A comunicação visual nos restaurantes

A comunicação visual nos restaurantes

Em qual ambiente a comunicação visual se encaixa? A resposta é simples: em todos! A impressão digital e os elementos de sinalização podem estar hoje em qualquer lugar e das mais variadas formas. Porém, para atuar neste mercado é preciso ser criativo e apresentar ao cliente uma proposta que realmente faça a diferença em seu ambiente.

Ou seja, é preciso ter projeto. A sua empresa de comunicação visual precisa entender que, ao entrar no mercado de decoração de ambientes, terá que mudar seu pensamento e sua proposta, até porque em vários ambientes que vamos citar abaixo há preocupações específicas. Não é mais vender metro quadrado. Então ter projetos inteligentes é o que poderá fazer a diferença.

Vamos falar hoje de como a comunicação visual pode transformar um restaurante?

Quem nunca se encantou ao entrar em um restaurante e ver uma decoração bonita e aconchegante? Muitas vezes o ambiente será o “fator desempate” entre dois restaurantes com uma boa comida. Nesse caso, a comunicação visual impressa digitalmente pode estar em todo lugar!

O chão pode estar com impressão para divulgar mensagens ou fazer indicações dos ambientes. As paredes, claro, serão o mais importante: um belo papel de parede decorativo é o que fará uma enorme diferença no espaço. Ele pode ser uma repetição de padrão que tenha a ver com a proposta do estabelecimento ou até mesmo algo totalmente único, focado na proposta do local, com uso de fotos, desenhos e artes.

Vamos colocar que o restaurante tem uma temática mais “esportiva”; então, a decoração impressa pode conter imagens dos esportes, bolas, pódios, grandes astros do esporte. Se o restaurante tiver uma temática regional, como por exemplo uma cozinha baiana, a decoração pode trazer a Bahia um pouco mais perto do cliente, com impressões que remetam ao estado. Tudo customizado graças à impressão digital!

Até as mesas e cadeiras podem ser impressas de forma personalizada, assim como balcões de atendimento. Aqui é preciso ter dois cuidados: se a mesa e/ou cadeira tiver algum elemento adicional, ela tem que seguir passando conforto (físico e visual) ao cliente. E, claro, nada pode ter um odor que passe desconforto ao cliente na hora de comer - por isso é importante estar atento aos processos de impressão e cura.

Há ainda algumas impressões menores que também podemos colocar na categoria da decoração, como cartazes, quadros e pôsteres na parede - que também podem ser adaptados a cada restaurante - e os jogos americanos das mesas, que sempre podem passar uma mensagem direta ao cliente enquanto ele espera o prato - as grandes redes de lanchonetes são especialistas nisso!

Além das grandes impressões, a comunicação visual também pode aparecer em pequenos totens informando o cardápio do dia, sobremesas especiais, pratos diferentes e outros temas.

Há ainda a sinalização de espaços como banheiro e área infantil, além, claro, de todas as possibilidades que podem ser implementadas em uma fachada, seja na impressão ou até mesmo na sinalização não impressa, com letras caixas e ACM (que, claro, também podem ser decoradas com impressão).

Outro ponto que pode ser um diferencial em seu atendimento é fazer um estudo de cores junto ao cliente. Sabemos que as cores podem provocar emoções e desejos, e em um restaurante isto é ainda mais relevante para atrair os clientes – e despertar a fome!

É importante lembrar que aqui estamos falando apenas das impressões ligadas à comunicação visual e decoração do ambiente, não estamos falando dos cardápios, brindes, uniforme de funcionários, embalagens de delivery e outros itens impressos que podem ser criados com os equipamentos que você tem aí na sua empresa! Ou seja, lanchonetes e restaurantes são locais que toda empresa de impressão precisa estar muito atenta e buscar ter como clientes!

Na FESPA Digital Printing 2023, você terá acesso direto a empresas que oferecem soluções tanto em impressão, quanto em tintas e mídias para o mercado de comunicação visual. São impressoras, tintas, vinis, papéis, acrílico, máquinas de acabamento, softwares e muito mais, tudo focado para você oferecer uma solução completa e diferenciada ao cliente. A principal feira de impressão digital do país acontece de 20 a 23 de março em São Paulo.