Lançamento global da Agfa será na FESPA Digital Printing 2024

Lançamento global da Agfa será na FESPA Digital Printing 2024

A Agfa será parte do time de grandes players globais que vão mostrar equipamentos da mais alta produção na FESPA Digital Printing 2024, de 11 a 14 de março na cidade de São Paulo.

Entre eles, um lançamento global: a nova versão da Agfa Anapurna! Faça agora sua inscrição para ver a máquina ao vivo: www.fespabrasil.com.br/pt/visite

Com uma série de projetos para o Brasil, a Agfa está mostrando como suas soluções industriais de grande formato vão muito além da comunicação visual e podem chegar em outros mercados, como na área de embalagens.

Conversamos com Eduardo Sousa, gerente de marketing para a América Latina da Agfa, sobre o mercado de embalagem, o embelezamento para gerar valor agregado, e muito mais! Confira:


O que as soluções Agfa permitem a impressores e convertedores criarem em papelão ondulado?

A Agfa tem um portfólio extremamente completo para quaisquer que sejam as necessidades dos impressores e convertedores que queiram imprimir em papelão ondulado, desde uma empresa que esteja apenas começando nesse mercado de embalagens em papelão, cartão ou metalgrafia ou até uma empresa já do segmento que esteja iniciando projetos de impressão digital.

São soluções de baixo e médio volume de impressão, que podem ser uma vantagem em termos de curva de aprendizado e experiência com a tecnologia digital, com equipamentos de menor investimento e que poderemos conferir na FESPA Brasil em caráter inédito.

A nova Anapurna V2 será um lançamento global da Agfa que será feito aqui no Brasil e em primeira mão na feira.

Mas a Agfa também tem soluções de impressão de altos e altíssimos volumes de impressão, como a nova SpeedSet 1060, equipamento single pass a base de tinta d'água e aproximadamente 11 mil folhas B1 por hora e com resolução similar à offset (1200 dpi), uma verdadeira revolução em impressão digital para o mercado de embalagem.


O quanto o verniz localizado pode oferecer de diferencial a um impresso e o que a Agfa oferece nesse sentido?

A Agfa entende que algumas necessidades e diferenciais sempre são bem-vindos ao mercado de impressão de valor agregado mais alto. Lançamos recentemente a Jeti Tauro H3300 HS com verniz, da já consagrada família Jeti Tauro com mais de 20 unidades instaladas apenas no Brasil, agora também com a opção de verniz setorizado e total.

Para alguns nichos e segmentos como o de cosméticos, o uso do verniz acetinado ou de alto brilho ajuda a embelezar as embalagens e peças de grande formato com efeitos diferentes e luxuosos e finos e até como uma proteção adicional ao material.


Pensando em substratos diferenciados, até onde os equipamentos Agfa conseguem hoje chegar em mídias diferenciadas? Quais substratos são tendências interessantes a se observar?

As indústrias têm verticalizado o processo de impressão para dentro de casa. Isso traz a cada dia novas aplicações, oportunidades e desafios para a Agfa. Temos um centro de desenvolvimento muito importante que nos desafiam a procurar novos materiais, aplicações e possibilidades.

A versatilidade de materiais é um dos pontos de destaque da tecnologia de impressão UV LED da Agfa. Para atender a alguns destes desafios, a combinação da máquina, tinta e software são fundamentais, uma vez que são processos interligados e muito possivelmente um fornecedor que não tenha o domínio na concepção da solução completa tenha dificuldades para chegar no produto final.

Materiais transparentes têm sido uma tendência, pois possibilitam diferentes aplicações, camadas de tinta, texturas, e também o papel cartão, que vem tendo uma maior procura para impressão de embalagens, caixas, etc.


O mundo da impressão está cada vez mais automatizado. O quanto a Agfa oferece de automação ao cliente, seja em software ou de recursos das impressoras?

A automação vem crescendo muito para a Agfa, os mercados americano e europeu já possuem necessidades bem claras e boa parte de nossos clientes estão usando automações diferentes, desde uma semi-automação que ajude na alimentação e descarregamento dos materiais, até automação completa que ajuda a ter menos profissionais operando as máquinas e ajudando em serviços menos manuais em outras funções também muito importantes.

Temos desde braços robóticos de última geração, até sistemas mais simples de automação. Aqui na região latino-americana temos percebido um início de consulta e projetos neste sentido.


Qual a importância da FESPA Digital Printing para o mercado de impressão?

Enorme! A FESPA tem uma presença e uma reputação global de excelência e de educação. A Agfa optou pela FESPA já há algum tempo como sua feira de negócios global.

Estaremos uma vez mais trazendo novidades e muita informação na FESPA Brasil, assim como em outra feiras da FESPA pelo mundo, teremos também um lançamento global durante a FESPA Europa em Amsterdã logo na sequência da FESPA Brasil, ainda em março deste ano.

O público da FESPA mostra-se mais completo que outras feiras do setor, pois o setor gráfico como um todo costuma participar e pesquisar novidades de impressão digital de grande formato para atender as novas necessidades dos clientes finais também em gráficas tradicionais.


Agfa lança globalmente Anapurna V2 na FESPA Digital Printing 2024

A Agfa apresenta a próxima geração da impressora híbrida de grande formato Anapurna H3200, representando um salto em velocidade e qualidade de impressão.

Apresentando aumento de quase 70% na velocidade de impressão em comparação com seu antecessor (no modo de produção), a versão mais recente da Anapurna H3200 de 3,2 m surge como um avanço ao mercado de impressão digital em grande formatos, capacitando-as a lidar rapidamente com uma ampla gama de trabalhos de impressão.

“Estamos entusiasmados em revelar a próxima geração do Anapurna H3200”, afirma Philip Van der Auwera, gerente de produto Sign & Display da Agfa. “Desde a estreia da primeira Anapurna, há mais de duas décadas, a família de impressoras passou por vários aprimoramentos e expansões. Conhecida pela sua versatilidade e fiabilidade inabalável, a nova versão do Anapurna H3200 combina estes atributos com um aumento na produtividade e melhor qualidade. Esta etapa ressalta o compromisso da Agfa com a inovação e o fornecimento de soluções de alto nível que se alinham com as necessidades crescentes de nossos clientes.”

Assim como sua antecessora, a Anapurna H3200 apresenta um conjunto de tintas de seis cores mais branco e cura UV LED. No entanto, tanto o transporte de impressão como o próprio motor de impressão foram redesenhados para alcançar um aumento de produtividade.

As cabeças de impressão de disparo rápido garantem um rendimento e qualidade de impressão superior, tanto em materiais flexíveis como rígidos. A recém-implementada capacidade de alimentação contínua de chapas permite impressão eficiente em materiais rígidos, com a capacidade de imprimir até quatro chapas impressas simultaneamente.

O transporte de impressão aprimorado contribui para melhorar a qualidade da imagem, especialmente em tons sólidos mais escuros. A Anapurna se destaca por fornecer impressões de alta qualidade em uma ampla gama de aplicações, desde mídias rígidas não revestidas, como plásticos, até mídias em rolo, como filmes, vinil, banners, telas e tecidos revestidos.

Suas tintas com certificação Greenguard Gold oferecem alta vibração e gama de cores, enquanto a tecnologia patenteada Thin Ink Layer da Agfa garante um consumo mínimo de tinta. A nova Anapurna H3200 está equipada com um fecho protetor. Esta reformulação não só dá à impressora uma aparência renovada, mas contribui para um ambiente de trabalho mais seguro.

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil