Tendências 2022: a atenção de hoje é melhoria amanhã

Tendências 2022: a atenção de hoje é melhoria amanhã

Aguilar Lopes - Líder Coach de Negócios | Missão: incentivar pessoas

Em março deste ano contraí o Coronavírus, fui internado, viajei por caminhos desconhecidos e, depois de muitas orações, positividades e força de vontade, voltei às atividades, na verdade, mesmo ainda no hospital, sem óculos e com algumas outras limitações, consegui algumas folhas de papel e uma caneta, aproveitei o “descanso” e rascunhei o plano de negócios para 2022, sim! É assim que se trabalha o início do planejamento de qualquer negócio, depois, é claro, será necessário aprimorar, analisar todas as anotações seguindo a metodologia ou técnica adotada.

Muitos empreendedores iniciam seus negócios sem plano qualquer, depois, lá na frente, se arrepende por não ter se organizado antes, então, não perca tempo, comece já a rascunhar suas ideias, metas e estratégias para 2022, o tempo passa sem que muitos percebam, logo já estaremos nas marés do próximo ano.

O empresário que se preocupa em organizar seus negócios está sempre PESQUISANDO seus clientes internos e externos, evita ERROS e DESPERDÍCIOS, investe em PROCESSOS DE QUALIDADE, aproveita as OPORTUNIDADES que o mercado lhe oferece, respeita PRINCÍPIOS, VALORES, PESSOAS e acabam por obter resultados realmente SUSTENTÁVEIS, gerando melhor satisfação para todos.

O tema deste artigo é TENDÊNCIAS 2022, por isto, após esta contextualização, iremos viajar para as possibilidades, alternativas e oportunidades para o próximo ano, vamos lá!

Apesar de todos os obstáculos acontecidos desde o ano anterior, o mundo, o Brasil, os estados, as cidades, as empresas e as pessoas, buscam novas maneiras para superar as dificuldades, por isto, estar atento para onde os MERCADOS se deslocam, ou seja, para onde estão se movimentando, buscando novos PRODUTOS e SERVIÇOS é exercício muito importante para os empreendedores e profissionais de qualquer segmento existente no mundo dos negócios.

Então, quando se acompanha de forma mais criteriosa edificando estudos, conforme as TENDÊNCIAS do mercado que seu negócio está inserido, as chances da empresa direcionar seus PRODUTOS ou SERVIÇOS evitando ERROS serão maiores, consequentemente os ACERTOS também serão maiores.

A produção de matérias-primas e os custos com fretes nacionais e internacionais estão sendo reajustados, isso faz com que os produtos cheguem aos distribuidores ou pontos de vendas com preços ainda mais elevados, este é um importante fato para que o convertedor, de qualquer segmento, refaça seus estudos de formação de preços, do contrário não irá conseguir repor seus estoques, é imprescindível respeitar a cadeia de mercado e seguir os reajuste da indústria de base.

Por outro lado, com a ampliação da quantidade de vacinas oferecidas pelas empresas especializadas, bem como, o aumento da quantidade de pessoas imunizadas, os decretos que proibiam aglomerações e restringiam o funcionamento de empresas, vão sendo flexibilizados, assim, aos poucos a economia vai retomando, mesmo que ainda com outros problemas, mas, é uma questão de tempo para avançar a novas possibilidades de negócios.

Um empreendimento com norteadores sustentáveis se preocupa em como melhorar não só o próprio negócio, mas, também melhorar os negócios das parcerias e das condições de conhecimentos das pessoas que se encontra ao seu redor.

Na Comunicação Visual e Impressão Digital, existem algumas linhas que se consolidaram em 2021 e vão continuar de forma ascendente no próximo ano, veja:

  1. PAINÉIS CORPORATIVOS – cada vez mais diversificados, mistos e interativos, os substratos utilizados para revestimentos são versáteis e alternativos;
  2. TECIDOS – os tecidos realmente invadiram todos os projetos de comunicação em PDV’s do mundo, a qualidade e as aplicabilidades ficam melhores a todo o tempo, a aceitação e satisfação do cliente final é o resultado de tamanha diversificação no nicho;
  3. EQUIPAMENTOS MULTIFUNÇÕES – a evolução tecnológica das máquinas, equipamentos e até mesmo ferramentas proporcionam melhorias significativas nos processos de qualidade e rapidez das produções;
  4. SUSTENTABILIDADE – as pessoas continuam buscando produtos e serviços que ofereçam conceitos e atributos sustentáveis. Atualmente, não só as grandes empresas, mas, as médias e pequenas já escolhem por soluções versáteis, de total aproveitamento e que estejam legais, inclusive em conceitos de “ecoinovação”. Há décadas a empresa HP investe incrivelmente no desenvolvimento de tecnologias ecoinováveis, é o caso das impressoras HP-Látex, que além de imprimir variada gama de substratos flexíveis, tais como: papéis, laminados de PVC, tecidos sintéticos e naturais, poliésteres e muitos outros, é a mais sustentável. Então, quem deseja se diferenciar, com certeza terá que inovar, fazer diferente para buscar resultados diferentes;
  5. – INTEGRAÇÃO AO DIGITAL – independentemente como sua empresa trabalha, produz e comercializa, é muito importante conhecer, entender e colocar em prática o Marketing Digital, integrar as comunicações é uma tendência necessária para o próximo ano;
  6. – MERCADO CORPORATIVO – as corporações mais organizadas e profissionais exigem atendimentos mais especializados. As empresas de Comunicação Visual devem trabalhar projetos específicos, instigando e persuadindo estas corporações à mudança daquilo que é tradicional, provocando inovações e introduzindo novas formas de comunicar suas ações que por sua vez motivam o consumo de seus produtos e serviços. A apresentação de projetos em várias dimensões, protótipos realistas, exposições, oficinas demonstrativas, visitas técnicas, reuniões de negócios, compartilhamento de pesquisas com fatos e dados, treinar pessoas, investir em novas tecnologias e incentivar os projetos sustentáveis.

A necessidade de ficar atento às movimentações dos mercados não se finda por aqui, além das cores, modas, tecnologias, enfim, as novidades de forma geral, é preciso saber que ainda existem muitas oportunidades para as empresas de Comunicação Visual e Impressão Digital, veja os segmentos em alta:

  • DECORAÇÃO DE AMBIENTES – não só os espaços domésticos, mas, os comerciais, industriais, educacionais, da medicina em geral entre outros;
  • VIDA SAUDÁVEL – as Pessoas estão buscando se alimentar melhor, utilizar de academias e projetos que lhe tragam uma qualidade de vida melhor;
  • HOME-OFFICE – muitas profissões são possíveis serem executadas a partir de casa, inclusive em qualquer parte do mundo;
  • MERCADO LGBTQIA+ – este público é gigante, exigente e consumidor potencial, então, quais são os produtos e serviços que sua empresa poderá criar, lançar e desenvolver para atendê-los com os princípios de respeito, dignidade e igualdade? Tenho certeza que você viajou nesta importante dica.

Amigas e amigos leitores, depois de todas estas dicas ainda me preocupo com o bem estar seu e de seu negócio, por isto, volto a dizer que ainda dá tempo, planeje já seu 2022, é preciso trabalhar novas estratégias, não relaxe agora, muito pelo contrário, este é o momento muito importante para discutir e arquitetar o PLANO DE NEGÓCIOS de sua empresa de CV ou de qualquer outro segmento.

Acrescento novamente: “livre-se de cargas pesadas, livre-se de documentos longos, complexos e burocráticos, use técnicas modernas, simples, porém, completas e de fácil entendimento entre as Pessoas que colaboram com seu negócio”.

“Tendências são direções a serem seguidas”