Mimaki reforça seu posicionamento na FESPA Digital Printing

Mimaki reforça seu posicionamento na FESPA Digital Printing

A Mimaki é uma gigante global com força de atuação por todo o Brasil com sua rede de distribuidores e filias em diferentes regiões. A companhia atende os segmentos gráficos, comunicação visual, industria, têxtil, 3D, automação de processos e é presença confirmada na FESPA Digital Printing para mostrar transformação ao vivo.

Para entender mais sobre o posicionamento de mercado da Mimaki no país, seu portfólio de soluções, suas atividades dentro do mercado têxtil e as expectativas do próximo ano, conversamos com Caroline Vieira, supervisora de Marketing da Mimaki Brasil, e Adriana Moraes, supervisora de Desenvolvimento Têxtil da Mimaki Brasil. Confira:

 

- Como a Mimaki está posicionada no Brasil atualmente?

Caroline Vieira: A Mimaki Brasil foi fundada em meados de 2009 e desde então tem sua atuação com foco no cliente final e em atender as necessidades regionais do mercado. Contamos hoje com 4 filiais, sendo a matriz em São Paulo e showrooms em Recife (PE), Blumenau (SC) e Belo Horizonte (MG), disponíveis para realização de testes, eventos e soluções em geral. Além disso, temos parceria com distribuidores em todo território nacional na comercialização de equipamentos e insumos, além de suporte técnico a todos os clientes Mimaki. Oferecemos um portfólio extenso de equipamentos com soluções de alta qualidade para os segmentos gráficos, comunicação visual, industrial, têxtil, 3D e automação de processos.

 

- A Mimaki vem há anos participando da FESPA Digital Printing. Qual a importância da feira para a empresa?

Caroline Vieira: Estamos presentes desde a primeira edição da FESPA Digital Printing no Brasil e sabemos da importância e relevância desta feira global para o mercado de impressão digital. Além de trazer visibilidade para a marca, é também uma excelente oportunidade para a Mimaki estreitar o relacionamento com os clientes e parceiros, bem como auxiliá-los no desenvolvimento de soluções para mercado.

 

- O mercado de impressão digital têxtil está em crescimento?

Adriana Moraes: O mercado de impressão digital segue em ascensão. Investimentos voltados para novas tecnologias gerando inovação e otimização dos processos se tornaram prioridade, depois de um longo período de pandemia. Entre essas tecnologias o grande destaque está na impressão direta com tinta à base de pigmento, onde o processo permite a personalização de tecidos produzidos com fibras naturais e artificiais.

A impressão direta em tecidos de fibras naturais e artificiais com tinta à base de pigmento é a melhor opção para as empresas que possuem operação com uso de tinta reativa e pretendem reduzir significativamente seu consumo de água, energia e tratamento de efluentes, para processos de impressão analógicos em serigrafia rotativa ou plana, que pretendem otimizar o processo, bem como inovar com tecnologias de maior qualidade e de simples operação.

 

- Ele cresce nas estamparias ou também já é bem visto pelo mercado de comunicação visual?

Adriana Moraes: O mercado de impressão digital têxtil para comunicação visual tem buscado cada vez mais por inovações de processos e materiais diversos, e a opção por tecnologias têxteis neste segmento tem sido cada vez maior.

Entre essas tecnologias, estão a sublimação e a impressão direta com tinta base de pigmento, sendo que cada uma dessas tecnologias traz peculiaridades na aplicação e no produto final, desde a leveza e brilho de um poliéster até a sofisticação de utilização de fibras naturais como linho, algodão e viscose.

Para a comunicação visual, foi cunhado o termo Soft Signage, que é a comunicação por meio de tecidos, cada dia mais solicitada pelo mercado.

 

- O que é possível produzir em têxtil com as soluções Mimaki?

Adriana Moraes: A Mimaki possui tecnologias que podem atender a toda demanda têxtil existente para impressão, sendo soluções para vestuário, moda bebê, material esportivo, decoração, cama, mesa e banho entre outros, como Soft Signage dentro do mercado de comunicação visual.

Conseguimos atender ao mercado em soluções que variam em bases sintéticas ou naturais, sendo o grande diferencial da Mimaki conseguir se posicionar e apresentar a melhor solução para cada um de nossos clientes através do desenvolvimento personalizado.

 

- O quanto uma feira de negócios é importante para o mercado e para o empresário do setor?

Caroline Vieira: Visitar uma feira de negócios é uma maneira de conhecer o mercado e ficar por dentro das tendências e tecnologias. Para o empresário, as feiras são super importantes para prospecção de novos clientes, pois esse ambiente facilita o networking com profissionais do setor. Além disso, os empresários têm a oportunidade de mostrar, com exclusividade, seus lançamentos em produtos e serviços.

 

- Como foi o ano de 2022 e quais as expectativas para o ano de 2023?

Caroline Vieira: A Mimaki Brasil apresentou melhor desempenho de vendas em comparação a 2021, com a reabertura das empresas e retomada das feiras presenciais do segmento. Para 2023, as expectativas são ainda melhores, visto que estamos em um cenário mais promissor em relação a pandemia.

Além de lançamentos já previstos, nosso objetivo é ficarmos cada vez mais próximos do nosso cliente, ampliando a atuação da Mimaki por todo o Brasil, visando atender cada vez mais as necessidades regionais, para garantir a satisfação e fidelização dos nossos clientes.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil