O universo da Impressão 3D & Comunicação Visual - Parte 1

O universo da Impressão 3D & Comunicação Visual - Parte 1

A Impressão 3D chega ao mercado de Comunicação Visual para agregar valor e tornar acessível a produção dos mais variados projetos, abrindo um infinito leque de possibilidades, ao qual só precisamos despertar a criatividade e viajar.

Nesta primeira matéria falaremos um pouquinho do que é e para que serve a Impressão 3D.

A Impressão 3D serve para construir diversos tipos de objetos personalizados de forma simples e prática que antigamente só era permitido ser feito por grandes máquinas e moldes complexos e caríssimos.

Hoje temos essa solução acessível a todos, com baixo custo, o que torna muito mais atraente o investimento nesta solução. A impressão 3D chegou para ficar no mercado de comunicação visual, decoração e nos bureaus de impressão, ou seja, já é uma realidade inovadora e de alto valor agregado.

Na FESPA Digital Printing, você confere uma série de conteúdos sobre impressão 3D e verá ao vivo os expositores com impressoras, filamentos e tudo da tecnologia. Faça agora sua credencial gratuita de visitante: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.


Mas como funciona uma Impressora 3D?

O processo de impressão é muito simples. Você precisará baixar um arquivo de desenho 3D - que é chamado de STL, ou desenhar o seu próprio modelo.

Depois de feita a arte, você vai configurar as propriedades do modelo, como espessura, dimensões, estrutura, etc, Este processo é bem simples e intuitivo e quanto mais você praticar mais familiarizado com o processo você vai ficar; depois dos parâmetros definidos é só mandar imprimir.

O substrato que a impressora utiliza é o Filamento. Ele pode ser o PLA, ABS entre outros, que falaremos mais em outras matérias desta jornada da impressão 3D.


O filamento é como se fosse a tinta do Plotter ou da Impressora ou até mesmo o Vinil autoadesivo. Ele vem em um carretel de 1kg disponível em centenas de cores. Depois de inserido na impressora, ele é conduzido até o cabeçote - chamado de extrusor, que vai aquecer o filamento em uma temperatura de 200º, derretendo o filamento que é passado pelo bico extrusor, o qual é comprimido e começa a imprimir camada a camada o modelo (objeto) dando sua forma tridimensional.

 


Como posso utilizar a impressão 3D na Comunicação Visual?

São muitas as possibilidades e segmentos que podem ser explorados: produção de letras caixas, logomarcas, brindes, peças técnicas de reposição, acessórios para letreiros, decoração, sinalização, reprodução de peças, brinquedos, jogos educativos, personagens e muitas outras possibilidades que falaremos mais a seguir.

Por ser um mercado relativamente novo, a impressão 3D já é uma realidade e tem muito a se explorar. É um mercado que está em plena expansão, tanto que os bureaus de impressão, as empresas de comunicação visual, gráficas rápidas e brindes personalizados já estão investindo nessa tecnologia para fornecer ao seu consumidor essa possibilidade.

A vantagem da impressão 3D é que ela tem penetração em todos os segmentos: artesanato, área médica, dental, industrial, automotiva e aeroespacial, assim como na linha home, produzindo peças funcionais para o dia a dia, facilitando a vida do usuário. Por ser uma solução de baixo custo, você pode explorar o universo geek e de games, imprimindo personagens, cenários e muito mais.

Sabe aquela ideia que você tem e ninguém consegue entender? Agora você pode realizar com a ajuda da impressão 3D, desenvolvendo seu protótipo para validação de um negócio.

 


Quer saber mais sobre impressão 3D e como lucrar com ela?

Acompanhe a série de matérias da Arena 3D FABLAB na FESPA 2024 aqui neste canal.

Vamos falar sobre empreendedorismo 3D e muitas de suas possibilidades!

Venha conhecer de perto essa tecnologia e como ela funciona na Arena 3D FABLAB de 11 a 14 de Março de 2024.

Venha comigo que te guiarei nessa jornada do Universo da Impressão 3D.

Rodrigo Dinardi
Universo da Criatividade, modelando o presente e imprimindo o futuro!
 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil