Xerox: produção premium em cores especiais na FESPA Digital Printing 2024

Xerox: produção premium em cores especiais na FESPA Digital Printing 2024

No mercado de impressão atual, vai se destacar quem conseguir oferecer uma diferenciação no portfólio de produtos e fugir da velha guerra de preços. Isso pode se dar de várias formas, mas criatividade e tecnologia precisarão estar unidas.

A Xerox possui uma linha de produtos voltados para as gráficas que estão buscando exatamente essa diversificação, especialmente com o uso de cores especiais. Na FESPA Digital Printing, os empresários poderão conversar com o time da Xerox e entender como adaptar estas novas capacidades em seu portfólio.

Confira uma entrevista especial com Wagner Roque, Gerente de Marketing de Produto, sobre as possibilidades da indústria gráfica e como buscar o valor agregado nos materiais. Confira abaixo:

O mercado hoje fala muito da impressão customizada. O quanto a Xerox pode ajudar os seus clientes nesse sentido?

O conceito de customização, ou personalização como costumamos chamar, é explorado pela Xerox há bastante tempo, sendo um dos principais diferenciais da Impressão Digital; então, sem dúvida, podemos ajudar em muito aos clientes.

A personalização pode se dar através do conteúdo, com uso de textos, imagens e gráficos que variam de acordo com o interesse do público com o qual desejamos nos comunicar.

Para esta necessidade, ou outras necessidades de comunicações personalizadas muito além da impressão, como páginas web, SMS e e-mail, por exemplo, a solução XMPie da Xerox é perfeita. Por ser escalável, o cliente pode começar com o serviço de impressão e evoluir para outras plataformas de acordo com a demanda.

Por outro lado, a customização pode se dar através da entrega de produtos Premium. Os clientes Xerox podem oferecer este Premium a partir da impressão com cores especiais, como ouro, prata, branco, rosa e fluorescentes.

Essa tecnologia da Xerox, que chamamos de CMYK Plus, ou seja, além das 4 cores CMYK, está amplamente disponível em nossos equipamentos de Produção cor, desde os equipamentos de entrada como Primelink e Versant, até à Iridesse, um equipamento de folhas soltas de 120 ppm, que faz isso com uma passagem apenas.

Convidamos a todos para verem estes equipamentos em produção no estande da Xerox na FESPA.

Globalmente, de 2015 a 2024, o percentual de páginas digitais frente ao offset subiu de 5% para 13%. O volume de impressão em CMYK Plus cresceu 15% após 2020.

 

Quais as principais dicas que a Xerox pode dar ao empresário de impressão que está em busca de trazer maior valor agregado (e por consequência melhores margens de lucro) aos seus impressos?

Ofertar um produto com melhores margens de lucro passa pelo quanto de valor o cliente dá ao seu produto, mas passa também por quão eficiente você é na produção deste produto.

Com frequência, vemos as preocupações dos provedores de impressão ligadas às características do produto final, como tipos de mídias, cores e acabamentos. Todos estes aspectos são de extrema relevância, pois, personalização e enobrecimento fazem diferença no quanto aquele produto impresso causará impacto ao cliente final.

A dica neste caso, para ter um produto de valor agregado, é se colocar no lugar de quem vai receber o produto acabado, avaliar se aquele trabalho irá impactar o usuário do produto impresso ou mesmo os negócios do cliente final.

Por isso, a automação é importante para atender os prazos acordados, a possibilidade de dados variáveis, o uso de cores especiais, tudo isso está em linha com as expectativas de quem compra os produtos de impressão e, por consequência, resulta mais clientes e maior margem aos provedores de impressão.


A Xerox é uma empresa muito forte na área educacional. Quais são os principais desenvolvimentos atuais em impressão e software para as instituições de ensino?

Sim, temos soluções inovadoras para o setor educacional, com foco na produção de livros e manuais. Trabalhamos com o conceito de ecossistema de impressão, que envolve não apenas ter a impressora, mas também prover um fluxo de trabalho inteligente e uma infraestrutura de suporte. O conceito é manter-se produzindo e crescendo.

Especificamente sobre as soluções, temos a Impressora jato de tinta Xerox ® Baltoro ® HF. Trata-se de uma solução compacta de impressão em cores e monocromática, 300 ppm, ideal para as curtas tiragens de maneira econômica e automatizada, com uma qualidade excepcional em papel offset ou couchê.

No quesito economia, por exemplo, vale destacar que o running cost cor com jato de tinta é inferior a 50% do custo de laser e com ótima qualidade, tendo ainda um baixo consumo de energia.

O software para o fluxo de trabalho é o FreeFlow, que na pré-impressão consegue reduzir o tempo de setup dos trabalhos de horas para segundos.


Qual a importância da FESPA Digital Printing para o mercado?

A FESPA Digital Printing tem grande importância por conseguir espelhar a evolução e transformação da indústria gráfica. Especialmente no segmento de impressão digital, essa transformação tem sido muito rápida e representa uma grande oportunidade de apresentarmos nossas soluções para um público qualificado, interessado em conhecer as tendências e fazer bons negócios.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil