Opinião FESPA: Adoção de tecnologia digital na impressão têxtil acelera à medida que as marcas demandam maior flexibilidade

Opinião FESPA: Adoção de tecnologia digital na impressão têxtil acelera à medida que as marcas demandam maior flexibilidade

Uma das áreas comentadas de maior crescimento no setor de impressão especial nos últimos anos foi, sem dúvida, a impressão têxtil. Sean Holt discute como a tecnologia digital na impressão têxtil está permitindo modelos de produção ainda mais ágeis.

Refletindo sobre 2018, não é difícil entender o porquê - tanto o FESPA Print Census 2018 como a presença na FESPA Global Print Expo 2018 em Berlim revelaram que muitos dos presentes já estavam fazendo investimentos em impressão têxtil para aumentar a capacidade e impulsionar a produtividade, enquanto muitas empresas que ainda não operam em impressão digital têxtil estão considerando seriamente adicionar esta tecnologia para diversificar sua oferta de serviços.

Quase um a cada cinco visitantes do evento FESPA do ano passado tem um interesse específico em decoração em tecido e 17% dos expositores mostraram soluções de produção têxtil. Além disso, 39% dos produtores gráficos entrevistados no Print Census reportaram que eles estão olhando para as capacidades de impressão têxtil ao fazer investimentos; um aumento significativo de 21% relatado na última pesquisa, no ano de 2015.

Reconhecendo o significado da impressão têxtil como uma grande oportunidade para a indústria, no ano passado nós lançamos o Print Make Wear - uma experiência interativa de fabricação de fast fashion - na FESPA Global Print Expo. A recepção à iniciativa dos visitantes foi bem entusiasmada e os expositores estreantes tiveram grande sucesso. De fato, mais de 2 mil visitantes aproveitaram os “Tours” de guias especialistas, incluindo gerentes da área de vestuário esportivo e de grandes lojas, muitos dos quais planejando investir dentro de seis meses.

O recurso mostrou o fluxo de trabalho de produção de tecido de ponta a ponta, permitindo aos visitantes avaliar tecnologias digital e serigráfica e identificar oportunidades para otimizar suas próprias operações. O que ficou claro no feedback dos visitantes foi que há um grande interesse em como permitir uma produção mais rápida e simplificada que reduza perdas e aumente a flexibilidade.

Com isto em mente, não é de surpreender que, enquanto a maioria da produção em tecido ainda seja analógica, 56% dos empresários que responderam o Print Census já investiram em tecnologia de impressão digital de grande formato e mais 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos. Enquanto 69% listam velocidades de produção mais rápidas como sua principal prioridade de investimento, o que é mais significativo é que os impressores de têxtil e serigrafia esperam que a porção produzida digitalmente em suas receitas de impressão têxtil cresça por uma impressionante marca de 12% no mesmo período.

Os produtos de vestuário dominam por todos os impressores serigráficos, produtores têxteis e empresários de impressão direta no tecido entrevistados no Print Census, com artigo esportivo e fast fashion sendo as aplicações de mais rápido crescimento. A cadeia de fornecimento dentro destes segmentos de mercados está passando por mudanças consideráveis à medida que o mercado muda de uma história liderada pela oferta para um futuro centrado na demanda. E, com isto em mente, as razões do crescente apelo pela tecnologia digital para impressão têxtil se tornam mais claras.

Ela permite a produção veloz, enxuta e flexível que os donos de marca estão buscando para otimizar os tempos de resposta para picos sazonais e reduzir o tempo ao mercado. Não apenas isto, ela também permite uma imensa criatividade em termos de cor e materiais. Por exemplo, 55% dos entrevistados empresários de impressão têxtil no Print Census estão buscando por soluções digitais principalmente pela habilidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Igualmente importante, a tecnologia digital permite a customização, que está se tornando tão importante em toda indústria que é conduzida pela demanda do consumidor.

Com a tecnologia permitindo modelos de produção cada vez mais ágeis, eu acredito que este é um momento excepcionalmente positivo para produtores de vestuário, impressores têxteis e até mesmo gráficas que ainda investigam se devem dar o passo rumo ao mundo da impressão têxtil. Parece que estamos todos na linha de frente de algo grande e isso fará com que o Print Make Wear deste ano na FESPA Global Print Expo uma das iniciativas com a maior participação do público, com designers, donos de marca, times de produção e especialistas na tecnologia unidos para compartilhar conhecimento e explorar novas possibilidades para uma cadeia de valor mais sustentável no mundo fashion.

Por Sean Holt

Nota do Editor: As observações globais trazidas por Sean Holt foram também observadas no Brasil, que teve grande participação no FESPA Print Census. Com isso, é possível afirmar que o mercado de impressão digital têxtil cresce a passos largos no país. Na FESPA Brasil, de 20 a 23 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, o mundo da impressão digital têxtil estará reunido: são os grandes players nacionais e internacionais mostrando alta tecnologia para o segmento em impressoras, tintas, softwares e mais. Além disso, há a parte de conteúdo técnico gratuito, em especial o FESPA Digital Textile Conference, dia dedicado para falar da estamparia digital. E mais novidades estão por vir! Fique atento em nosso site e redes sociais para saber mais.

A inscrição para visitar a FESPA Brasil 2019 é gratuita e pode ser feita em: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil