O que é a impressão digital de dados variáveis?


A impressão digital de dados variáveis é fundamental para a produção de um material impresso focado e mais personalizado. Estes produtos vêm sendo muito usados em campanhas inteligentes de marketing, muitas vezes inclusive unidas às possibilidades da comunicação digital.

Os dados variáveis são uma realidade na comunicação promocional, mas já atingem outros segmentos, como o editorial, quando é possível produzir uma revista ao unir artigos que vão de acordo com o gosto específico do leitor - ou até te inserir em uma história em quadrinhos, por exemplo.

impressão dados variáveis

Para isso, é necessária a união perfeita dos hardwares (impressoras) e softwares, o que será possível conferir ao vivo durante a FESPA Digital Printing, com soluções para gráficas rápidas e gráficas comerciais.

Como usar a impressão em dados variáveis?


O objetivo da impressão em dados variáveis é fazer com que o consumidor tenha o máximo de identificação com aquela peça, pois ela poderá estar com seu nome, seu apelido ou com algo que tenha uma relação com ele. Um vinho com o nome da pessoa ou com uma data importante, por exemplo, pode existir com a impressão digital de dados variáveis e elevar ao máximo as margens de lucro.

Esta automação vem se elevando e criando novas formas de se comunicar, podendo-se até fazer a inserção de códigos e imagens como QR Codes para a ativação de campanhas promocionais, mais uma opção para dar mais valor ao produto impresso.

A impressão em dados variáveis é muitas vezes ligada à impressão em baixas tiragens por sua capacidade de ter elementos customizados, mas na verdade os dados variáveis estão presentes em todos os tamanhos de tiragens - e não apenas na impressão digital.

Quando falamos na impressão de embalagens e rótulos em flexografia, por exemplo, é possível inserir um módulo de impressão digital na impressora flexo e fazer uma quantidade enorme de embalagens ou rótulos com algum elemento específico, como um código diferenciado para rastreamento.

Muitas empresas passaram a usar a impressão em dados variáveis em suas campanhas, como vimos por exemplo a Coca-Cola com os nomes e frases diferentes a cada garrafa ou latinha. Ou ainda o uso de tecnologia de software de impressão para fazer dezenas de milhares de garrafas com um desenho de mosaico colorido, todas diferentes uma das outras.

impressora dados variáveis

É a impressão atingindo o máximo poder graças à tecnologia de dados variáveis. E você verá tudo isso na FESPA Digital Printing, a feira da impressão em dados variáveis!

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil