Mimaki: diversificação e novos negócios na FESPA Digital Printing 2024

Presença confirmada na FESPA Digital Printing 2024, Mimaki falou sobre a visão atual do cenário de impressão, o avanço da tecnologia DTF, o setor de vestuário e a personalização de rótulos.

Mimaki: diversificação e novos negócios na FESPA Digital Printing 2024

As tecnologias de impressão digital não param de evoluir e isso vale para todos os mercados: gráfico, personalizados, rótulos, comunicação visual, têxtil... é preciso entender cada tendência e cada capacidade para se manter competitivo e à frente do mercado.

Para refletir sobre o mercado brasileiro e avanços em áreas como têxtil e rótulos, conversamos com a Mimaki, uma gigante global com presença confirmada na FESPA Digital Printing 2024. O time da Mimaki falou sobre a visão atual do cenário de impressão, o avanço da tecnologia DTF, o setor de vestuário e a personalização de rótulos.

Confira a entrevista completa:


- Como a empresa analisa o cenário atual do mercado brasileiro de impressão?

Caroline Vieira – supervisora de Marketing da Mimaki Brasil: A Mimaki Brasil enxerga que a impressão digital no Brasil está passando por um crescimento significativo e desempenhando um papel cada vez mais importante em diversas indústrias. A capacidade da impressão digital de oferecer personalização e produção sob demanda permite que as empresas possam produzir produtos únicos e customizados, além da possibilidade de diversificar o portfólio de aplicações, possibilitando atender a uma ampla gama de mercados.


- A Mimaki enxerga um crescimento da tecnologia DTF - direct to film - no Brasil? Como os empresários de impressão podem aproveitar as melhores oportunidades?

Tiago Marciano – supervisor de Produtos Têxteis da Mimaki Brasil: A tecnologia DTF no Brasil vem apresentando um grande potencial de crescimento e a Mimaki acompanha essa tendência com o lançamento da TXF150-75, equipamento que agrega qualidade e confiabilidade ao mercado. Com uma variedade de aplicações, como etiquetas, calçados, mochilas, entre outros, a tecnologia DTF têxtil da Mimaki permite aos empresários a atuação em diversos mercados reduzindo custos e estruturas exigidas em sistemas ainda analógicos.


- A impressão de vestuário esportivo vem avançando no mundo todo. Como as estamparias e marcas brasileiras podem aproveitar a oportunidade? Quais tecnologias são indicadas?

Tiago Marciano – supervisor de Produtos Têxteis da Mimaki Brasil: O mercado de vestuário esportivo se torna mais exigente com esse crescimento e é necessário se diferenciar com produtos de qualidade para aproveitar as melhores oportunidades. Como solução para esse mercado, a Mimaki conta com tecnologias como sublimação com tintas fluorescentes que oferecem cores ainda mais vivas e intensas. Também é possível agregar muito a esse mercado com a tecnologia DTF têxtil na produção de escudos ou número dos uniformes, além de aplicações como patch de alto relevo produzidos com equipamentos da linha UV.


- A Mimaki atua também com força no mercado de rótulos. Quais são os principais benefícios que as soluções digitais vêm oferecendo às convertedoras?

André Molnar – supervisor de Produtos da Mimaki Brasil: A Mimaki desempenha um papel fundamental ao oferecer a todas as empresas a capacidade de produzir rótulos e embalagens flexíveis, mesmo em quantidades reduzidas. Isso significa que indústrias que englobam desde flexografia até empresas de comunicação visual, gráficas de rápida execução e até mesmo os fabricantes de produtos acabados podem agora dispor de suas próprias impressoras dedicadas à fabricação de rótulos e embalagens flexíveis. O cerne desse conceito reside na produção de tiragens pequenas e na utilização de diversos substratos, como BOPP Prata, Transparente ou Branco, assim como papel couchê adesivado e outros papéis especiais com texturas distintas.

Um aspecto adicional de grande importância é a capacidade de imprimir tinta branca sobre substratos transparentes ou prateados, além da aplicação de verniz localizado, conferindo um valor adicional ao produto final e, consequentemente, à marca em si. Através dessas variações, é possível criar áreas com tinta branca reservada, aplicar verniz em áreas específicas, simular os efeitos do hot stamping ou mesmo produzir cores metálicas ao utilizar material prateado.

A Mimaki capacita os convertedores a produzirem rótulos em qualquer quantidade, sem necessidade de gerar matrizes, o que não somente simplifica o processo produtivo das empresas, mas proporciona agilidade. Isso abre, especialmente, a oportunidade de atender um segmento de mercado anteriormente inacessível às gráficas convencionais. Esse nicho compreende pequenas empresas que se destacam na produção de lotes limitados, e está em constante expansão, principalmente nos setores de produtos artesanais como cervejas, cosméticos, itens regionais e diversas outras categorias de produtos acabados.

 

- Qual a importância da FESPA Digital Printing para o mercado?

Caroline Vieira – supervisora de Marketing da Mimaki Brasil: A FESPA Digital Printing é uma das feiras mais importantes para o mercado de impressão digital, pois serve como um ponto central para inovação, networking e oportunidades de negócios. Como expositor, participar desta feira permite à Mimaki Brasil aumentar a visibilidade da marca no mercado global.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil