A impressão digital é uma das principais aliadas quando pensamos em projetos especiais. Na FESPA Awards, trabalhos diferenciados são reconhecidos de verdade.
Na categoria "Efeitos Especiais Criativos - Papel, Cartolina e Plásticos", foi possível notar o quanto a impressão digital combinada a um acabamento inovador faz do impresso uma obra de arte.
Vamos conferir quais foram as premiadas no FESPA Awards 2025?
LIVRO DE AMOSTRAS DE PAPEL FINO X SERIGRAFIA E ÍNDICE DE DESIGN
Por Kumazawa Printing Crafts, do Japão
Este folheto de apresentação de efeitos especiais foi uma colaboração personalizada entre a Takeo Paper, a Kumazawa Screen Printing e a Mori Design para apresentar 39 efeitos especiais diferentes que podem ser obtidos usando serigrafia em materiais criativos.
A capa de papelão cinza foi serigrafada em 2 cores metálicas e amarelo neon e contém 5 partes de acabamentos de impressão criativos, desde flocagem a perolizado e técnicas termocrômicas, entre as 39 disponíveis.
A impressão foi realizada em prensas cilíndricas Sakurai, transferência a frio e litografia offset, com corte e vinco, alceamento, dobra e montagem da encadernação. Para completar o pacote, foi confeccionada uma caixa em papelão ondulado microflute cinza com núcleo amarelo neon.
PROJETO A40 GREEN HANGER LANE
Por Global Erecting Sign, do Reino Unido
Esta impressão especial e parede viva foram criadas para a Blow up Media. Envolveu um banner retroiluminado soldado por alta frequência, cercado por 6.000 plantas vivas com capacidade de remover 354 kg de CO2 por ano.
A parede de plantio foi composta por duas camadas de manta capilar feita de roupas recicladas que não apodrecem. Ela é fixada a uma placa de suporte impermeável com fendas no feltro externo para cada planta, juntamente com um sistema de irrigação automático alimentado por trás. O painel resultante tem 150 metros quadrados de jardim vertical e 50 metros quadrados de espaço publicitário impresso.
Tempo de Produção: 2 semanas
REVISTA ANUAL VDMB 'AMA IMPRESSÃO'
Por Rudolph Druck da Alemanha
Esta revista anual comemorativa da VDMB foi executada com diversas técnicas para demonstrar criatividade e excelência na apresentação. Utilizando papéis e cartões Gmund e impresso com inkjet Canon VarioPRINT iX3200, foil block com foils Luxor e Colorit.
Corte em matriz, corte em V e costura com linha, encadernação com bordas coloridas a inkjet, colado e montado manualmente com fita de elevação para completar esta reflexão contemporânea da impressão moderna.
Tiragem: 800 exemplares
Tempo de produção: 3 semanas
LIVRO DE 20º ANIVERSÁRIO
Por Kanovits Print Atelier da Eslováquia
O livro de efeitos especiais celebra 20 anos de impressão criativa. Com 105 mm x 297 mm, o formato incomum abre para A4 como um livro plano. Impresso com Xerox Iridesse usando dourado, prateado, rosa neon e branco opaco em papel preto para demonstrar o potencial criativo e envolvente dos efeitos especiais.
Acabamento com UV localizado em Duplo DuSense, corte a laser com cortadora a laser SEI Flexi 600 e Epilog Fusion Pro Laser para completar esta apresentação.
Tiragem: 300 exemplares
Tempo de produção: 1 mês