinalização de ponto de venda no varejo.

Algumas imagens podem precisar de mais cuidado, geralmente cores que devem representar uma marca, e algumas impressoras podem lutar com certas cores. Outras áreas de problemas podem ser os gradientes, alguns Pantones e tons de pele.

Dito isto, as mais modernas impressoras inkjet, particularmente aquelas com tintas light cyan e light magenta, são capazes de reproduzir uma gama de cor muito ampla. Mas é aconselhável verificar primeiro, para evitar desapontamentos.

Finalização e instalação

Outra importante questão a se considerar é o acabamento. Isto inclui laminação, a qual é frequentemente usada para proteger a impressão e estender sua vida útil. Pode ser, por exemplo, mais lucrativo laminar uma impressão solvente ou látex do que usar uma impressora cura UV.

Gráficos de veículos serão quase que certamente laminados para aumentar sua vida, e em muitos casos a laminação pode ser combinada com o substrato e tintas para garantir uma vida maior. Laminação pode também melhorar a aparência de uma impressão, para cores mais saturadas com uma escolha de acabamento fosco ou brilhante.

Vale a pena notar que o acabamento é uma parte importante de qualquer trabalho impresso e o tipo de acabamento irá afetar o custo do trabalho. Alguns profissionais de impressão podem cobrar um custo extra para instalar o material, então você deve considerar uma empresa dedicada à instalação de sinalização.

Uma razão pela qual os displays têxteis backlit têm se tornado populares com os varejistas é porque os gráficos podem ser instalados pelos funcionários da loja sem um custo extra. Da mesma forma, é mais fácil encaixar materiais não adesivos em janelas, que funcionam como "cling-film", do que gráficos colados, os quais precisarão ser cuidadosamente posicionados antes de colar.

Finalmente, as considerações ambientais são importantes para muitas empresas, particularmente a facilidade de reciclar as impressões que não têm mais uso. Isto em grande parte tem a ver com o substrato usado.

Alguns materiais, como têxteis e papel cartão, são facilmente reciclados, enquanto outros, incluindo a maioria dos vinis, são mais difíceis. Mas certamente vale a pena fazer perguntas ao fornecedor do serviço para receber conselhos sobre a remoção como parte do trabalho e levar isto em conta no custo mais pra frente.

Fonte: FESPA

 

11 a 14 de Março de 2024
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