Impressão 3D é usada na Fórmula 1 com Williams Racing

Impressão 3D é usada na Fórmula 1 com Williams Racing

Por Rob Fletcher

A fabricante de impressora 3D polímero Nexa 3D firmou uma parceria inédita com a Williams Racing, em um acordo que terá a tecnologia usada para apoiar a equipe de Fórmula 1. No acordo, a Williams e a Nexa 3D irão juntas trabalhar em muitos projetos com as tecnologias de software e hardwares de impressão 3D polímero da Nexa 3D.

Isto inclui usar a impressora 3D fotoplástica ultrarrápida Nexa 3D NXE400 para fabricar peças funcionais de túnel de vento para fins de teste aerodinâmico.

O software Next 3D também irá permitir processo de manufatura aditiva de alto desempenho, com uso de arquitetura de computação para desenvolver peças leves e acelerar o processo “do arquivo para a peça”.

De acordo com a Nexa 3D, isto irá permitir à Williams Racing rapidamente projetar e fabricar peças leves e complexas em questão de minutos, comparado com horas na fabricação tradicional, além de minimizar o uso e desperdício de material.

Falando com a FESPA.com sobre a nova parceria, James Colgate, diretor de operações na Williams Racing, disse que ser capaz de projetar, desenvolver e fabricar um carro de F1 o mais rápido e eficiente possível é fundamental para o sucesso e, como tal, a impressão 3D polímero foi uma solução eficaz.

“Fabricação aditiva é uma tecnologia que muda rápido e cresce rapidamente, o que originalmente foi algo que era visto como o futuro, mas agora é bem o presente, e algo que estamos trabalhando por muitos anos”, diz Colgate.

“Tecnologias como a manufatura aditiva são uma ferramenta valiosa para ser capaz de responder às mudanças de desenvolvimento da forma mais eficiente possível. Ela é uma forma de fabricação bem integrada e robusta. Trabalhar com empresas inovadoras como a Nexa 3D permite à Williams Racing ficando a par das melhores e mais recentes tecnologias da indústria”.

Colgate adicionou que o potencial da impressão polímero 3D é tão grande que ele vê a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais importante no futuro para a Williams e para a Fórmula 1 como um todo.

“Temos visto a manufatura aditiva crescendo massivamente nos últimos 15 anos”, diz Colgate. “Originalmente uma tecnologia bem industrial, ela está agora disponível em escala “desktop”, ou seja, como impressora “de mesa”, para qualquer um utilizar. Conforme o mercado cresce, nós veremos novos processos e materiais emergindo a todo tempo. Como uma indústria em constante evolução, e através de nossas parcerias, vamos seguir de olho a esses desenvolvimentos de tecnologia, materiais e processos mais recentes”.

O co-fundador e CEO da Nexa 3D, Avi Reichental, acrescentou: “Nossa parceria com a Williams Racing representa a fusão de engenharia de ponta e desempenho de carros de corrida. Poucas empresas apreciam a velocidade como a Williams e eles representam a parceria perfeita para a nossa tecnologia de impressão 3D polímero”.

Fonte: FESPA

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil