FESPA Digital Printing 2027 | March 01-04 | Expo Center Norte, São Paulo, Brazil
News

Promtec instala impressora industrial para rótulos Durst Tau G3 Core 340

Redação FESPA Brasil

31 Aug 2026

Promtec instala impressora industrial para rótulos Durst Tau G3 Core 340

Ao longo de seus mais de 30 anos de trajetória, a Promtec, sediada em Campinas (SP), evoluiu de uma empresa revendedora e fabricante de etiquetas de baixa complexidade, para uma convertedora de rótulos e etiquetas - desde as mais simples, até as complexas ou técnicas para vários segmentos de mercado.

Juntamente com essa evolução, veio o cuidado no investimento em tecnologias que capacitassem, de modo sustentável, esse crescimento que, há vários anos, é de dois dígitos – algo difícil no competitivo setor label brasileiro. “Não damos um passo sem que o outro pé esteja bem firme. Essa sempre foi nossa filosofia”, salienta Jason Goulart, fundador e diretor da Promtec.

Ao longo do tempo, a empresa se especializou na produção de rótulos e etiquetas, com acabamentos diversos, como Hot Stamping, verniz serigráfico, laminações, dados e imagens variáveis. “Tudo é uma questão de estratégia. Nos posicionamos como uma empresa preparada para atender aquele cliente que está crescendo e precisando de sofisticação, mas que não tem tiragem suficiente para altos volumes, embora demande um grande grau de cuidado e qualidade”, pontua.

Há cerca de dez anos, a Promtec adquiriu seu primeiro sistema de impressão digital, inicialmente voltado à produção de rótulos e etiquetas em baixo volume. Em seguida, o parque digital cresceu com um equipamento que oferece mais flexibilidade em relação aos tipos de substratos usados.

“Neste ano, nos preparamos para um novo salto de crescimento e, após analisarmos o mercado, constatamos que precisávamos investir em um equipamento que nos desse menor custo de impressão por rótulo e, ao mesmo tempo, entregasse alta produtividade e qualidade”, destaca Jason.

Foi nesse contexto específico que, em meados deste ano, a Promtec tornou-se a primeira empresa da América Latina a instalar a impressora digital industrial Tau G3 Core 340, da Durst.

Equipada com o que há de mais avançado em tecnologia Durst para automação, padronização de qualidade e produtividade, o equipamento é um sistema inkjet com resolução de 1200x1200 dpi e velocidade de 80 metros por minuto. O modelo representa a nova geração de impressoras para rótulos da fabricante italiana, incluindo as tintas UV Durst de desenvolvimento recente, projetadas para entregar mais performance na aplicação ao substrato e cores mais vivas.

A máquina pode ser equipada com até oito cores (CMYK + Verde, Laranja, Violeta e Branco) e imprimir em mídias como papel autoadesivo, PP, PE, PVC e PET.

A versão adquirida pela Promtec inclui todo o pacote de software e automação da Durst, como o sistema Durst ARC (Automatic Register Control) para ajuste do registro de cor em tempo real — eliminando a necessidade de calibrações manuais e reduzindo drasticamente o desperdício de material —, o sistema Durst MEP (Material Edge Protection), formado por sensores ópticos nas bordas que protegem as cabeças de impressão contra ondulações ou defeitos físicos nas extremidades das mídias, e o monitoramento inteligente Hawk AI, baseado em inteligência artificial para a correção em ciclo fechado de bicos que apresentam falhas durante o processo de produção.

“A Tau G3 Core é o equipamento que nos pareceu mais adequado para o nosso projeto de crescimento e expansão rumo a novos mercados de rótulos em maiores volumes e de alto valor agregado, devido à sua robustez, velocidade e qualidade de impressão. O desempenho realmente impressiona, e o suporte comercial e técnico prestado pela Durst Brasil foi um grande diferencial”, diz Jason.

Para ele, a estrutura local da Durst no país representa maior segurança na hora de investir. “Todos foram muito atenciosos, desde o Fernando Bortolim, que fez o atendimento comercial, até o diretor Ricardo Pi e os técnicos. O fato de a Durst Brasil estar sediada em Campinas, na mesma cidade onde atuamos, também foi um fator importante, já que estamos muito próximos”, ressalta.

“Para nós, é um orgulho ter a Promtec como novo cliente da Tau G3 Core 340. Temos certeza de que, com o expertise que a Promtec tem na área de impressão digital, obterá ótimos resultados com esse equipamento, que possui uma tecnologia revolucionária e que agora tem seu primeiro caso de instalação na América Latina”, disse Fernando Bortolim, especialista no setor Label da Durst Brasil.

A Durst é presença confirmada na FESPA Digital Printing 2027!

Faça agora sua credencial gratuita de visitante e confira ao vivo toda sua tecnologia.

Garantir Minha Credencial

Redação FESPA Brasil

Equipe editorial dedicada a cobrir as principais novidades do mercado de impressão digital, sinalização e comunicação visual no Brasil e no mundo.

Posicione sua marca no momento em que as decisões são tomadas