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Conscientizando com a comunicação visual

A comunicação visual é largamente utilizada para apresentar a beleza de um produto e o quanto ele mudará sua vida. Porém, cartazes e outdoors podem ser usados como forma de conscientização, nos levando a pensar sobre determinado tópico que faz parte da realidade de nossa sociedade.
 
Usar a comunicação visual para conscientizar é uma forma de atrair olhares que não seriam atraídos de outra forma, é chamar a atenção de pessoas que simplesmente estão andando pela rua, seja fazendo uma caminhada ou indo de um lugar a outro, seja no carro parado no trânsito ou até no transporte público.
 
Veja campanhas de conscientização que usaram o poder da comunicação visual para informar, alertar e nos fazer pensar. Pode ser uma grande inspiração para a sua empresa se engajar em uma causa também. Confira:
 
Detran Rio Grande do Norte
 
O Detran do Rio Grande do Norte mostrou na campanha de conscientização como a pressa no trânsito pode ter resultados ruins no final. Com um outdoor duplo, a campanha mostra o que a pressa pode causar, de forma que houvesse um choque para quem visse e seguisse. O mote da campanha era “A pressa passa... As consequências ficam...”; em todas as peças, vemos um acidente de carro entre uma moto onde o condutor é arremessado para o outro lado como “resultado” da pressa, ou seja, cadeira de rodas e outros resultados como podemos ver abaixo.
 
 
 
Outra campanha feita pelo Detran do Rio Grande do Norte foi para conscientizar o motorista sobre beber e dirigir, falar ao celular ou até conduzir em alta velocidade. O mote dessa campanha foi “Sua atitude vale mais que mil palavras”, em que mostrava partes de carros e motos danificados por acidentes fatais. A campanha tinha como objetivo fazer com que os motoristas refletissem sobre suas atitudes de risco ao volante, levando à redução de acidentes e preservação de vidas.
 
 
Campanha de trânsito em Denver
 
Vemos também em Denver (Estados Unidos) uma campanha para conscientização no trânsito onde mostra a importância de manter a distância da parte traseira de um automóvel, ainda mais de caminhões.
 
 
 RBS
 
A RBS em parceria com a ESPM criou uma campanha composta por diversos itens impressos e de comunicação visual, como outdoors, revistas, mobiliário urbano e outras mídias para conscientizar a importância da doação de sangue e com a finalidade de atrair novos doadores. Mostrando que a maior riqueza que alguém pode doar para alguém é o sangue, e que apenas 450ml pode ajudar muitas vidas. 
 

 
Agência H65

A Agência H65, localizada em Manaus, fez uma ação “Respeita meu Carnaval” através dos cartazes impressos conhecidos como “lambe-lambe”, com o foco de conscientizar as pessoas de como não estragar nem o carnaval dela e nem dos outros, passando mensagens como: “Mais conversa sincera e menos fiu-fiu”, “Você é o que faz no Carnaval” e muitas outras.
 
 
Sicoob
 
A Agência Box com a Sicoob Uni fez uma campanha criativa com o uso de impresso para a conscientização sobre o câncer de mama associando o tema com a moda, trazendo cartazes com as chamadas como “Tomara que caia o medo de fazer o autoexame e a mamografia.”, “Colete à prova de câncer de mama: prevenção.” e “Bata de frente com o preconceito: conheça seu próprio corpo.”, todos eles contavam com um pequeno texto de apoio enfatizando a chamada.
 
 
99
 
A 99 Rio de Janeiro marcou presença na parada LGBTQI+ através da comunicação visual, usando vinil, copos, muitas mensagens de conscientização e de empoderamento. Os participantes aproveitaram para tirar foto e compartilhar nas redes sociais, o que fez com que o cenário e toda a ideia da ação viralizasse nas redes sociais. Tanto no copo quanto no vinil continha mensagens como: “Levanta garota. Bora Trans_formar o mundo.”, “Qual é a sua bandeira? A nossa é liberdade.” e muitas outras que você pode conferir nas imagens abaixo.
 
 
 
 
Ambev
 
A Ambev, com o apoio da SunsetDDB, fez uma ação para gerar conscientização para o mês de segurança no trânsito, Maio Amarelo. Para isso, foi a vez da impressão de rótulos fazer parte da campanha. O objetivo foi rotular as cervejas com sintomas de embriaguez, ou seja, com as letras todas embaralhadas. A ação viralizou nas redes sociais dando engajamento com o público.
 
 
 
Vimos que a comunicação visual impressa está presente não só para vender, mas também para conscientizar o público. Sabemos o quão é importante a impressão estar presente nessas ações e campanhas, afinal o visual é algo que nos chama muito a atenção.
 
Inspire-se com as iniciativas criativas e leve mensagens relevantes ao seu público, afinal a impressão faz muita diferença.
 
 
Referências
 
 
 
 
 
 
 
 

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