Parcerias: o caminho do sucesso na impressão

Há vários caminhos para quem deseja ingressar ou avançar no mercado de impressão digital, e certamente ter parcerias é uma delas

Parcerias: o caminho do sucesso na impressão

Há vários caminhos para quem deseja ingressar ou avançar no mercado de impressão digital, e certamente ter parcerias é uma delas.

Seja na comunicação visual, em uma gráfica rápida ou até em empreender com produtos personalizados, é preciso ter uma rota bem detalhada e não tomar decisões que podem destruir os planos antes mesmos deles começarem.

Durante as lives que fizemos com nossos FESPA Experts no último ano, este assunto foi amplamente abordado, e um ponto chamou muito a atenção: a importância das parcerias tanto para quem está começando como para os que já começaram e desejam ampliar o posicionamento no mercado.

Esta parceria pode existir de duas formas:

- Você terceirizar diretamente para o seu cliente itens impressos em uma relação de confiança com parceiros

- Você indicar ao seu cliente outras empresas parceiras e, por sua vez, estas também irão te indicar.

A primeira opção é a mais usada e recomendada, já que você retém o cliente ao mesmo tempo em que segue com boas parcerias. Você nem sempre vai ter todos os equipamentos em sua empresa ou o know-how para trabalhar em todos os substratos e formas de acabamento do impresso.

Então, ter parceiros é essencial. E mais: muitas vezes você está prestes a adicionar uma tecnologia em seu parque de impressão, como por exemplo uma impressão UV. Então você já pode anunciar ao cliente que possui tal tecnologia, vai "sentindo" como os materiais se comportam, faz as primeiras vendas de forma terceirizada e, ao ver que a tática funcionou, adquire o equipamento.

 

Por que parcerias são importantes na impressão?

 

“Estamos fazendo muitas parcerias e para quem está começando dou a dica: começa vendendo, prospecta venda e faz parceria. Na hora que você tiver um volume justificável, você faz o investimento correto. Assim você não descapitaliza e não passa por certos apuros”, relatou Tiago Ferraresi, CEO da TopColors, uma grande companhia na indústria de comunicação visual.

Tiago explica que, no começo, o profissional investe em um equipamento sem pensar. Depois, percebe que precisa comprar ar condicionado, mudar fiação da rede elétrica, e isso vai afetando o fluxo de caixa e a lucratividade. Por isso parcerias podem ser importantes.

Marcelo Giovanelli, diretor da gráfica rápida Print e Arte Impressos, que se destaca pela criatividade, diz que muitas vezes um parceiro ou um fornecedor vale mais que um cliente: “Eu não produzo tudo aqui dentro, eu terceirizo boa parte do que vendo. É preciso fazer contas. Dependendo do que o trabalho demanda, eu mando para um parceiro especializado naquilo. Depois de encontrar o parceiro, é preciso ir fortalecendo o relacionamento. Conhece, manda o primeiro trabalho, analisa, pergunta”.

Felipe Soares, diretor da Print Center, empresa focada em brindes personalizados, mostra que esta realidade também existe nos produtos personalizados: “Existe para quem está começando a mentalidade de ter muita concorrência. Mas é preciso ver que quanto mais gente estiver produzindo, mais o segmento é visualizado e mais clientes aparecem. O grande segredo é gerar demanda, demanda, demanda até o ponto que o seu parceiro não tenha vazão de te atender e você passa a seguir seu caminho”.

Soares completa: “Às vezes a pessoa tem medo de terceirizar porque vai diminuir o lucro, mas você pode em alguns casos ter um pouco menos de lucro, mas você vai entregar antes do prazo do cliente e manter seu cliente com você”.

Para Luciana Andrade, especialista em vendas no mercado de comunicação visual: “Nosso mercado tem imensas oportunidades aparecendo diariamente em todos os cantos da impressão. E tendo a contribuição da pessoa certa o empresário pode ir longe. Hoje é mais fácil gerar demanda porque nós temos o cliente ao nosso favor”.

Tiago lembra também que o cliente final não quer saber quem e como o seu material foi feito, e sim se ele tem qualidade e foi entregue no prazo: “Hoje a produção virou um mero commodity. Eu faço parceria e se o produto der muito certo, dou garantia que não vou passar a produzir a demanda. Isso gera laços. Seja leal, se junte a um parceiro correto e os dois se favorecem, aí há a troca de experiência de maquinário. Você precisa adquirir o equipamento correto e no momento correto”.

Confira no link a live completa: https://www.instagram.com/p/CkMf0GtoDJ-/

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil