Artigo FESPA: Analisando as crescentes oportunidades na impressão direta em tecido

Artigo FESPA: Analisando as crescentes oportunidades na impressão direta em tecido

Por Rob Fletcher

Com o mercado de impressão direta em tecido seguindo em expansão, Rob Fletcher analisa como os provedores de serviços de impressão podem entrar neste setor e tirar vantagem da quantidade de trabalho oferecido.

A impressão DTG (direct to garment ou impressão direta em tecido) tem sido citada como um mercado chave de crescimento há algum tempo, com uma boa quantidade de fornecedores de serviços de impressão já tendo feito este movimento. Isso se deve principalmente à grande quantidade de trabalho oferecido no setor e a grande gama de produtos relacionados à impressão DTG.

Mas, como é sempre o caso quando há uma expansão para um novo mercado, você deve primeiro considerar: a) se você tem a demanda para tais produtos dentro de sua atual base de clientes b) o maquinário que você precisa para fazer a transição e c) se seu staff necessita treinamento adicional para operar um kit associado com DTG.

Se a resposta para a primeira destas questões é sim, então você pode começar a buscar o tipo de kit e conhecimento que você irá necessitar para fazer um movimento de sucesso dentro do mercado. A FESPA.com reúne algumas das principais marcas do setor em DTG para descobrir o quão simples uma transição pode ser.

Demanda crescente por produtos personalizados

Um dos nomes de maior destaque não apenas em DTG, mas no mercado de impressão global é a Ricoh. Simon Isaacs, diretor de vendas da Ricoh no Reino Unido, disse que há muitas oportunidades de crescimento em DTG para prestadores de serviços de impressão de todos os tamanhos, por conta de um forte aumento na demanda por produtos têxteis impressos.

“Com o crescimento da impressão têxtil, os sistemas de impressão DTG estão ganhando tração no mercado e há uma demanda crescente para a produção de itens personalizados, como camisetas, sacolas de pano e capas de almofadas”, diz Isaacs.

“Ricoh investe regularmente em soluções inovadoras para prestadores de serviços de impressão. A demanda crescente por decoração de tecido nos conduz a otimizar ainda mais nossa oferta e empoderar nossos clientes para trazer mais valor aos seus mercados”.

Legenda: A Ricoh Ri 1000 pode imprimir em velocidades de até 28 segundos para cor completa em gráficos de 10x8 polegadas.

Com isto, Isaacs chama atenção para a Ri 1000, a mais recente impressora DTG da Ricoh, que imprime gráficos com cor em 1200x1200 dpi em tecidos em uma diversa gama de tamanhos, cores e materiais.

Com placa magnética de rápida troca, disponível em múltiplos estilos e tamanhos de até 16 x 19,6 polegadas, fornece uma variedade de opções de impressão; todas as placas da Ricoh Ri 1000 são pré-preparadas para fornecer aos usuários proteção de carregamento do tecido sem complicações.

Os benefícios adicionais da Ricoh Ri 1000 incluem construção de aço durável, com um design Ricoh, alto desempenho de impressão e cabeças de impressão Ricoh, além do design especial de mesa e transporte, o que ajuda a manter os tecidos planos e no lugar, mesmo imprimindo em velocidades de até 28 segundos para gráficos em cores de 10x8 polegadas.

“O mercado de impressão DTG está crescendo e estamos confiantes que a Ricoh 1000 será muito bem recebida por uma vasta gama de negócios”, diz Isaacs. “Desde que estamos integrando estrategicamente nossa tecnologia inkjet dentro de nossas próprias soluções de impressão, temos buscado observar atentamente o mercado em termos de como nós podemos alavancar as mentes criativas da Ricoh para fazer uma tecnologia inovadora disponível para os nossos clientes. Por sua vez, a tecnologia permite que nossos clientes entrem em novos mercados, melhorem suas margens e cresçam seus negócios”.

Revolucionar a indústria de vestuário

Outra marca líder na tecnologia DTG é a Epson, a qual tem um número de soluções de kit a oferecer para o mercado. Bruno Rost, gerente corporativo para a Epson Europa, disse que o DTG vem crescendo desde que a impressora digital de camisetas foi lançada nos anos 2000 e irá continuar a expandir assim que mais tecnologias venham ao mercado.

Rost disse: “Ainda que o mercado DTG alcance o estágio de maturidade em certo ponto, os avanços contínuos na tecnologia de impressão e a explosão da indústria do e-commerce são esperadas para atingir uma alta demanda. Como resultado, o setor DTG irá continuar a crescer e finalmente começará a ganhar mais market share da tradicional impressão de camiseta. De meu ponto de vista, o DTG revolucionou completamente a indústria de vestuário e agora é considerado o futuro da impressão de camiseta”.

Legenda: A Epson SureColor SC-F2100 foi introduzida em janeiro do ano passado para substituir a SureColor SC-F2000

Em termos de kit disponível da Epson, Rost recomenda sem hesitar a SureColor SC-F2100, a qual foi introduzida em janeiro do último ano para trocar sua predecessora SureColor SC-F2000.

Capaz de produzir impressos coloridos de alta qualidade em muitos itens, a SC-F2100 oferece novos recursos, como uma melhor velocidade e confiabilidade, o menor TCO (custo total de propriedade) direcionado e a habilidade de criar designs de impressão customizados usando o RIP da Epson.

Rost disse: “A SC-F2100 é voltada a qualquer um que queira adicionar a impressão DTG em seus serviços, como produtores de impressão de camiseta, varejistas de camisetas online, companhias de alto e baixo volume de impressão, assim como empresas que queiram produzir seu próprio vestuário de trabalho ou itens promocionais”.

Outra vantagem da SC-F2100 é que, de acordo com Rost, ela fornece uma vantagem competitiva no mercado DTG ao permitir que o usuário imprima diretamente em algodão ou misturas de algodão. O processo de impressão pode ser realizado facilmente em um baixo custo de manutenção, sem comprometer a qualidade do resultado final.

Além disso, seu design escalonável - ao usar diferentes tamanhos de placas - dá aos usuários a oportunidade de imprimir camisetas e aventais até lenços e fronhas. Rost adiciona: “Em suma, a SC-F2100 é o primeiro e necessário passo para uma pessoa, ou um negócio, ter sucesso no mercado DTG”.

Personalização é chave para clientes

Também ativa dentro do mercado DTG é a Roland DG. Encarna Luque, gerente de desenvolvimento de negócios para tintas e têxteis na Roland DG EMEA, disse que o DTG é uma enorme oportunidade para os empresários de impressão nos anos seguintes, e o fabricante está encorajando as companhias e empresários a explorar o setor.

Luque diz: “A pesquisa confirmou que a personalização é um foco chave, como clientes querendo produtos únicos que eles podem estimar - e eles os querem imediatamente; necessidades de produção na hora e pedidos de pontos de venda estando conduzindo os negócios ao setor DTG. Como um resultado destes fatores, naturalmente há um demanda forte para baixas tiragens, as quais se encontram nos mais recentes dispositivos DTG da Roland. Estes otimizam a cadeia de fornecimento para reduzir o estoque, tornado mais fácil lançar novos produtos de baixo volume - assim como produção em massa onde necessário”.

Legenda: A Roland VersaSTUDIO BT-12 é uma impressora de entrada DTG projetada para permitir que recém-chegados ao mercado DTG produzam itens como camisetas customizadas e sacolas.

Com isto, Luque escolhe duas recentes adições ao portfólio Roland DG: a Roland VersaSTUDIO BT-12 e a Roland XT-640S - tecnologias que podem apoiar os fornecedores de serviços de impressão em ambas as extremidades do mercado DTG.

A Roland VersaSTUDIO BT-12 é uma impressora DTG de entrada desenvolvida para a customização colorida de camisetas de algodão, sacolas e mais no ponto de venda. Esta impressora de mesa é comercializada como uma alternativa sob demanda às tradicionais técnicas de impressão de vestuário e é projetada para ajudar as menores companhias a entrar no mercado de personalização de tecido.

Enquanto isso, a Roland XT-640S, a qual estará disponível para compra em um futuro próximo, é projetada para altos volumes de produção no ambiente industrial, com Luque sugerindo que ela pode ajudar as atuais companhias de impressão de serigrafia a fazer o movimento dentro da impressão digital com uma mínima curva de aprendizado.

Luque adiciona: “É um ótimo produto de transição para os negócios de decoração de tecido buscando otimizar seu workflow interno, reduzir manutenção e acelerar os tempos de entrega em linha com as modernas demandas de mercado. Ao mesmo tempo, a Roland XT-640S será o produto perfeito para as empresas com experiência na impressão direta no tecido que têm planos de expandir”.

Economizando dinheiro e reduzindo custos

Investigando ainda mais fundo o mercado de DTG, a Omniprint International oferece uma série de soluções para ajudar os prestadores de serviços de impressão a crescer em seus negócios. Victor Peña, o fundador e CEO da Omniprint, disse que agora é a hora perfeita para entrar em DTG, visto que a tecnologia está em seu mais alto ponto de avanço, permitindo maior usabilidade e lucratividade.

Peña diz: “DTG não é tão comum como a impressão em serigrafia e sublimação nos negócios de impressão internacionalmente. No entanto, tanto os atuais com os novos proprietários de DTG estão aproveitando isso para dominar o mercado único e preencher o mercado com total qualidade, impressão colorida com sem restrição de arte. O custo de produção em DTG são muito baixos, por isso as margens de lucro são muito impressionantes, enquanto o tempo de produção economizado que seria usado na criação ou gravação de telas também é salvo”.

Ominipirnt, a qual está expondo na FESPA Mexico de 22 a 24 de agosto, tem muitas soluções de DTG em suas linhas, mas Peña cita o carro-chefe FreeJet 330TX Plus como um equipamento que segue dominando. Destacando “a qualidade de impressão incrível” em tecidos de algodão, poliéster e misturas 100% claras e escuras, Peña disse que o dispositivo se encaixa tanto para os recém-chegados ao mercado quanto para os negócios já estabelecidos.

Peña diz: “A facilidade de manutenção que nossos usuários amam é um resultado do sistema de tampa única preservando a cabeça de impressão e prevenindo entupimentos ou ressecamentos, assim como nosso sistema de circulação de tinta branca, a qual minimiza a separação de tinta banca e economiza em custos de tinta branca. Esta máquina é perfeita para marcas de roupa ou negócios de impressão Start-up, bem como empresas de impressão estabelecidas que procuram adicionar recursos únicos ou de capacidades de atendimento sob demanda para suas configurações atuais”.

Ao falar com alguns dos fabricantes e fornecedores envolvidos em DTG, está claro que há muitas oportunidades para se animar neste mercado. Embora possa haver um alto nível de competição, a qualidade da tecnologia oferecida significa que os fornecedores de serviços de impressão que fizerem o movimento podem ter certeza que eles terão as ferramentas certas para serem bem-sucedidos.

Fonte: FESPA.com 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil