Evolução da impressão digital foi destaque no FESPA Brasil Fórum em Belo Horizonte

Um grande público participou do FESPA Brasil Fórum na capital mineira no Senai Cecoteg; próxima etapa será no Rio de Janeiro

Evolução da impressão digital foi destaque no FESPA Brasil Fórum em Belo Horizonte

O FESPA Brasil Fórum segue levando conhecimento pelo país sobre o mercado e as tendências em impressão digital. No último dia nove de novembro, a cidade de Belo Horizonte recebeu a segunda etapa da iniciativa com palestras de especialistas no segmento.

Um grande público participou do FESPA Brasil Fórum na capital mineira no Senai Cecoteg. A primeira palestra foi com Alexandre Keese, diretor da APS Marketing de Eventos e diretor da FESPA no Brasil, empresas que realizam a iniciativa, com o tema "Soluções integradas são tendência no mercado de impressão".

O especialista destacou o portfólio de iniciativas da APS, como o Photoshop Conference, a feira ExpoPrint Latin America, a ConverExpo, e a ExpoPrint Digital / FESPA Brasil, que acontece entre 15 e 18 de março de 2017. Durante a palestra, Keese destacou o otimismo do mercado registrado por importantes pesquisas globais de impressão.

O palestra promoveu uma reflexão sobre o atual mercado de impressão, que apresenta um aumento no número de pedidos, porém com tiragens menores por pedidos. Isso faz com que o empresário de impressão tenha que entender o mercado e fazer o planejamento correto para seguir produzindo com qualidade e lucratividade.

O aumento por produtos mais customizados - com designs criativos e diferentes - e em prazos apertados foi citado como outra tendência relevante a ser pensada, visando que a produção dentro da empresa de impressão seja cada vez mais integrada, tanto em tecnologia, usando as capacidades das impressões digital e analógica, como na cadeia de impressão em si, desde a pré-impressão até o acabamento.

São processos evolutivos pelos quais o empresário de impressão irá passar e vai precisar estar preparado, mudando sua forma de pensar em vários aspectos, como design de produto, logística, marketing, vendas, dentre outros aspectos. A impressão digital, dentro deste contexto, vem para integrar-se perfeitamente com a impressão analógica, visando a criação de um parque gráfico completo e integrado. É preciso ainda pensar em como as novas tecnologias, em especial as trazidas pela internet e pelo mobile, podem ajudar na geração de receitas.

A especialista em Comunicação Visual e diretora do Grupo GF, Luciana Andrade, também esteve presente em Minas Gerais com o tema "A Comunicação Visual e o Mercado Novo". Luciana também ressaltou como fundamental o empresário estar atento às modificações do mercado e saber mudar seu pensamento para se adaptar aos novos tempos.

Saber o momento de mudar a estratégia, buscar novos mercados, conceitos e parcerias, e estar sempre aprimorando os conhecimentos também foram temas destacados, além do compartilhamento de experiências de profissionais que deram certo.

A Patrocinadora Ouro da etapa Belo Horizonte, a Ampla, abordou "Entendendo o custo total de propriedade de uma impressora digital", com Sidnei Marques, diretor de operações da Ampla. O executivo discorreu sobre variáveis que devem ser consideradas pelo empresário do segmento de impressão digital ao avaliar o custo de aquisição de um novo equipamento.

"Não se trata apenas do preço isolado do equipamento, mas do TCO - Total Cost Ownership (Custo Total de Propriedade"), que envolve fatores como: gastos operacionais e de materiais requeridos (insumos como tinta, substrato, GGFs... com melhor eficiência), assim como gastos e valor de descarte. É preciso avaliar qual é o custo real por metro de impressão. O empresário deve procurar saber se o fabricante garante aspectos de segurança - como frete com seguro e seguro durante a instalação e a manutenção do produto", alerta Sidnei Marques. É necessário levar em consideração se o bem adquirido terá atualizações dos sistemas de software garantidas pelo fabricante, para que a máquina não fique ultrapassada.

A etapa Belo Horizonte teve Patrocínio Ouro de Ampla e Patrocínio Prata de Mimaki, Bremen, Global Química & Moda, DuPont, Roland e Arconvert.

Terceira etapa será no Rio de Janeiro

O FESPA Brasil Fórum ocorre honrando o lema "Profit for Purpose" - "Lucro por um Propósito" da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade para os profissionais. Outro objetivo é valorizar as características de cada região, levando um conteúdo focado ao empresário do setor. O evento acontece no Senai Maracanã, rua São Francisco Xavier, 417, Maracanã. Inscreva-se no link: http://www.fespabrasil.com.br/forum.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil