Impressão DTF: entenda como começar na tecnologia

Os equipamentos de impressão digital têxtil aumentaram sua presença no mercado. Hoje, há opções para necessidades distintas - como a Impressão DTF. Saiba mais na matéria.

Impressão DTF: entenda como começar na tecnologia

As impressoras de impressão digital têxtil estão aumentando sua presença no mercado. Hoje, há opções para necessidades distintas - entre elas, a Impressão DTF.

Aqui vamos transmitir conceitos sobre o que é a impressão DTF (direct to film - ou seja, impressão direta no filme) e suas possibilidades.

Lojas de moda, de roupas esportivas e uniformes escolares ou corporativos podem olhar com carinho para estas tecnologias.

Temos ainda a DTG (direct to garment, ou seja, impressão direta no vestuário), a impressão direta no tecido, a sublimação e outras opções que já abordamos e seguiremos falando em futuros materiais.

É preciso entender exatamente qual melhor vai se adaptar ao que sua empresa precisa naquele momento e, claro, começar a projetar o futuro.

Impressão direct to film mudou o mercado

A tecnologia de impressão direta no filme promoveu um impacto transformador na área de decoração de vestuário, fornecendo um processo simples e confortável que ajuda designs vibrantes, dinâmicos e cheio de cores.

Ela abre oportunidades para os empresários expandirem suas ofertas de produtos, a rede de possíveis clientes, e pela versatilidade do processo, expandir a variedade de tecidos nos quais ele pode imprimir.

Aliás, o DTF já vai além do tecido e entra na personalização de outros materiais, de squeezes a canetas, por exemplo.

O que é a impressão direct to film?

Direct-to-film ou DTF em um contexto têxtil significa imprimir com tintas DTF CMYK dedicadas em um filme PET de casca quente ou fria com aproximadamente 0,75 mm de espessura. No caso da tinta branca, ela pode ser necessária como base para garantir que as cores também se destaquem em tecidos escuros.

O filme impresso é coberto por um pó adesivo hot-melt enquanto a tinta ainda está úmida. Em operações menores, isso geralmente é feito manualmente.

Para produções em escala industrial, soluções de agitadores automatizados estão disponíveis. O pó deve ser aplicado o mais uniformemente possível, removendo o excesso.

Em seguida, o filme é processado em um forno de cura ou prensa térmica a cerca de 160 graus Celsius. Em uma prensa de calor, a placa superior não pode tocar a cola no processo, uma folga de 4 a 7 mm é recomendada.

O filme com a arte totalmente colorida e pré-colado é então transferido ao tecido pré-prensado. Este processo é conhecido como “cura” e leva cerca de 20 segundos em uma prensa térmica de 160 a 170 graus. A maioria dos fornecedores recomenda uma folha de silicone na parte superior para proteger a impressão.

Quando o tecido atinge a temperatura ambiente novamente, um filme de casca frio pode ser removido, deixando apenas o motivo impresso para trás.

O filme de peel a quente para DTF é menos comum, mas é mais eficiente, pois pode ser descolado imediatamente após a abertura da prensa térmica. Com qualquer um dos filmes, a remoção de "ervas daninhas" não é necessária, pois apenas as partes impressas foram coladas e, portanto, aderem ao tecido.

Como última etapa, especialistas recomendam passar alguns segundos após o processamento na prensa térmica para melhorar a capacidade de lavagem e a resistência à fricção.

O processo DTF funciona com fibras naturais como algodão ou seda, bem como materiais artificiais como poliéster ou rayon. No caso de trabalhos com a camada de tinta branca, as impressões DTF ficam tão boas em tecidos escuros e de cores fortes quanto em tecidos brancos e pastéis. A impressão em si pode ser esticada e não quebra facilmente.

Direct to film x serigrafia

A impressão direta no filme é o processo de impressão direta em um filme de transferência especial que é posteriormente aplicado com um pó termofusível e aquecido.

Depois que a folha de transferência é curada e seca, ela pode ser prensada a quente no tecido para criar designs premium para merchandising personalizado, roupas esportivas e uma série de outras aplicações têxteis promocionais.

Em comparação com o método tradicional de serigrafia, a criação da chapa necessária para a serigrafia é demorada e o processo não atende à capacidade do direct-to-film de produzir cores vivas e detalhes de qualidade, como formas, letras e motivos frequentemente procurados no espaço promocional e merchandising.

Como faço para começar a usar o DTF?

Há impressoras hoje de seis cores que podem ser transformadas em impressoras DTF simplesmente trocando as tintas. As tintas DTF dedicadas funcionam com muitas cabeças de impressão, portanto, apenas os consumíveis DTF como tinta, filme e pó adesivo são necessários para começar.

Porém, há hoje uma enorme quantidade de impressoras da mais alta qualidade de diferentes fabricantes, que são focadas na impressão DTF, com todos os seus benefícios diretos.

Empresas com um negócio pré-existente de impressão de roupas provavelmente já possuirão uma prensa térmica e/ou forno de cura. Eles já podem executar um RIP têxtil dedicado. No entanto, não é fácil transformar arquivos para impressão DTF com cada RIP, pois normalmente, a tinta branca deve ser impressa primeiro da imagem espelhada necessária para DTF.

Em comparação com as tintas de sublimação, a gama de cores DTF geralmente é um pouco menor e menos vibrante, portanto, um pouco de ajuste de cores pode ser necessário para obter resultados ideais.

Quais empresas devem entrar na impressão direct to film?

Empresas de impressão com uma base de clientes pré-existente em impressão de camisetas, roupas esportivas e uniformes escolares e de trabalho devem ser capazes de configurar um fluxo de trabalho DTF além ou até mesmo substituir sua tecnologia atual com o mínimo de tempo, custo e esforço.

A qualidade de impressão DTF é geralmente boa, com uma aderência têxtil ainda melhor do que alguns processos DTG, embora alguns considerem um pouco pior do que com uma impressão de sublimação padrão.

No entanto, a impressão por sublimação requer um pré-tratamento de poliéster ou uma superfície de mistura de poliéster, o que não é desejável para itens de moda ou de trabalho.

Um ponto é certo: as empresas de impressão que incorporarem DTF agora em suas ofertas de serviço estarão à frente de seus concorrentes em um mercado altamente interessante, então testar o mais rápido possível ainda é altamente aconselhável.

Impressão digital DTF na FESPA Digital Printing

Na FESPA Digital Printing, você verá ao vivo a impressão digital DTF - e toda sua diversidade de aplicações - e também todas as tecnologias que estão ao redor da impressão digital têxtil, seja a impressão direta no vestuário (conhecida como DTG), a impressão por sublimação e também a impressão direta no tecido para as maiores produções.

Você estará em contato direto com fabricantes e representantes das principais marcas de impressoras, tintas, mídias, insumos, softwares de pré-impressão, máquinas de acabamento e tudo mais, para refletir sobre o momento da indústria têxtil e como o digital será parte fundamental do seu futuro.

March 17-20, 2025
Monday to Thursday, From 1 pm to 8 pm
Expo Center Norte - Blue Pavillion
São Paulo - SP - Brazil