Artigo FESPA: Impressoras de pequeno formato mesa plana imprimindo em indústrias

Artigo FESPA: Impressoras de pequeno formato mesa plana imprimindo em indústrias

Por Nessan Cleary

Há muitas impressoras de pequeno formato de mesa plana que usam tecnologia originalmente desenvolvida para produzir sinalização e display, mas são projetadas para imprimir objetos e substratos planos. Muitas dessas máquinas estão sendo vendidas para usuários de indústrias, mas elas também estão ajudando muitos profissionais de impressão, de empresas de comunicação visual a impressores comerciais e de rótulos, a entrarem em novos mercados.

O mais óbvio desses mercados é a personalização e customização de outros produtos para agregar valor. Brett Newman, diretor da Hybrid Services, distribuidor da Mimaki no Reino Unido, explica: “Você pode pegar algo como uma garrafa de água de alumínio que custava 3 libras e colocar 25p de tinta nela com o nome de alguém, o que custaria cerca de 4 libras para produzir e é vendida a 18 libras cada”. Ele diz também que usuários tiveram sucesso com outros tipos de presentes, como imprimir fotos em blocos de acrílico.

O menos óbvio está no mercado industrial, com muitos fabricantes usando estas impressoras como parte de suas linhas de produção. Isso inclui qualquer coisa, de imprimir logos e números de série em peças, ou instruções diretamente em tampas de metal.

A maioria dessas impressoras vem com uma mesa plana, mas muitos dos fornecedores também vendem gabaritos para segurar os objetos no lugar certo sob as cabeças de impressão, independente de sua forma. Na verdade, qualquer usuário competente de grande formato provavelmente poderia fazer seus próprios gabaritos.

Todas essas impressoras usam tintas cura UV LED, e a maioria oferece uma escolha de diferentes configurações de tinta para que o usuário possa combinar a tinta mais apropriada para cada material que será impresso. Como acontece em toda impressora UV, é possível imprimir camadas de tinta uma sobre a outra para criar efeitos táteis, incluindo braille, e a maioria das impressoras inclui tintas clear para efeitos de verniz. Newman diz que os clientes normalmente dedicam uma máquina para cumprir um contato específico com a tinta mais adequeada para aquele projeto e compram uma segunda máquina para outro contato carregado com uma tinta diferente.

A Mimaki, por exemplo, oferece uma série de conjunto de tintas. Isto inclui a LH-100, que cura para um acabamento muito resistente e pode suportar muita abrasão, mas é adequada apenas para substratos rígidos; e a LUS-120, a qual pode esticar até 170% sem rachar quando pressionada ou dobrada, e se encaixa em materiais de superfície macia, como interruptores de membrana ou capas de smartphone estilo carteira. Há também uma escolha de primers, incluindo o primer PR-200, o qual pode ser usado em materiais de metal, vidro e resina.

Legenda: A Mimaki UJF-3042 MkII EX pode ser carregada simultaneamente com branco, verniz e primer junto com suas tintas CMYK.

A Mimaki produz a UJF-3042MkII EX, a qual pode imprimir em 1200x1200 dpi em uma área de 300x420mm e direto em objetos de até 153mm de altura. Ela tem quatro cabeças de impressão e pode suportar até oito frascos de tinta para que possa ser carregada com CMYK mais branco, verniz e primer simultaneamente. Há uma versão maior, a UJF 6042 MkII, a qual lida com objetos de até 610x420mm. Ambas podem ser equipadas com um Kebab - um gabarito especial que gira em um item cilíndrico para que as imagens possam ser impressas ao redor de um item, como uma garrafa de bebida.

A Mimaki também vende uma impressora maior, a UJF-7151plus, a qual tem um tamanho máximo de impressão de 710x510mm e imprime em objetos de até 153m de espessura. Assim como o padrão de tintas CMYK mais banco e clear, há uma opção de tinta metálica capaz de produzir em acabamento fosco tipo foil ou um efeito de tinta brilhante. A Mimaki diz que esta tinta deve ser uma alternativa viável ao usar um processo secundário como em aplicar foil, particularmente para materiais como policarbonato e ABS.

A Roland desenvolveu a série de impressoras VersaUV LEF-2. Ela começa com a LEF2-200 básica, a qual imprime em área de 508x330mm e lida com objetos de até 100mm de altura. Ela tem seis canais de tinta para CMYK mais uma combinação de branco, brilho ou primer. Há um modelo maior, a LEF2-300, com uma área de impressão de 770x330 e novamente 100mm de altura. Depois, há uma nova variação, a LEF2-300D, a qual tem a mesma área de impressão do modelo 300, mas lida com objetos de até 200mm de altura. Ambas oferecem sete canais de tinta, então é possível ter a configuração completa de CMYK mais branco, brilho e primer.

Legenda: Linha Roland LEF2-300 atua com a impressão de pequenos objetos

No começo de 2020, a Mutoh introduziu duas novas impressoras industriais, a XpertJet 461UF e a XpertJet 661UF. A 461UF tem uma área de impressão de 483x329mm, enquanto a maior 661UF pode cobrir 483x594mm. O modelo menor lida com objetos de até 70mm de altura com a mesa de impressão padrão, ou 150mm de altura se você remover a mesa, enquanto a 661UF pode lidar com objetos de até 150mm em altura sem qualquer problema. Há uma opção disponível de mesa de vácuo para ambas, e uma gabarito giratório para girar objetos cilíndricos, como garrafas de bebidas para a 661UF.

Legenda: Mutoh desenvolve esta impressora mesa plana UV, a XperJet 461UF, para impressão direta no objeto.

 

Essas impressoras usam cabeça de impressão Epson de 8 canais com resolução de 1440x1440 dpi. Elas podem ser configuradas tanto para CMYK como para CMYK mais verniz ou branco e verniz. Há duas configurações de tinta para impressão em materiais rígidos ou flexíveis. Cura é feita por meio de uma matriz de LED de 2 polegadas de altura, a qual foi dividida em seis segmentos, cada uma pode ser individualmente controlada. O grau de cura pode ser variado para produzir diferentes efeitos, como vernizes brilhantes, acetinados ou foscos, e estes podem ser diferentes entre os segmentos para ser possível imprimir em diferentes objetos, cada um com diferentes acabamentos, tudo ao mesmo tempo.

Legenda: Linha da sul-coreana Apache também tem foco nas impressões menores

Axzyra, com sede no Reino Unido, vende a linha de mesa plana da sul-coreana Apache, focada especificamente no mercado industrial. Há cinco impressoras começando com a GH4545 Evo, um equipamento de mesa com uma área de impressão de 450x450mm que lida com substratos de até 120mm de altura e 10kg de peso. A maior é a GH1012 Evos, a qual lida com materiais de até 1000x1200mm, 20kg em peso e 150mm em altura.

Todas essas impressoras usam a cabeça de impressão GH2220 da Ricoh, mas a empresa acabou de lançar uma nova série equipada com as cabeças de impressão TH5241 mais recente da Ricoh, que a 1200dpi vão levar a uma melhor qualidade da imagem e maior velocidade de impressão. Ela usa duas cabeças, cada uma com quatro canais, e pode imprimir CMYK com banco, verniz e primer. Há dois tamanhos disponíveis: a TH6090 com uma cabeça de 600x900mm e a TH1012 com uma área de impressão de 1000x1200mm.

Em conclusão, os equipamentos podem ser muito menores do que uma típica impressora de grande formato, mas oferecem uma grande oportunidade para diversificação. E em tempos desafiadores as oportunidades podem fazer uma grande diferença.

Fonte: FESPA.com

 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil