Expositores e visitantes destacam FESPA Digital Printing como momento de retomada da indústria

Expositores e visitantes destacam FESPA Digital Printing como momento de retomada da indústria

A FESPA Digital Printing comprovou que é o grande evento da indústria e ficou marcada como o momento de retomada do setor. Isso foi visto na qualidade dos 14307 visitantes que passaram pela feira e nas soluções apresentadas por mais de 100 expositores e centenas de marcas.

Esta efervescência é prova de um mercado forte e pronto para seguir em frente, superando todos os desafios. Durante quatro dias, empresários se reuniram para conhecer as novas tecnologias de impressão, visualizando como deixar sua empresa mais eficiente e lucrativa, e também conseguindo trocar informações e aprender nas iniciativas técnicas trazidas pela feira.

O diretor da feira Alexandre Keese trata dos pontos que fazem da FESPA Digital Printing um momento memorável: “Acredito que a realização da feira tem três pilares essenciais que descrevem seu sucesso. O primeiro é a APS e a força de seu time, que trabalhou 100% empenhada para realizá-la e abrir as portas. Na sequência todos os expositores que desde o primeiro momento vieram de coração aberto, com estandes lindos e bem preparados, mostrando novas tecnologias, aplicações, oportunidades de inovação. E por último e super importante o público que desde o primeiro momento entrou no evento e veio vivenciar o poder da impressão digital. Isso faz da FESPA Digital Printing um grande marco, com novas oportunidades de negócio sendo geradas a cada instante pelos expositores e pelos profissionais, e isso tudo será refletido no nosso mercado, que torna-se mais forte, mais promissor e cheio de energia”.

Os depoimentos de expositores e visitantes são a maior prova de como a FESPA Digital Printing atendeu e superou todos os anseios do setor. É o caso de Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda, que relata: “A experiência de participar da FESPA Digital Printing deste ano foi uma das melhores da minha vida. Entrar nesse pavilhão realmente me deixou arrepiado. Porque marcou para mim um momento muito especial: o retorno de eventos presenciais. Pudemos lembrar o quão importante é esse contato, do quão especial é a gente estar cara a cara com cliente falando de negócio, falando de projeto. Para mim foi um marco, a FESPA foi emblemática, cheia de tecnologia, com público muito contente de estar aqui presente, um calor humano incrível e muito, mas muito negócio bom acontecendo. Para mim, uma das melhores FESPAs que eu já fui até hoje”.

Karen Nakamura, gerente de marketing da Konica Minolta, tem visão semelhante: “Essa retomada no mercado está sendo muito boa. E a FESPA Digital Printing mais uma vez nos surpreendeu. O público realmente participou e veio aqui nos ver. Nosso estande está maravilhoso. Estamos atendendo clientes de todo o Brasil e isso realmente foi muito bom. Aproveito para agradecer ao público que veio nos visitar”.

Danilo Ribeiro, gerente de marketing da Mimaki, destaca a volta aos eventos: “Estávamos com bastante saudade de ter um evento como este pois gostamos de estar com o cliente e expor nossos equipamentos. Foi muito legal poder voltar a estar em uma FESPA e para nós foi muito gratificante, foram dias bem interessantes na questão de fluxo de pessoas, movimentação e qualidade das empresas que estiveram aqui no estande. É interessante ver que durante a pandemia os empresários estudaram bastante o mercado e os produtos a ponto de que eles já visitaram o estande sabendo o que queriam, interessados e com bastante informação. Para nós foi muito bom, um público bem diferenciado e qualificado”.

Nos visitantes, a satisfação em se deparar com uma feira vibrante, repleta de profissionais e com muitas soluções transformadoras também foi vista. Gleici Seade, empresária do ramo de comunicação visual de Marabá (PA), diz: “Somos privilegiados de poder estar nesta feira maravilhosa. Fechamos negócios aqui e vamos levar uma grande máquina para a nossa empresa de comunicação visual, será uma novidade para os nossos clientes”.

Luis Fernando Aguiar, de São Paulo (SP), está iniciando seu empreendimento e a feira foi essencial para este pontapé: “Esta foi minha primeira FESPA Digital Printing. Estou começando a montar uma gráfica digital e a feira está servindo bastante para conhecer meus próximos passos. Aqui podemos entender o que o mercado está pedindo e o que ele precisa, e encaixando com criatividade, especialmente para o que poderemos oferecer ano que vem. Este ano estou montando a gráfica e ano que vem estarei novamente na feira para olhar outras máquinas e outros produtos. Aqui é muito inspirador”.

Marcos Dias, proprietário de uma gráfica no Rio de Janeiro (RJ), destaca: “Já visitei várias vezes a FESPA Digital Printing e sempre procuro estar aqui. Um evento deste tamanho é de suma importância para quem está na área participar, buscar conhecimento e conhecer as novidades. Quem está aqui leva esta experiência para o resto da vida. Cada estande que a gente passa vamos aprendendo mais e vendo máquinas novas”.

Confira mais depoimentos de expositores e visitantes que fizeram parte da FESPA Digital Printing:

Marcelo Souss, diretor da Alltak

Mais uma vez a participação da Alltak na FESPA foi um sucesso. Apresentamos o estande decor onde levamos estampas novas e tendências de mercado. Fiquei surpreendido com o público da feira, cada vez mais profissional. Recebemos clientes do Brasil inteiro. É o sinal de recuperação que a gente tem e eu estou muito feliz, saio daqui satisfeito com gostinho de quero mais. A Alltak sai sempre satisfeita da FESPA Digital Printing e eu acredito muito nessa feira, porque ela é o ponto de encontro do mercado é onde a gente vê realmente o profissional visitando, profissional procurando informação, procurando se profissionalizar e a Alltak sempre está em sintonia com isso trazendo aqui para a feira.

Marden Roberto, diretor da Bannerjet

Esse ano foi especialmente diferente. Primeiro pela decisão que nós tomamos que foi de vir à feira faltando dois dias antes da feira e foi fantástico. Nos esforçamos bastante e tivemos resultados excelentes. Não esperávamos esse público do jeito que foi nem a quantidade de venda que aconteceu aqui dentro do nosso próprio estande, foi fantástico.

Adolfo Cortez, CEO e Founder da Blips

Participar da feira este ano foi maravilhoso. Vimos a perspectiva de melhora, a retomada do mercado. Foi uma feira cheia o tempo inteiro, os quatro dias lotados. Volta a esperança de bons negócios e voltamos a acreditar no mercado. Foi excelente, estou feliz demais. O que surpreendeu bastante é o número de negócios. Fechamos negócio o tempo todo, as pessoas acreditando, fazendo reserva, foi fenomenal, surpreendeu as expectativas, só temos agradecimento à FESPA, consolidamos tudo que a gente falava e fazia.

Cida Vieira, BM do Brasil

Concluímos a FESPA Digital Printing com total sucesso. Mais uma vez a BM marcou presença no principal evento do mercado de impressão e comunicação visual do Brasil. Foram 15 equipamentos vendidos, reencontros e novas parcerias, isto foi o que colhemos do evento. Agradecemos a parceria da FESPA Digital Printing, a presença de nossos clientes, amigos e parceiros. Foi um enorme prazer receber todos!

Marcos André Brambatti, diretor comercial da BR Group

A participação na FESPA Digital Printing esse ano nos surpreendeu, foi além das nossas expectativas. Foi um alto volume de negócios que tivemos. Estamos vendo um público que veio para cá bem motivado, clientes dispostos a fazer negócio, então acredito que a feira foi um marco importante para nossa retomada.

Fabiano Peres, gerente de Vendas Indiretas da Canon do Brasil

O balanço que faço da feira é extremamente positivo e eu diria até surpreendente porque desde a abertura para eventos eu vim acompanhando as feiras, e na minha opinião essa teve a maior atratividade do público. Para nós está sendo uma surpresa incrível. Vamos fazer muitos contatos e isso nos anima para esse ano e também para o ano que vem, com a expectativa ainda maior que a retomada vai sim acontecer e o mercado gráfico está pronto para começar a investir novamente, para começar a crescer novamente. E a retomada a gente está vendo aqui, está vendo agora nesse evento que nos deixa cheio de esperança e de motivação para continuar trazendo mais tecnologia, mais soluções, mais produtos e mais oportunidades ao mercado gráfico.

Alex Falcão, diretor da ComunidadeWEB

Para a ComunidadeWEB é um prazer estar na FESPA Digital Printing, porque a gente gera novos negócios e faz um grande network. As pessoas que conhecem nosso trabalho vêm tirar foto com a gente aqui e isso é um resultado muito bacana. Já estamos confirmados e preparados para a ExpoPrint & ConverExpo 2022 e também se preparando para a FESPA Digital Printing 2023.

Gabriela Dias, CEO da Cristal e Cores

É nossa primeira feira e para a gente foi surpreendente. Tivemos muitas visitas, trouxemos uma linha nova de chapa que estamos fabricando agora, marmorizadas e peroladas, e mostramos o acrílico aplicado na prática para que as pessoas conseguissem visualizar o que pode ser feito com o material. Levamos ideias para criar um mundo de possibilidade aos novos empreendedores. E é isso que a FESPA traz, possibilidade de novos negócios e novos entrantes no mercado.

Lázaro Ramos, Consultor de Negócios na Diskprint

Decidimos expor na feira há poucos meses do evento. Acreditávamos que seria uma janela para a América Latina, mas subestimamos o evento, pois, na verdade, nos foi aberto um grande portal para o mundo todo. O número de visitas foi muito grande e muito qualificado no nosso stand. Todas as expectativas foram superadas: visitas, leads e vendas. Agora começa outra grande missão de atender o pós-feira. O profissionalismo da organização e o respeito com que fomos tratados, somados aos resultados alcançados nos encoraja a participar de outros eventos como esse. Nosso mercado mostrou a sua resiliência e o poder de se reinventar, em situações tão externas. Um viva à FESPA!

Elisandro Piva, diretor da DSI

A FESPA Digital Printing para nós foi surpreendente. Foi um momento para reencontrar amigos, clientes e equipe comercial. O público surpreendeu, tivemos uma participação muito bacana e que além de ser uma participação acabou se convertendo em negócios. Então saímos da FESPA Digital Printing muito satisfeitos com o resultado. Foi bom para nós retomar esses encontros presenciais e eu aproveito a oportunidade para colocar nossa equipe à disposição para continuar conversando sobre equipamentos para poder escolher a melhor opção.

Luiz Pinage, CEO da Due Laser

Participar da FESPA Digital Printing foi excelente. Estávamos esperando por isso há dois anos. Superou muito nossas expectativas em todos os sentidos, tanto de público, negócio, contatos, quanto vendas em si. Foi muito boa em todos sentidos que a gente esperava, superou as expectativas.

Ricardo Pi, diretor geral da Durst Brasil

A FESPA Digital Printing realmente superou todas as expectativas. A gente esperava sim ter um bom público, sabíamos que muitos clientes estavam ansiosos para poder reencontrar o mercado e conhecer novas tecnologias, mas eu confesso que o público surpreendeu: todos os dias nós tivemos um público excelente não só em quantidade, mas como também qualidade, com as pessoas que eram dispostas a falar sobre negócio e isso foi muito bom.

Evelin Wanke, Diretora de Vendas da Epson

O balanço da feira foi muito positivo. Foi um evento super importante para reconectar o mercado. Vimos como o público estava carente deste contato presencial. E todos os cuidados foram tomados, todo mundo muito confortável em fazer a visita. O público, como sempre, foi muito qualificado. A gente gosta de participar da FESPA Brasil justamente porque a gente tem um público qualificado que vem interessado em tecnologia, então as interações são muito ricas, tanto para a Epson como para o consumidor final. Temos clientes interessados em novas tecnologias, nosso desenvolvimento de mercado está a mil. Estamos à disposição dos clientes para contribuir com essa retomada que está acontecendo e já é realidade.

Danilo Munhos, marketing & vendas da Gomaq, representante da Riso

Gostamos muito dos resultados porque a gente sente que o público que veio foi um público mais seleto, que veio buscar soluções e produtos voltados para a gráfica e em acabamentos. Então para nós o balanço da feira é muito positivo, estamos com o pipeline bem consistente para fazer muitos negócios nos próximos meses.

Heberto Pachón, diretor da Imidia

A FESPA Digital Printing foi uma grata surpresa pelo movimento além do esperado, mostrando que estamos retomando nossas vidas e por sua vez os negócios. Percebemos que o público que visitou a FESPA estava em busca de novos segmentos de negócios com demandas voltadas a soluções digitais tanto no segmento de rótulos como impressão UV. Este evento abriu novos negócios principalmente para as novidades que apresentamos como impressão UV para personalização. Estamos felizes por esta retomada.

Israel Kenan, Country lead at Kornit Digital – Brazil

Tivemos uma excelente feira com excelentes visitas. São clientes procurando informação, querendo saber sobre a tecnologia única que temos. Tivemos muitas visitas de grandes marcas querendo saber sobre o conceito da cor de impressão, como montar uma fazenda de impressão. Tivemos uma bela e grata surpresa, porque é um público que está realmente interessado na solução.

Marcelo Gonçalves Santos, diretor da Max DTG

Foi bem prazeroso estar na FESPA Digital Printing porque aproveitamos a oportunidade de participar para apresentar aos nossos clientes as novas tecnologias da marca DTG, em que conseguimos imprimir em vários substratos como camisetas, tecido, copos de vidros, tudo em impressão digital. Os clientes gostaram, fecharam negócios e vão alcançar sucesso, porque o sucesso é de todos. O movimento foi muito bom mesmo, estamos contentes com o resultado.

Sergio Bertarelli, diretor da PSG/Traço & Cromia

Nessa feira nós estávamos receosos sobre o comparecimento dos visitantes, mas superou nossa expectativa e foi superior às feiras as quais participamos anteriormente. Posso dizer que foi a melhor feira que participamos, vendemos algumas máquinas na feira e temos outras alinhadas.

Michelle Fernandes, Supervisora de Marketing da Roland DG

Para nós da Roland DG foi uma surpresa participar da feira esse ano. Estávamos sem feira há mais de um ano e foi surpreendente o número de visitação que essa feira trouxe para a gente e para os outros expositores também. Estamos surpresos com a quantidade de visitação e principalmente pelo fato de termos muitas pessoas com poder de decisão. Foi um público bem segmentado e estamos bem felizes com as visitas e com o resultado que estamos levando para casa.

Michell Dornelo, gerente de vendas da Visutec

A Visutec estava com grande expectativa sobre a edição 2021 da FESPA e com certeza essa edição tem sido um sucesso, pelo retorno das feiras após quase dois anos e o retorno do público em massa. O mais interessante é que são pessoas de diferentes estados, diferentes cidades espalhadas pelo Brasil que estão presentes aqui na feira prestigiando os trabalhos, os equipamentos e todo o atendimento que nós estamos oferecendo.

Alexandre Paschoalino, diretor da VP Máquinas

Participar da FESPA Digital Printing é sempre muito gratificante para nós da VP Máquinas, tanto pelas vendas feitas na feira como também na parte de clientes que vem nos visitar. Para nós é uma feira muito importante, especialmente esta que está sendo esperada há quase dois anos. Então para nós a feira foi muito boa.

Walter Tolosa, gerente geral da WiPrime Brasil

Em primeiro lugar estamos muito felizes em voltar a ter eventos como a FESPA Digital Printing, isso é realmente o marco dentro do nosso negócio, porque pode significar a retomada dos negócios. Então estamos bem felizes, a feira está com bastante visitação, negócios e visitação bem profissionais, então realmente ficamos bem satisfeitos.

Wagner Roque, gerente de produtos da Xerox

Para a Xerox foi muito importante essa participação por conta da expectativa que tínhamos de um retorno do mercado. Foi surpreendente a presença do público, especialmente um público muito qualificado que veio exatamente buscar novas informações, lançamentos. Isso para a Xerox casou muito bem porque tínhamos uma demanda reprimida de mostrar novos lançamentos, especialmente com foco em cores especiais que é uma motivação desta feira.

Visitantes:

Alaine Conceição De Oliveira, proprietária da loja Universo dos Brindes, de Mesquita (RJ)

Todo ano visito a FESPA Digital Printing e estou achando a feira muito interessante. Foi um ano muito complicado para todos nós e agora estamos com uma esperança muito grande que em 2022 a gente possa retornar com força total.

Carlos Eduardo, empresário de Campinas (SP)

Eu gostei mais uma vez. Não é a primeira vez que venho, e vim buscar mais informação do que está acontecendo de novo, procurando conhecer alguns equipamentos novos, estava interessado em algumas marcas, e me atenderam muito bem no que eu estava querendo. Vou sair com as minhas dúvidas sanadas que é o mais importante. E estamos esperando que tudo prospere.

Felipe Maia, diretor da Mídia Digital, de Natal (RN)

Estar na feira é sempre muito bom para desenvolver nossas empresas e acompanhar o mercado, saber o que está vindo no futuro e precisamos estar sempre preparados para estar acompanhando todo o mercado. É isso o que a gente mais procura. É muito bom voltar tudo isso, voltar toda energia, voltar com esse clima é ótimo. É voltar a fazer negócios e equalizar a nossa empresa para seguir se desenvolvendo.

Gabriele do Vale, consultora de vendas, e Rogério Maluf, diretor do Shopping das Impressoras, de São Paulo (SP)

É a primeira vez que venho na feira, trabalhando há dois anos no mercado gráfico. Para mim foi muito bom, porque eu pude conhecer uma diversidade grande de profissionais e de marcas área gráfica e com certeza agregou muito no meu portfólio.

Já há um bom tempo eu participo da feira e esse ano está sendo algo sobrenatural, especial demais, porque a feira está com conteúdo, máquinas novas e isso vem trazendo para nós muita novidade para levar aos clientes. Então é muito bom estar na FESPA Digital Printing 2021 e muitas novidade virão aí a partir desta data.

José Luiz Sarmento, proprietário da Helocad Comunicação Visual, de São Paulo (SP)

Para mim está sendo ótimo. Eu comecei no ramo gráfico tem em torno de 5 anos. Foi muito importante estar aqui hoje, inclusive pude conhecer o Marcelo Giovanelli, que eu acompanhava pelo YouTube. Ele apresentou as máquinas para nós e isso foi importante. Gostei muito da FESPA Digital Printing deste ano.

Maicol Souza, CEO da Vivasign Sistemas, de Itajaí (SC)

O que eu vi de mais interessante na FESPA Digital Printing foi esse grande público, a quantidade de gente e de amigos. Depois de todo esse tempo parado, estava todo mundo nessa euforia de poder ter algo presencial. Vimos estandes lindos, excelentes expositores, muitas novidades. Mas rever todos esses amigos no mercado foi o mais gratificante para mim nesta feira.

Marksuel Carlos de Moura, responsável pelo canal CV Dicas, de Cocalzinho de Goiás (GO)

Há muito tempo estávamos esperando por isso. Eu jamais imaginaria que teria essa proporção. Tem muita gente, muitos encontros que aconteceram, muita gente com “sangue no olho” e estamos realmente vivendo isso aqui. Para quem gosta de comunicação visual, área gráfica, sublimação, passar por esse evento é simplesmente uma oportunidade inexplicável, a energia disso aqui é muito positiva e foi muito bom mesmo.

Nayara Tameiros, proprietária da NT Comunicação, de Paraguaçu Paulista (SP)

Estava na expectativa da feira desde o ano passado. Tivemos que nos reinventar. É a primeira vez que estou participando, estava com muita expectativa, com frio na barriga. Hoje tenho uma empresa de comunicação e gráfica rápida e a tendência é fazer as compras que tanto sonhamos. Queremos transformar um design em realidade e a impressão vem junto com isso, pois não adianta um bom design sem criar uma boa impressão. E a partir do momento que você vê presencialmente as máquinas trabalhando é fantástico. Você realmente vive aquilo que a gente só vê nas telas. Quem puder participar não perca a oportunidade. Mesmo que seja só uma visita, a mente sempre abre para novos conhecimentos. A FESPA Digital Printing é uma visão 360, é uma visão muito ampla e vale a pena.

Priscila Oliveira da Silva, proprietária da Gráfica Pritt, de São Paulo (SP)

A experiência de estar na FESPA Digital Printing foi maravilhosa porque eu estava esperando isso ansiosamente. Eu conheci muitas marcas que eu não conhecia e isso vai ser muito bom para minha empresa. Foi uma experiência bem diferente, antes eu ficava pouco tempo na feira e desta vez eu realmente aproveitei.

Wagner Camargo, especialista em liderança, de Itajaí (SC)

A FESPA Digital Printing hoje, além de uma fonte de conhecimento, é uma rede de network, uma troca de experiência e informação. Nós encontramos amigos, reforçamos nossas amizades, fazemos novas amizades, isso é muito valioso. A feira está fantástica, é um ponto de encontro. Muitas pessoas que só tínhamos contato no visual agora tivemos no presencial. E é um polo industrial, com muitas novidades e muita tecnologia. É algo que não tem preço.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil