3º FESPA Brasil Fórum aborda números de mercado em São Paulo

3º FESPA Brasil Fórum aborda números de mercado em São Paulo

A cidade de São Paulo recebeu a primeira etapa do 3º FESPA Brasil Fórum, espaço para discutir Negócios, Oportunidades e Tecnologia. Empresários e profissionais da indústria de impressão digital participaram de uma manhã com um rico conteúdo, com destaque para números da pesquisa FESPA Print Census e conceitos sobre a importância de estratégias inteligentes de marketing e vendas.

O evento teve início com Alexandre Keese, diretor da APS Marketing de Eventos, apresentando a estrutura da APS para atender o mercado brasileiro, as novidades e iniciativas que estão sendo preparadas para a FESPA Brasil 2019 e sobre a Digital Printing, feira focada em impressão digital para baixas tiragens e impressos de alta relevância.

Ao falar do FESPA Print Census, projeto de pesquisa único que coleta e compartilha inteligência de mercado, Keese relembrou os pontos principais da última pesquisa, promovida ao redor do mundo em 2015. Desta forma, foi possível ter um rápido quadro do setor naquele período, e o que mudou do último Censo para o atual.

Em 2018, mais uma vez o Brasil teve forte presença, estando entre os dez países com mais entrevistados. A pesquisa vem para ajudar o empresário a entender a importância de criar novos produtos e oportunidades, especialmente com apoio da impressão digital, que vem para agregar valor e atender demandas dos clientes, especialmente pela diversificação.

Descobertas do Print Census

O primeiro ponto a ser observado pelo FESPA Print Census é o otimismo do mercado. Os empresários estão confiantes em relação aos seu negócios, chegando a 83% de otimismo sobre o futuro de suas empresas.

Outro item é sobre as demandas do cliente, que pedem por entregas cada vez mais “just in time”, ou seja, mais rápidas, além de pedidos por baixas tiragens e produtos personalizados. Isto traz uma necessidade de rápida preparação e troca entre os trabalhos, uma força da impressão digital. Estas mudanças trazem outras necessidades, como investimento do time em treinamentos técnicos, tendo como exemplo gerenciamento de cor e arquivo.

O terceiro ponto é a evolução do mix de produtos. Apesar das aplicações mais populares seguirem em alta, como banners e outdoors, outras opções aparecem, como backlits e material para decoração. Alexandre explica que a impressão digital dá condições para a criação destes novos produtos, trazendo uma nova maneira de pensar aos empresários. A impressão digital para PDV (ponto de venda) é, por exemplo, uma que está em alta.

O crescimento do têxtil é mais um ponto a ser observado. Para ser ter uma ideia, 56% das empresas de impressão têxtil têm investido em grande formato digital, e mais 19% planejam fazer nos próximos dois anos. “O digital começa a fazer a diferença no têxtil”, frisa Alexandre Keese. Áreas como o vestuário esportivo, o fast fashion e até sinalização (soft signage) são mercados atrativos para a impressão digital. O crescimento da estamparia digital acontece por vários fatores, como sua dinâmica e velocidade para chegada ao mercado, permitindo uma agilidade única e necessária nos dias atuais.

O investimento em tecnologia de impressão digital é outra observação do FESPA Print Census, trazendo como os empresários da área estão gerenciando a demanda dos pedidos de forma mais eficiente. Um exemplo é o papel da pré-impressão neste novo fluxo de trabalho. Há agora a necessidade por novas ferramentas, como um software de acabamento, para ter um fluxo de trabalho bem controlado. O web-to-print também é uma ferramenta atrativa para alcançar novos clientes com maior eficiência, tendo a internet como aliada.

Por fim, o último ponto observado pelo FESPA Print Census 2018 é a impressão sustentável. Novas demandas da sociedade, especialmente por parte dos mais jovens - cada vez mais conscientes, fizeram com que a indústria mudasse seu pensamento e buscasse por uma produção mais sustentável em toda cadeia. O que a FESPA percebeu é que grande parte dos empresários, especialmente por conta da impressão digital, conseguiu transformar sua produção mais amiga da natureza sem que isso trouxesse qualquer tipo de impacto em seus custos.

A partir destas conclusões da pesquisa, o especialista considerou que foi possível notar que a indústria passa por uma grande transformação, sempre se reinventando, e a impressão digital tem enorme papel neste processo. Por este motivo, é fundamental que o empresário do setor se atente ao que existe de novo na indústria. E uma feira como a FESPA Brasil oferece todo este panorama do que o mercado apresenta de inovador.

Patrocinadores

A etapa São Paulo do FESPA Brasil Fórum contou com o Patrocínio Platinum da Konica Minolta. Luciano Cazemiro, especialista em impressão industrial da Konica, falou sobre a estrutura da companhia no Brasil e no mundo, além de passar pelo portfólio e as características das soluções para importantes mercados, como a impressão digital para rótulos e no segmento comercial.

Como Patrocinadora Gold da etapa São Paulo, a Roland teve o coordenador de produtos, Tiago Barbosa, falando da linha de produtos da companhia no mercado brasileiro, especialmente para o segmento de impressão. Ele deu conselhos importantes, como uma atenção especial à impressão digital de baixas tiragens, aos produtos personalizados - como capas de celular, e sobre a força da sublimação no Brasil. Tiago falou ainda da linha de produtos da Roland para prova de embalagens no substrato final.

O evento contou com sorteios dos patrocinadores. Além de Konica (Platinum) e Roland (Gold), o FESPA Brasil Fórum em São Paulo teve Patrocínio Silver de Ampla, Aplike, Fremplast, Global Química & Moda, SAi, SPGPrints e Zênite Sistemas.

Marketing e Vendas

Para finalizar a manhã, após ter uma visão sobre o panorama do mercado com o FESPA Print Census, foi o momento de ver como estes dados podem entrar em uma estratégia inteligente de Marketing e Vendas.

Alexandre Keese iniciou fazendo um questionamento: por que você ganha clientes? Ou seja, o que faz o cliente te escolher em detrimento dos outros? Esta pergunta deve ser feita não só pela própria empresa como também aos seus clientes, para ter uma ideia de como é avaliado. É importante estar sempre em contato com o cliente para entender quais são suas necessidades, assim como qualidades e fraquezas.

O especialista explicou a importância de se fazer um diagnóstico completo da empresa. Isso começa pela análise da etapa do planejamento, passando pela prospecção, indo à abordagem do cliente, até os momentos de negociação e fechamento. E, claro, sempre ter um pós-venda que gere a fidelização. Por isso, oferecer treinamento à equipe é fundamental.

Além do entendimento de sua empresa, é preciso entender o perfil do cliente, quais são seus hábitos e comportamentos para oferecer sempre a melhor opção. Isto passa por uma reflexão sobre custos e oportunidades também. Um exemplo é agregar valor ao que é oferecido, para que o cliente sinta a necessidade por aquilo. Um bom estudo fará com que a empresa se antecipe ao desejo do cliente, oferecendo exatamente aquilo que ele considera necessitar, um super diferencial nos dias atuais.

Aliado a isso, outra dica é estar sempre atento a novas oportunidades, seja na prospecção de novos clientes, na reativação de clientes inativos e também na constante inovação dos produtos e serviços oferecidos.

O evento foi proveitoso aos participantes. Para o empresário Eduardo Salicini, “Estou muito satisfeito em ter participado do evento, pela excelente organização e qualidade do conteúdo apresentado. Os palestrantes nos brindaram com novidades tecnológicas e perspectivas de mercado que motivam o investimento no segmento gráfico em 2019. Me formei no Senai e reconheço a importância da educação para o progresso do nosso Brasil”.

Profit for Purpose

O FESPA Brasil Fórum ocorre honrando o lema "Profit for Purpose" - "Lucro por um Propósito" da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade para os profissionais. Outro objetivo é valorizar as características de cada região, levando um conteúdo focado ao empresário do setor.

Após São Paulo, o FESPA Brasil Fórum segue para o Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro no Senai Maracanã, rua São Francisco Xavier, 417. Por fim, vai até Curitiba, em 6 de novembro, no auditório do Sigep, na rua Augusto Severo, 1050.

Na etapa São Paulo, o FESPA Brasil Fórum conta com o Patrocínio Platinum de Konica Minolta, Patrocínio Gold de Roland, além dos Patrocinadores Silver: Ampla, Aplike, Fremplast, Global Química & Moda, SAi, SPGPrints e Zênite. O evento tem ainda, nas outras etapas, a Mimaki como Patrocinadora Platinum e Convertech e Mecolour como Patrocinador Gold.

Informações e inscrições no site: www.fespabrasil.com.br/forum.

March 11-14, 2024
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil