Congressos técnicos levaram conhecimento para a ExpoPrint & ConverExpo 2022

Congressos técnicos levaram conhecimento para a ExpoPrint & ConverExpo 2022

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 marcou novamente a história da indústria global de impressão e conversão, que mais uma vez se posicionou como o grande evento do setor nas Américas e mostrou um mercado forte, criativo, altamente tecnológico e preparado para encarar este novo mundo.

Nos corredores, milhares de empresários compreenderam quais caminhos precisam tomar para seguir a evolução. Nos estandes, companhias de todo o mundo apresentaram lançamentos globais, equipamentos com a mais alta tecnologia e soluções para que estes rumos sejam traçados. Por fim, nos congressos técnicos um conteúdo especial resultou em uma grande troca de conhecimento.

Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, que organiza e promove a feira, destaca: “A cada quatro anos, a indústria de impressão e conversão se encontra na ExpoPrint & ConverExpo Latin America. O evento apresentou como tema principal Siga a Evolução e foi um grande sucesso. Durante cinco dias de realização, visitantes de todos os estados brasileiros, países da América Latina, Europa, Estados Unidos vivenciaram as inovações trazidas por nossos expositores. Nós da APS estamos muitos felizes pela feira ser reconhecida pelos expositores e visitantes como essencial para a evolução de seus negócios”.

Congressos técnicos

Com a missão de oferecer uma experiência completa ao visitante, a ExpoPrint & ConverExpo promoveu uma série de congressos técnicos gratuitos, com diferentes temáticas e que abraçou não só mercados distintos, como englobou diferentes partes dos processos de uma empresa.

A estreia foi o Flexo Tour, focado em levar informação de qualidade sobre a indústria de flexografia e conversão digital. Os temas abordaram desde conceitos de pré-impressão, como cores e processos, passando por dicas de conversão, equipamentos, conceitos como private label, a chegada da conversão digital, acabamento e muito mais.

Julio Cezário, marketing da ABFLEXO, relata: “Em termos de tecnologia houve uma revolução incrível na área de flexografia, temos várias novidades e equipamentos que aumentaram desempenho, setups menores, máquinas mais econômicas, a área de tintas muitas novidades. E evolução também na área de conversão digital de rótulos e embalagens. Então realmente quem quis ver algo novo veio no lugar certo”.

A feira recebeu mais uma edição da Ilha da Sublimação e da Arena Maker, iniciativas voltadas em levar ao profissional conteúdo sobre gestão, vendas, empreendedorismo e muito material técnico sobre o setor de sublimação & transfer laser de brindes. Todas as palestras tiveram casa cheia.

Felipe Soares, que fez sua estreia como coordenador da Ilha da Sublimação, fala sobre como foi o evento: “O balanço é super positivo porque a Ilha foi porta aberta principalmente para novos empreendedores, que tinham dúvida sobre como começar - e também para os que começaram e ficaram com dúvidas. Então teremos um antes e depois da Ilha, porque temos uma alimentação muito grande de novos empreendedores deste mercado que cresceu na pandemia, teremos novos entrantes e o desenvolvimento daqueles que já tinham dado o primeiro passo, foi muito positivo”.

Por fim, a ExpoPrint & ConverExpo recebeu novamente o CAMBEA, campeonato de envelopamento automotivo que reuniu competidores de toda a América do Sul para cinco dias de uma intensa disputa. A equipe D’core e R.Nogueira, formada por James e Rodrigo foi a vencedora, depois de horas de emoção, disputa e talento. Os times WS / RX Envelopamento e Cordero ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro colocados.

Marcelo Souss, diretor da Alltak, responsável pelo CAMBEA, diz: “Chegamos ao final do CAMBEA 11 com emoção, temos mais um bicampeão, que já havia vencido o CAMBEA 10. Tivemos equipes do Uruguai e da Argentina (que ficou em terceiro lugar), o que mostra a evolução do campeonato que está virando sul-americano e não só mais brasileiro. O nível estava alto, vimos pela pontuação e pela forma como agiram. E teve uma surpresa no final, colocando os cockpits de Fórmula 1, um desafio a mais. Já estamos prontos para o CAMBEA 12 ano que vem na FESPA, vai ser sensacional!”.

A dupla ganhadora, James e Rodrigo, fala sobre a vitória: “A emoção de ganhar mais uma vez o CAMBEA é indescritível, uma parceria que temos que não tem o que explique, um completa o outro. O evento é sempre inovador e dessa vez fomos pegos de surpresa porque não sabíamos que ia mudar o carro, e não teve layout, só a parte criativa, e para nós cada evento é uma emoção diferenciada, e estamos aqui para sentir essa emoção. Novamente deu certo e somos campões”.

A sexta edição da ExpoPrint & ConverExpo acontecerá em abril de 2026 novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoPrint é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e a ConverExpo é realização da ABFLEXO/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital). A feira tem promoção e organização da APS Eventos Corporativos. Antes, o mercado volta a se reunir na FESPA Digital Printing, que acontecerá de 20 a 23 de março de 2023 também no Expo Center Norte.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil