Artigo FESPA: A cara de mudança da moda

Artigo FESPA: A cara de mudança da moda

Por Laurel Brunner

É incrível quantas opções os fornecedores de serviços de impressão têm quando se trata de diversificação de negócios. Mas talvez o mais arriscado e revolucionário seja a mudança para a fabricação de roupas sob medida. É arriscado porque não há provas concretas de que os consumidores estejam dispostos a se afastar em massa de um modelo de cadeia de produção ambientalmente hostil.

Este modelo é inteiramente construído em torno de grandes quantidades de materiais de origem transformados em roupas em grandes volumes. O resultado são roupas baratas e lindas feitas de uma variedade de fibras, misturas e tecidos. A mudança para microfábricas de vestuário, afastando-se do modelo a granel, permite a produção sob demanda de roupas perto de seus pontos de compra. Mas será que este modelo vai realmente remodelar a cara da moda?

Muitos fabricantes de sistemas de impressão digital pensam que sim e esperam que a indústria da moda adote um modelo sob demanda para reduzir as emissões de seu setor. As microfábricas podem ajudar a reduzir as emissões e os resíduos associados à fabricação em massa. Eles também podem ajudar a moda a ficar ainda mais rápida, para que designers e marcas possam entregar mais de um punhado de coleções a cada ano. Poderíamos nos afastar da tirania sazonal da moda para um modelo que responde aos eventos e não à estação.

Há muito o que gostar neste modelo, principalmente o acesso que dá aos jovens designers ao mercado. Ainda precisamos que os tecidos sejam produzidos, mas se eles puderem ser impressos digitalmente com padrões e desenhos, uma enorme quantidade de água pode ser economizada. Produzir roupas perto do mercado, por meio de vendas on-line, também economiza as emissões associadas ao transporte, armazenamento e gerenciamento de estoque. A relação entre designer e cliente é direta e íntima e só são produzidas as roupas para as quais há comprador. Pelo menos em teoria.

Desvincular a indústria da moda de sua estrutura tradicional exigirá mais do que boas intenções e altos ideais, principalmente em mercados desenvolvidos como EUA e Europa. No entanto, em locais onde a indústria de vestuário ainda tem espaço para crescer, a impressão digital têxtil pode ter um escopo real e realizável de crescimento, criando um mercado para novas modas que reflitam as expectativas e realidades locais. A economia de recursos pode ser impressionante, mas a redução do desperdício e o descarte de roupas usadas talvez tenham maior potencial de impacto ambiental, principalmente porque oferece oportunidades para o desenvolvimento de negócios locais em regiões remotas.

A produção têxtil digital também tem considerável capacidade de escala, cenário mais provável no Ocidente. O que ainda é necessário é a infraestrutura comercial certa para moda sob demanda, impressão de alta qualidade em uma ampla gama de substratos, marketing para consumidores e, claro, educação dentro das cadeias de suprimentos existentes. Esse deve ser o objetivo de todos os fabricantes que esperam impulsionar a fabricação digital de têxteis e vestuário sob demanda da Canon, Durst, EFI e HP até a Seiko Epson. Há muito em jogo.

Informações da fonte: Este artigo foi produzido pelo Projeto Verdigris, uma iniciativa da indústria destinada a aumentar a conscientização sobre o impacto ambiental positivo da impressão. Este comentário ajuda as empresas de impressão a manterem-se atualizadas com os padrões ambientais e como a gestão empresarial amiga do ambiente pode ajudar a melhorar os seus resultados. Verdigris é suportado pelas seguintes empresas: Agfa Graphics, EFI, FESPA, Fujifilm, HP, Kodak, Miraclon, Ricoh Splash PR, Unity Publishing e Xeikon.

Fonte: FESPA.com 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil