ExpoPrint & ConverExpo 2022 marca a história da indústria de impressão e conversão

ExpoPrint & ConverExpo 2022 marca a história da indústria de impressão e conversão

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America marcou mais uma vez a história da indústria global de impressão e conversão. Em sua quinta edição, apresentou a profissionais vindos de todas as partes do planeta um mercado que se mostrou nos estandes altamente tecnológico, criativo, lucrativo, sustentável e preparado para encarar os desafios deste novo mundo.

Os números comprovam o quão vibrante foi a feira, consolidando novamente sua posição de grande encontro do segmento nas Américas. Em seus cinco dias de realização, 40168 profissionais passaram pelos corredores, incluindo uma alta taxa de visitação internacional, o que deixa claro que os atores do setor seguem considerando este como o evento essencial para a sua transformação.

Com muita tecnologia e demanda represadas nos últimos anos, a ExpoPrint & ConverExpo reforçou a vertente de gerar reais oportunidades de negócio, especialmente por ser o palco de lançamentos globais de grandes companhias de impressão e conversão que finalmente apresentaram seus equipamentos e soluções em um encontro presencial.

Os negócios gerados pela ExpoPrint & ConverExpo, de acordo com relatos dos expositores, alcançaram a marca de R$ 1 bilhão, número que reflete um mercado em busca do crescimento. A ExpoPrint & ConverExpo é uma impulsionadora de resultados para toda a indústria, com a presença do empresário tomador de decisão, que novamente se animou ao ver soluções de alta qualidade e concluiu investimentos para modernizar seus parques e assim seguir a evolução.

Com foco em levar uma experiência completa ao participante, congressos técnicos gratuitos ocorreram durante todos os dias. A estreia foi o Flexo Tour, com uma série de palestras sobre flexografia e conversão digital. Na Ilha da Sublimação FESPA Digital Printing em parceria com Felipe Soares e na Arena Maker, foram ministrados conteúdos sobre brindes, empreendedorismo, gestão, redes sociais, vendas e outros tópicos. Outra atração foi o CAMBEA#11, campeonato de envelopamento que teve casa cheia e emoção até a conquista do bicampeonato da equipe D’Core e R.Nogueira.

Encontro destaca indústria em constante evolução

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America deixou claro que esta é a feira em que a indústria se reúne e apresenta quais soluções estarão instaladas nas empresas no presente e durante os próximos anos, traçando os caminhos do setor. O aspecto especial desta edição se completa exatamente por esta reunião de produtos que nunca foram mostrados em lugar nenhum do mundo ao vivo, fazendo sua estreia no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

Ismael Guarnelli, presidente da APS Eventos Corporativos, destaca: “O mundo da impressão e conversão estava ansioso para esta feira exatamente porque havia muita tecnologia que ainda não havia tido a oportunidade de ser apresentada ao público. Por outro lado, os visitantes esperavam este momento para fazer negócio. Esta combinação resultou em uma feira histórica, que entrará para o hall dos grandes acontecimentos da indústria. Estamos muito felizes em poder entregar uma ExpoPrint & ConverExpo suprema”.

Alexandre Keese, diretor executivo da APS Eventos Corporativos, que organiza e promove a feira, relata a fórmula do sucesso: “O enorme êxito da ExpoPrint & ConverExpo é resultado de uma combinação composta por três alicerces: tudo começa pela determinação da APS, responsável pela organização da feira; depois temos os expositores que trouxeram um brilho único com seus belos estandes e soluções de alta qualidade; e finalmente todos os profissionais que prestigiaram e consagraram o evento como o maior encontro de impressão e conversão das Américas”.

Jorge Maldonado, eleito o próximo presidente da Afeigraf, frisou a satisfação de ver o resultado alcançado: “Desde que recebi a nomeação para o cargo de diretor da ExpoPrint, soube que era uma responsabilidade grande e gerou uma ansiedade. Agora, ao ver o resultado pelos corredores, fiquei feliz pela quantidade de pessoas, o evento foi fantástico. É um reencontro histórico da indústria depois de muito tempo, com profissionais que puderam ver ao vivo sistemas integrados e funcionando e assim vislumbrar o futuro de suas empresas”.

Miguel Troccoli, presidente da ABFLEXO/FTA-Brasil, ressaltou: “Ver tanta tecnologia sendo apresentada nos corredores é muito gratificante. O mercado esperava por esta feira e comprovamos nos estandes o quanto nossa indústria evoluiu, especialmente na área de embalagens, que possui tecnologia pronta para atender toda a demanda que vem surgindo. É uma enorme satisfação ver o sucesso da feira, resultado de um árduo trabalho para levar uma experiência de ponta ao profissional do setor”.

A sexta edição da ExpoPrint & ConverExpo acontecerá em abril de 2026 novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoPrint é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e a ConverExpo é realização da ABFLEXO/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital). A feira tem promoção e organização da APS Eventos Corporativos. Antes, o mercado volta a se reunir na FESPA Digital Printing, que acontecerá de 20 a 23 de março de 2023 também no Expo Center Norte.