Artigo: Sublimação na impressão têxtil para decoração: cinco chaves para o crescimento

Artigo: Sublimação na impressão têxtil para decoração: cinco chaves para o crescimento

Por Debbie McKeegan

A impressão por sublimação domina o cenário da impressão digital têxtil - respondendo por quase 50% de todas as impressões digitais têxteis nos setores de grande formato e vestuário.

O mercado de impressão têxtil por sublimação, o qual foi avaliado em US$ 8,1 bilhões em 2019, está registrando uma taxa anual de crescimento composto (CARG) de 10,7% durante o período previsto de 2020 a 2025 e espera alcançar um valor de US$ 14,2 bilhões até 2025. (Research & Markets).

Como um setor de mercado estabelecido e robusto, a impressão digital têxtil por sublimação tem cinco influências principais para agradecer por seu sucesso contínuo:

1 - Facilidade de produção impressão digital por sublimação

Para muitos setores no têxtil, antes dominados por rotas de processamento complexas para tintas ácidas e reativas, o processo por sublimação oferece um caminho simples, ambientalmente seguro e confiável. Com apenas dois passos simples, impressão e calandra. Quando se usar sublimação, e o método de impressão por transferência, não há necessidade de pré-tratar o tecido, ou garantir que o tecido esteja livre de vincos e rugas em uma máquina de impressão.

Imprima por sublimação em papéis que estejam em uma plataforma plana e estável para receber a impressão. Após a impressão, a sublimação só precisa de uma fixação em uma prensa térmica, ao contrário dos sistemas ácido e reativo, que necessitam de acabamento: vaporização, seguida de lavagem e secagem.

Crédito da imagem: PANAZ

O apelo de sublimação não está apenas confiando nas impressoras de entrada, que estão prosperando com o processo descomplicado, mas também já pontua com volumosas impressões, as quais aproveitam as propriedades consideráveis de economia de água e energia do processo de sublimação.

2 - Velocidade de produção

O processo de impressão digital por sublimação entrega produtos de forma rápida e atende a velocidade do algoritmo de mercado que é essencial na criação de uma proposta de mercado de decoração relevante e vencedora. A simplicidade da rota de processo de sublimação quando comparado com outros processos de tecnologia de impressão digital dá uma vantagem substancial, sem atrasos para revestimento, vaporização ou lavagem pós-impressão, garantindo que o produto esteja pronto para envio logo após a impressão.

Inovação também está contribuindo para aumentar a velocidade ao mercado, com o lançamento da Durst P5 ISUB, um processo de impressão sublimação de uma etapa, onde o passo de fixação é absorvido em um processo contínuo, simplificando e agilizando ainda mais o processo de impressão por sublimação.

3 - A aceitação da tecnologia de sublimação no mercado de decoração

Isto inclui cortinas, carpetes, almofadas, estofados e acessórios customizados para espaços residenciais e comerciais, que estão por trás desse crescimento.

Isto é porque a sublimação é particularmente adequada para o mercado de móveis e estofados, pois fornece um método simples de impressão de tecido resistente a fogo, sem a necessidade de pós-tratamento.

 

Crédito da imagem: PANAZ

No Reino Unido, as companhias de decoração na parte de mobiliário como Edmund Bell e Panaz estão usando a tecnologia de impressão digital para impulsionar suas ofertas de decoração. Impressoras vêm oferecendo uma vasta gama de produtos sublimados impressos, incluindo decoração para exteriores e coberturas, assim como guarda-chuva e guarda-sóis, tendas, gazebos e mais.

Todas essas aplicações movem o mercado ainda mais para acelerar o crescimento de produtos promocionais impressos, incluindo abrigos externos e espaços para eventos, e móveis com tecidos para uso outdoor - todos são setores em crescimento no mercado.

Também estimulando o crescimento - os desenvolvimentos dentro do setor de tecido - aqui as inovações continuam a aumentar a disponibilidade de tecidos e cortinas, retardantes de foto, tecidos duráveis e, claro, fibras recicladas - reforçando o argumento do poliéster como uma alternativa sustentável às filas de origem celulósica.

4 - A diversidade e engenhosidade do maquinário têxtil digital disponível

Pode-se dizer que os fornecedores de equipamentos estão cobrindo todas as bases, de máquinas de entrada até produções de volume industrial. E como há uma grande variedade de preços, a oferta de máquinas é amplamente vista como democratização do espaço de impressão por sublimação.

Da impressora de mesa Epson SC-F100 A4 de sublimação, indo para Mutoh RJ-900X, Epson F1000, HP Stitch S1000, Mimaki TS-100 e Roland RT 640, até o topo com Mimaki Tiger 1800B, Colorjet SubliXpress e Durst P5 - seja qual for o orçamento existente, ao que parece, há uma máquina para todos.

5 - A natureza sustentável e ecológica do processo de sublimação

Estimativas independentes afirmam uma economia de 95% em uso de água e uma economia de 75% em economia de uso de energia contra outras tecnologias de impressão digital.

Diferente de soluções de impressão tradicional - a impressão por sublimação é uma tecnologia de impressão extremamente “verde e ecológica”. No processo de impressão por sublimação, não existem toxinas, protegendo os operadores e o meio ambiente. A tinta sublimática se transforma em gás por meio do processo de transferência de calor, e os tecidos impressos são totalmente seguros para tocar e manusear.

Além disso, como o processo de impressão de sublimação, embora ainda em evolução, está conosco há mais de 30 anos, a tecnologia de tinta também amadureceu o processo, criando mais tintas ecológicas, livres de metais pesados, sem toxinas ou VOCs. Como resultado, hoje, a maioria das tintas por sublimação são certificadas OEKO-TEX ou Greenguard e seguras para impressão jato de tinta em tecido de poliéster para criar uma ampla variedade de itens sublimados, incluindo produtos para bebês e crianças pequenas.

Assim, à medida que a agenda de sublimação avança, os pilares de seu crescimento, seja facilidade de uso, velocidade de produção, e ampla difusão de máquinas disponíveis ou a sustentabilidade do processo, como mostram as estatísticas - é definido o ritmo para todas as outras tecnologias em seu campo.

 

Crédito da imagem: PANAZ.

Para decoração de interiores em móveis e estofados, a sublimação é vista como a opção comercial mais viável em um campo altamente regulamentado, e nós podemos esperar um crescimento acelerado neste setor, uma vez que isso também muda para customização - sob demanda. Mas também lidera em muitos outros setores, como produção de banner, vestuário, bandeiras e display, onde a alta qualidade de sua impressão e sua facilidade e velocidade de produção tem um grande prospecto para crescimento nos próximos anos.

Fonte: FESPA.com

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil