Equipamento de alta produção será destaque da Kyocera na FESPA Digital Printing 2024

Conheça as principais soluções Kyocera e como a empresa está se preparando para a FESPA Digital Printing 2024

Equipamento de alta produção será destaque da Kyocera na FESPA Digital Printing 2024

 

A Kyocera está pronta para uma participação histórica na FESPA Digital Printing 2024, de 11 a 14 de março em São Paulo. A empresa sabe que o mercado brasileiro estará reunido na feira e levará equipamentos focados em ajudar o profissional gráfico. Entre eles, o maior destaque é a Kyocera TASKalfa Pro 15000c, que estará em forte produção durante a feira.

O time da FESPA visitou a sede da Kyocera no Brasil para conversar com Julio Salgado e Priscila Demétrio, do time de marketing da companhia, sobre as expectativas para a feira e muitos outros temas, como sustentabilidade, o posicionamento da Kyocera, novidades no inkjet e muito mais. Confira os tópicos:

 

Posicionamento da Kyocera no Brasil

A Kyocera tem um atendimento nacional. Temos boa capilaridade nacional e trabalhamos diretamente com distribuidores e revendedores, com os produtos do segmento laser A4 e A3. E no equipamento de alto volume jato de tinta temos nossos dealers e representantes, e também a venda direta. São aproximadamente 390 dealers no Brasil e 4 distribuidores.

 

As novidades no inkjet de alta produção

Em equipamento de alto volume, temos a Kyocera TASKalfa Pro 15000c, específica para o segmento de alto volume, com a tecnologia jato de tinta. Hoje focamos praticamente em 3 verticais muito importantes: transacional, transpromo e o editorial. Basicamente, essas 3 verticais de negócios são as principais que nós aplicamos a tecnologia deste produto.

Descendo um degrau, temos equipamentos A3 coloridos ou preto e branco laser, na casa entre 60 e 50 páginas por minuto. Seria para o cliente, por exemplo, que quer dar os primeiros passos dentro do segmento digital e tem como investir em um equipamento de menor porte.

Tem qualidade, tem a possibilidade de colocar controladores externos para fazer gerenciamento de cores, calibrações, perfil ICC, e todos esses elementos importantes, oriundos da área gráfica.

 

O que os clientes estão imprimindo

Hoje o cliente básico da TASKAlfa trabalha no mercado editorial. Ou seja, o mercado de todos os tipos de livros, principalmente didáticos, como apostilas. A apostila é um mercado muito forte que no Brasil, principalmente pelo Ensino Fundamental I, ainda reina bastante. Depois das apostilas, vêm os livros didáticos.

Ainda no caso das apostilas, ela se enquadra em todos os materiais voltados à área educacional, desde a pré-escola até o ensino universitário.

Mas algo que esse equipamento faz bem e que hoje tem procura para essa demanda é a impressão do livro sob demanda. Antigamente as grandes gráficas faziam quantidades gigantescas. Agora não, você vê pedidos por 100 unidades.

Se eu for levar isso para um equipamento de maior porte, para uma máquina rotativa, não é possível fazer. Mas com um equipamento como a TASKAlfa, em que você consegue colocar uma demanda curta, você consegue imprimir sem ter prejuízo. Pelo contrário, na velocidade que a gente precisa. A TASKAlfa faz o conteúdo, tanto faz se for colorido ou mono, em vários tipos de mídias para ter ancoragem na tinta.

 

Baixas tiragens e impressão sob demanda

Uma gráfica rápida precisa fazer materiais rápidos, em pouca quantidade, mas que não vai perder a qualidade, a performance e principalmente a utilização dos tipos de mídias. Ou seja, o segmento laser que nós temos, a variação para mídias, ou seja, um papel diferenciado, texturizado, translúcido, etiquetas, esse tipo de material que é muito procurado dentro do mercado gráfico, essas máquinas têm esse atendimento para isso.

Tem uma variedade gigante de aplicações para as máquinas laser, especificamente. Então, as máquinas variam no uso. Tem o uso corporativo, como nós utilizamos aqui no escritório, até as gráficas rápidas.

Por exemplo, uma vertical que a gente atende, que não é o mercado gráfico, mas que traz um valor agregado em um benefício gigante, é a impressão de DMI, que são exames por imagem. Quando o paciente precisa, é possível ser impresso.

 

Alta qualidade como obrigação

Enxergamos que hoje os equipamentos, não só laser, mas inclusive a TASKAlfa jato de tinta, tem esse fator personalizado. Ou seja, os clientes hoje não querem apenas um papel pintado. Ele precisa de uma qualidade extraordinária. Precisa daquela qualidade mais do que fotográfica.

Você vai tirar uma cópia numa copiadora e, se vier manchada, você não quer mais. A pessoa está descartando esse tipo de qualidade que não é profissional. Então, hoje a qualidade é exigida. A personalização, o famoso on demand, ou seja, impressão sob demanda, é cada vez mais requerida.

Antes a gente podia ir numa livraria, comprar um livro, comprar um material personalizado. Hoje a gente consegue fazer tudo pela internet. Ou seja, se eu não estou vendo o material físico, estou tendo a confiança de que vou receber algo de qualidade.

Então, todas as empresas, ou seja, os fabricantes, precisaram se remodelar trazendo produtos de altíssima qualidade para isso. E aqui a Kyocera não ficou por trás. Temos produtos de alta qualidade, que tem performance.

 

Sustentabilidade

A Kyocera tem uma preocupação muito grande com a questão da sustentabilidade. Então, o fator de ter esse ponto em elevação aqui dentro da empresa traz algumas tecnologias atreladas a isso.

Nossos equipamentos oferecem tecnologia de toner diferenciada, conhecida como iToner. É um toner composto de biomassa, que tem uma leve película de cera que vai dar aquele tom um pouquinho mais brilhante, mas ao mesmo tempo não é agressivo ao meio ambiente. Nos últimos lançamentos, tiramos o dióxido de titânio dessa composição química. Então, é mais um elemento que não será agressivo ao meio ambiente.

Essas são uma das premissas da parte sustentável que a Kyocera defende. Assim como outros fatores, por exemplo, toda a linha A4, tanto corporativa quanto direcionada para uso colorido, tem um gráfico que se chama EcoSys. Então, por exemplo, a gente não usa isopor no isolamento interno das máquinas, dentro das caixas. Utilizamos uma linha de papel, porque o papelão é menos agressivo ao meio ambiente.

Temos uma série de questões que hoje são pontos fortes da Kyocera em relação aos concorrentes. A própria TASKAlfa consome bem menos energia. E esse é um fator que faz a diferença.

Pelo fato dela não ter o elemento da fusão, que é aquele elemento que aquece o gás, que aquece o toner para derreter, é mais sustentável. Então, o fato de não ter esse elemento, que é o vilão de todo o equipamento laser, que vai ter um consumo maior de energia, traz esse fator sustentável também. Esse fator que traz essa responsabilidade sustentável, ecológica, e todos esses elementos, é dinheiro também.

 

Clientes e sustentabilidade

Tivemos um projeto recente que foi questionado pelo cliente sobre alguns fatores específicos sustentáveis antes das características da máquina. Ou seja, questão de emissão de carbono, como são os requisitos químicos, inclusive do toner, questão da embalagem, consumo de energia, todos esses elementos.

Muitas empresas, principalmente, a gente chama de contas globais, que são multinacionais, que muitas vezes são atendidas aqui como algo filial, colocam isso como premissa.

Às vezes, quer saber primeiro isso, antes de saber se a máquina tem um bom rendimento em páginas por minuto, se o cilindro dela vai durar para x mil páginas. Ele quer ter essas informações mais consolidadas do que, necessariamente, outras especificações de características do hardware.

Outro fator que acontece bastante, que a gente pode observar, é que, por exemplo, a Kyocera, os parceiros de venda da Kyocera, negociam bem, vendem muito para o governo. Uma boa parte do que a gente vende, principalmente lasers, A3, A4, vão para o governo. Inclusive, a TASKAlfa.

Então, é muito comum, hoje em dia, a gente ver nos termos de referência dos editais esses pontos. O equipamento pode consumir, no máximo, uma certa quantidade de KVA. Esse é um diferencial, por exemplo, para as nossas máquinas, mas, principalmente, para a TASKAlfa.

Então, é um fator já vivido por nós, seja nos editais, como, em projetos corporativos, que são empresas que dão um engajamento muito importante nessa parte sustentável. E outros detalhes: nossos equipamentos, principalmente na linha EcoSys, utilizam 30% a menos de plástico na sua parte da estrutura. Ou seja, menos recurso de matéria-prima que retiro do meio ambiente para fabricar meus equipamentos.

 

Expectativas para a FESPA Digital Printing 2024

As expectativas são as mais avassaladoras do mundo! Estamos apostando muito, muito, muito na FESPA. Estamos com uma expectativa muito alta.

Queremos muito fazer grandes negócios, que o Brasil conheça a Kyocera por um fabricante dentro do mercado de alto volume, que antes as pessoas talvez não tenham essa visão. E agora, depois da feira, seremos outra empresa.

Nossa expectativa é vender mais, principalmente a TASKAlfa, e para que em 2025 a gente possa ocupar um espaço maior, levar mais pessoas, levar mais soluções.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil