Mimaki e FESPA: união de sucesso no mundo inteiro

Mimaki e FESPA: união de sucesso no mundo inteiro

Mimaki e FESPA: união de sucesso no mundo todo e reforçada na FESPA Brasil 2016

Mimaki e FESPA são parceiras globais há muito tempo, com resultados de sucesso para as duas partes. No Brasil, a união não é diferente. Presente nas duas primeiras edições, a Mimaki reforçou seu compromisso com o mercado brasileiro e será uma das expositoras da FESPA Brasil 2016, que acontece entre 6 e 9 de abril de 2016 no Pavilhão Branco, do Expo Center Norte, em São Paulo.

O gerente comercial da Mimaki Danilo Ribeiro destaca em entrevista os resultados de qualidade conquistados na FESPA Brasil, em especial em relação ao público de qualidade. Danilo aborda as crescentes oportunidades nos ramos de comunicação visual, grandes formatos e estamparia digital; o quanto as soluções Mimaki podem ajudar o empresário de impressão a transformar suas possibilidades de negócio; a forte presença da companhia em território nacional; a preocupação com a educação do mercado e os projetos para o Brasil:

FESPA Brasil - Para a Mimaki, como foi participar da FESPA Brasil 2015 e qual a importância da renovação para a edição 2016?

Mimaki - A parceria entre Mimaki e FESPA é global, com participação em eventos em diversos países no mundo. No Brasil, especificamente, foi bastante importante a participação em 2015, devido a apresentação e lançamento da série CJV150 e JV150. A FESPA Brasil se mostrou bastante importante no que se refere à qualidade do público visitante. Em sua maior parte, as pessoas eram tomadoras de decisões em suas empresas e apresentavam elevado conhecimento sobre produtos e processos de impressão e acabamento. A renovação para 2016 é importante para a consolidação da marca Mimaki no mercado brasileiro. Trata-se de uma grande oportunidade para sermos vistos e auxiliar nossos clientes e parceiros no desenvolvimento de soluções de impressão, tecnologias UV, solvente e têxteis.

FESPA Brasil - Como a Mimaki vê o mercado atual de comunicação visual, tanto para quem já está no setor como para quem quer iniciar as atividades no segmento? E como a Mimaki pode ajudar os empresários neste segmento?

Mimaki - Nos últimos anos, notamos uma tendência de mudança no mercado nacional de comunicação visual. As empresas estão se preparando e conhecendo melhor as diversas tecnologias disponíveis no mercado. Dessa forma, estão se preparando para oferecer projetos completos aos seus clientes e não mais, apenas, impressões por m². A composição e uso de materiais diferentes e com valor agregado, aliada ao uso de impressão UV, solvente e sublimação, em um mesmo projeto, é um grande passo para evitar a disputa e concorrência de preços. Se destacam, atualmente, empresas inovadoras e com visão diferente de seus próprios negócios. A Mimaki participa desse processo de mudança, oferecendo desenvolvimento de produtos com valor agregado, oferecendo treinamentos a usuários finais, baseado em suas necessidades especificas, realizando eventos constantes por todo Brasil, apresentando parceiros de mídias e soluções de impressão. Temos uma equipe bastante atuante no cliente final, dessa forma, se moldando rapidamente às necessidades do mercado.

FESPA Brasil - A Mimaki atua também no setor de impressão digital têxtil. A empresa vê um crescimento deste segmento no Brasil? Se sim, onde estão as principais oportunidades? A TS300P-1800, lançada na FESPA Alemanha, vem para colaborar com o setor?

Mimaki - Hoje, o mercado têxtil é bastante significativo para os resultados da Mimaki Brasil, uma vez que oferecemos impressão digital via sublimação, impressão direta em bases naturais, como algodão e tintas originais de alta qualidade e com custos altamente competitivos no mercado. Sobre o mercado, a impressão digital tanto sublimática, como direta, tende a apresentar ainda, bons índices de crescimento, uma vez, que se comparado aos processos convencionais de impressão têxtil, representa muito pouco percentualmente. Além disso, as variações da moda oferecem maiores facilidades ao uso da tecnologia digital, pois permite a impressão de diferentes estampas em baixos volumes de impressão. Com o lançamento da TS300P-1800, a Mimaki busca aumentar seu portfólio de soluções têxteis, que já conta com a conceituada JV5-160, as máquinas de entrada CJV150-107 e JV150, a TS34-1800 e a veloz TS500-1800. Tudo com o intuito de oferecer o equipamento certo para cada tipo de cliente final, atendendo as especificações e as necessidades de cada cliente.

FESPA Brasil - A Mimaki lançou duas máquinas durante a FESPA Brasil: a CJV150 e a JV150. Quais são as principais características de cada uma e como foi a recepção do público da FESPA Brasil com as máquinas?

Mimaki - A receptividade dos equipamentos foi excelente. Tivemos bons resultados de vendas e principalmente, o entendimento dos clientes com relação às características dos equipamentos novos. A CJV150 é um equipamento de impressão com recorte conjugado, que pode operar tanto com tinta solvente (4, 6 ou 8 cores) ou tinta sublimática. A JV150 é um equipamento de impressão, também podendo ser usado para solvente ou sublimação. Ambos os equipamentos conciliam alta qualidade de operação com a velocidade de produção, bem como apresentam tecnologias de controles de gotas, pontos variados, checagem e recuperação automática de nozzles, rebobinador e possibilidade de uso de bulk para uso de tinta original, entre outras características para facilitar o dia a dia do impressor.

FESPA Brasil - Qual o tamanho atual das redes de Distribuidores e Suporte da Mimaki pelo Brasil e como é o trabalho da Mimaki para manter estar base ativa e estar sempre próximo do cliente?

Mimaki - Além de possuir duas unidades no Brasil, sendo uma em São Paulo e uma filial em Recife, a Mimaki possui representatividade em todo o território nacional, através de um canal de distribuição amplo e com foco no cliente final. Possuímos, além da assistência técnica do distribuidor, uma rede de autorizadas treinadas e capacitadas para dar o suporte regional. A atuação da Mimaki Brasil, seja de forma direta, ou através de seus distribuidores, tem foco no cliente final e em entender as necessidades de cada região, uma vez que as características são diferentes se comparadas por estados ou mesmo cidades. Atuamos com constante visitação às empresas, com a realização de eventos e demonstração de equipamentos, tintas e soluções em geral. Essa atuação mais próxima ao mercado mantém nossa base sempre atualizada em com foco em Mimaki.

FESPA Brasil - A Mimaki palestrou durante o Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital. Para a Mimaki, qual a importância de eventos voltados à educação do mercado como o congresso e como foi participar da iniciativa?

Mimaki - A palestra realizada pelo Marcelo Godinho, responsável por nossa linha têxtil, teve grande repercussão e os resultados propostos foram alcançados com sucesso. A principal questão envolvida em um evento como esse é a troca de informações, passando e recebendo conhecimento às empresas e pessoas do mercado. Isso buscamos constantemente, oferecendo, em nossos eventos, apresentações específicas sobre alguns mercados, como decoração de móveis e paredes, envelopamento de veículos, fechamento de arquivos, processos de impressão, sublimação, produção de embalagens, entre outros temas, que são expostos através do Mimaki Application Lab. Temos, como fabricantes de equipamentos e insumos, que aumentar o conhecimento do mercado sobre as possibilidades de negócios, gerando retorno e resultados efetivos para os compradores de nossos produtos. Além disso, o conhecimento operacional é extremamente importante e oferecemos isso aos nossos clientes, através de um setor de desenvolvimento de produtos, especializado em gerar e criar demandas ao mercado.

FESPA Brasil - Quais são os atuais projetos da Mimaki para o Brasil? Há novidades/lançamentos ainda para 2015?

Mimaki - Ainda em 2015, lançaremos no Brasil, os equipamentos SIJ 320 UV e a plotter de recorte CFL-605RT. A primeira é uma impressora rolo a rolo UV, com largura de impressão de 3,20 metros e alta velocidade de produção, acima de 100m². A CFL-605RT é uma mesa de corte, para prototipagem de embalagens, painéis e pequenos displays, podendo operar em conjunto com a série UJF no desenvolvimento de soluções de impressão e recorte para materiais e aplicações diferenciadas. Sobre os projetos no Brasil, buscamos estreitar o relacionamento com os nossos clientes e com o mercado em geral, atendendo com excelência, as expectativas e as necessidades de cada um.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil