Iniciativas técnicas elevam compartilhamento de conteúdo na FESPA Digital Printing

Iniciativas técnicas elevam compartilhamento de conteúdo na FESPA Digital Printing

Sucesso de público e um marco para a retomada da indústria, a FESPA Digital Printing seguiu também com a sua missão de compartilhar conteúdo de qualidade com o mercado de impressão digital. Isso foi novamente possível através de suas iniciativas técnicas, sempre promovidas com o suporte de importantes parceiros.

Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing, destacou o poder das ações: “Temos dentro da APS o DNA que está envolvido diretamente com a educação, conhecimento e desenvolvimento das pessoas. Diria até mais: com o fator da transformação. Por isso trouxemos iniciativas extremamente importantes, a começar pela Ilha da Sublimação que é uma parceria com a ComunidadeWEB trazendo uma série de aplicações diferentes envolvidas na área de brindes. Seguimos com a Arena Maker mostrando o poder do termoplástico e como essa nova oportunidade pode agregar a tantas empresas. E tivemos o CAMBEA, maior campeonato de envelopamento do mundo, que mais uma vez surpreendeu e trouxe a energia para a feira”.

Durante os quatro dias de evento, os 14307 visitantes que passaram pelos corredores da feira acompanharam os conteúdos. O primeiro deles foi o FESPA Trends, que diariamente apresentava uma atração diferente, como palestras com os especialistas Luciana Andrade e Wilson Giglio e também a gravação do episódio do podcast Ondas Impressas sobre estamparia digital.

Ilha da Sublimação

A Ilha da Sublimação mais uma vez ficou movimentada o tempo todo, tanto no estande dos parceiros que fazem parte da Ilha como durante as palestras, que abordaram gestão, redes sociais, técnicas de sublimação e muitos outros tópicos, um conteúdo relevante tanto para quem já atua e quer melhorar sua produtividade como para quem deseja empreender no setor de brindes.

Alex Falcão, diretor da ComunidadeWEB e parceiro da FESPA Digital Printing na realização da Ilha da Sublimação, destacou: “A Ilha da Sublimação foi um sucesso de público. As palestras estão super lotadas e sempre com conteúdo para os participantes, porque este é o motivo da Ilha: trazer conteúdo gratuito para vocês. E já estamos na expectativa para as próximas edições da Ilha da Sublimação”.

Arena Maker

Uma estreia na FESPA Digital Printing deste ano foi a Arena Maker, um espaço em que era possível acompanhar a criação de um objeto com o uso de termoplástico. Em todos os workshops, os visitantes compareceram em peso para entender o processo produtivo e também como aplicar esta nova ideia em suas empresas.

Alexandre Paschoalino de Freitas, diretor da VP Máquinas e responsável pela parte de conteúdo e ensinamento da Arena Maker, falou sobre a iniciativa: “Para mim foi muito importante estar aqui. Foi a primeira vez que estamos fazendo, e muita gente agradeceu bastante as informações que passamos durante o workshop. Também ajudamos a esclarecer muitas dificuldades, então para nós foi muito gratificante ajudar a construir a Arena Maker”.

Além de VP Máquinas, a Arena Maker teve o apoio de Cristal & Cores, ECNC, Exfak, Maxfix, PH Printers, PhotoPro, Senai, Sinteglas e Vacuum Center.

CAMBEA #10

A FESPA Digital Printing teve o prazer de receber mais uma edição do CAMBEA, um dos principais campeonatos de envelopamento automotivo do mundo, com realização da Alltak. Foram quatro dias de disputa entre as 24 equipes. Nos dois primeiros dias, aconteceram as eliminatórias. Na quarta-feira foi a semifinal e, finalmente, na quinta-feira, a grande final.

Na quarta posição, ficou a dupla formada pelos times WS e EFS. Na terceira posição, a Wrap Gerais. O segundo lugar ficou com a Evolução Plotter e o grande campeão foi D’Core/R. Nogueira, que levou para a casa o troféu do CAMBEA e a vaga para disputar o mundial na Alemanha.

James Garcia falou sobre a conquista: “Ganhar o CAMBEA é sempre importante. Tivemos o gosto do primeiro lugar no CAMBEA Nordeste e hoje experimentamos na etapa principal aqui na FESPA. Por todos os encontros que tive, por todos os amigos que encontrei fica ainda mais especial esse momento. E saber que vamos representar o nosso Brasil agora no exterior na etapa principal do campeonato torna tudo mais especial. Acredite no seu sonho que a gente acreditou no nosso”.

Marcelo Souss, diretor da Alltak e realizador do CAMBEA, reforçou a evolução do evento nestas 10 edições: “O CAMBEA 10 chegou ao final e foi incrível. Primeiro porque a gente já tinha a expectativa após a pandemia de como seria a visitação. E a feira foi um sucesso, o CAMBEA foi um sucesso. Este ano nós elevamos o nível do campeonato. O nível do mercado está mais profissional e comprovamos durante todo este espetáculo de quatro dias. A equipe que venceu realmente mereceu. Vimos a evolução da instalação e esse é o objetivo do CAMBEA: profissionalizar cada vez mais o mercado e conseguimos isso na FESPA Digital Printing 2021. Estou muito feliz”.

FESPA Expert

Antes da feira, a FESPA Digital Printing anunciou o FESPA Expert, uma proposta diferenciada para compartilhar conteúdo de qualidade aos profissionais de impressão. Composto inicialmente por Israel Nunes, Paulo Razz e Marcelo Giovanelli, vários debates ocorreram e inclusive demonstrações práticas, como a confecção de um planner e de um quadro.

Durante a feira, todos os FESPA Expert estiveram no Pavilhão Azul do Expo Center Norte conversando com os visitantes, tirando dúvidas, dando dicas e passeando pelos corredores explicando mais sobre as novidades apresentadas pelos expositores. A ideia é que este projeto seja contínuo, ou seja, siga ocorrendo mesmo após o fim desta edição, com mais troca de informações de qualidade.

Marcelo Giovanelli relatou sua experiência. Como dono de gráfica rápida, ele orientou muitos visitantes, inclusive fazendo tours pela feira, e também encontrou equipamento para a sua própria empresa: “Fiz nove transmissões ao vivo dentro da feira. Foi importante demais viver isso, quero parabenizar todo mundo que continua acreditando em nosso mercado e investe para que ele continue crescendo cada vez mais. Poder participar do FESPA Expert é fantástico, porque eu vinha como um visitante e agora fazer parte disso não tem preço, é uma grande satisfação profissional e pessoal”.

Além de FESPA Expert, Paulo Razz foi expositor da FESPA Digital Printing pela primeira vez e relata a dupla experiência: “Foi uma honra estar aqui. Somos grandes admiradores da FESPA e fazer parte disso é incrível. A feira já mudou minha vida profissional. Saímos daqui com outro tamanho e a feira proporciona isso, gerando muitos negócios. Quando chegamos antes e vimos o tamanho dos estandes, vimos um mercado acreditando no negócio. A feira ficou linda: estandes com proposta, grandes máquinas e para coroar a feira estava super lotada todos os dias. Estávamos há dois anos sem feira, então foi um evento lindo. Esse evento vai ficar para a história da impressão. Além de Expert, fiz muito contato, nem tenho mais agenda para este ano de tantas oportunidades geradas. A conversa que tive com os expositores que estamos juntos também foi excelente, porque as pessoas realmente vieram para fazer negócio, em busca de oportunidade, de algo novo. E o que vem pela frente é muito grande”.

Israel Nunes é especialista em comunicação visual e passou suas impressões da feira: “Tudo que vivemos foi um sentimento indescritível. Temos falado em feira há tanto tempo. Sempre acreditamos que esse evento aconteceria como aconteceu e não poderia ter acontecido de forma mais brilhante. Podemos destacar pontos como network de altíssimo nível que encontramos aqui, empresários fazendo negócio, fornecedores que deram seu melhor. Vimos uma feira acontecendo da melhor forma possível e acredito que não poderia haver uma melhor retomada dos eventos. Foi um privilégio fazer parte disso, há anos visitava a feira como visitante, e estar como Expert com profissionais fantásticos é muito especial mesmo”.

Alexandre Keese conclui destacando a relevância do projeto e dos profissionais envolvidos: “A feira marcou o reencontro do mercado e este encontro começou lá atrás, com o FESPA Expert. Trouxemos pessoas da indústria, que vivenciam a rotina dos visitantes. Agradecemos a todos por aceitarem o convite do Expert. São profissionais que admiramos e respeitamos, foi um orgulho tê-los dentro da FESPA Digital Printing”.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil