IMAH, expositora da FESPA Brasil 2013, revela sugestões para a qualidade de aplicação do verniz UV localizado

Confira as sugestões da IMAH, empresa expositora na FESPA Brasil 2013, para uma aplicação profissional de verniz UV localizado e saiba como realizar com qualidade o

IMAH, expositora da FESPA Brasil 2013, revela sugestões para a qualidade de aplicação do verniz UV localizado

Instalada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba-PR, a IMAH é uma empresa com alto nível de especialização, e se dedica à fabricação de máquinas para serigrafia desde 1993. Com uma equipe de profissionais experientes e dedicados, que asseguram a qualidade final dos seus produtos e serviços, a IMAH é reconhecida pela liderança tecnológica e pelo espírito inovador dos seus produtos, que incorporam soluções de última geração, para atender às necessidades dos seus clientes, de qualidade e produtividade.

Confira toda a experiência da empresa com as suas sugestões, publicadas na página de artigos da empresa, sobre as aplicações de verniz UV localizado:

 

1. APLIQUE VERNIZ DE MÁQUINA EM AMBOS OS LADOS DO IMPRESSO

O papel é formado por fibras higroscópicas (que absorvem umidade), por isso dilata ou encolhe de acordo com o clima. Em dias úmidos uma folha 48x66cm pode aumentar em até 3mm, dificultando o registro. As primeiras folhas da pilha, estão mais expostas à umidade, enquanto que as do meio da pilha, receberam menos umidade, de modo que, à medida que o material vai sendo impresso, o registro de encaixe pode variar porque as folhas dilataram.

A aplicação de verniz de máquina, em linha ou logo após a impressão offset, serve como selante, impedindo a absorção de umidade. O papel mantém suas formas originais, e em todos os processos de acabamento subseqüentes, o registro será assegurado, beneficiando as operações de corte, corte e vinco, hot-stamping e dobra.

Se o verniz UV localizado for aplicado diretamente sobre a folha (sem o verniz de máquina selante) sobre imagens reservadas, quem faz o papel de selante é o verniz, acarretando outro problema posterior: Na parte impressa com verniz, o papel não absorverá mais umidade, e no resto da folha, ele estará sujeito às variações do clima, o resultado é o enrugamento da folha próximo das bordas de aplicação do verniz. Parece que o verniz atacou o papel, causando o repuxo, mas na verdade é o papel que altera suas dimensões em toda a folha, menos onde existe a aplicação de verniz UV localizado.

 

2. NUNCA REFILE O MATERIAL

Jamais refile o material antes da aplicação do verniz UV, o corte de guilhotina, por melhor que seja, faz perder a margem de referência de pinça e puxador lateral, tornando impossível o registro na aplicação do verniz localizado. A impressora serigráfica usa as mesmas margens de referência da pinça e do puxador para registrar. Se estas margens forem cortadas, é impossível a repetibilidade do registro.

 

3. NUNCA CORTE AO MEIO O IMPRESSO TIRA-RETIRA

Cortar a folha ao meio, no sistema TIRA-RETIRA é outra falha grave, pois para metade das folhas, a referência de pinça e puxador serão perdidas.

 

4. O PUXADOR LATERAL DA OFFSET DEVE SER REGULADO

As modernas máquinas offset 4 ou 5 cores, permitem a impressão com registro perfeito, cor sobre cor, mesmo que o impressor dispense o puxador (marginador) lateral. Para o impressor, a imagem aparece perfeita, mas na hora de aplicar o verniz, aparece o problema, a folha dançou no puxador. As cores estão registradas entre si, mas não estão registradas em relação à borda do papel.

A impressora serigráfica, toma como referência a mesma margem da pinça da offset e a mesma lateral do puxador. Se a folha dançar no puxador, a aplicação do verniz não terá um bom registro, ocorrerão variações de até 2mm.

 

5. REDUZA O TALCO

O excesso de talco cria defeitos na superfície do verniz, aspereza, sensação de areia, lixa, micro-poros, etc...Por isso, na medida do possível, reduza o uso de talco na impressão.

 

6. MELHORE A ADERÊNCIA

Tintas escuras, ou com camadas sobrepostas, possuem mais cera na composição, são mais oleosas, causando baixa aderência do verniz. Aguarde a completa secagem da tinta, ou retorne o material para aplicar o verniz de máquina para selar a superfície antes de aplicar o verniz UV.

 

7. ELIMINE DETALHES

Detalhes muito finos, textos, linhas, não são revelados com qualidade pela matriz serigráfica. Por isso, na medida do possível, converse com seu cliente ou com a agência, para eliminar esses detalhes e concentrar a aplicação do verniz em IMAGENS, TÍTULOS e LOGOTIPOS. Aplicar verniz UV localizado sobre um endereço é aumentar o risco de defeito, pois sendo o verniz transparente, e a linha muito fina, fica bem difícil controlar a qualidade de registro nestas áreas, e o efeito final, mesmo com registro perfeito, é imperceptível.

 

8. USE VERNIZ ADEQUADO

O verniz mais viscoso, deixa uma camada aplicada mais definida, com bordas e contornos bem definidos, oferecendo mais contraste entre a parte impressa e não impressa.

Vernizes mais econômicos, exageram na diluição, e com baixa viscosidade e sem a tixotropia adequada, o processo de impressão por serigrafia fica prejudicado. Utilize sempre tinta serigráfica de boa qualidade, fabricada por empresas especializadas.

 

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17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil