Clientes estão cada vez mais atentos à sustentabilidade

Nova pesquisa mostra que os consumidores a cada dia exigem práticas de sustentabilidade - e isso vale para os itens impressos

Clientes estão cada vez mais atentos à sustentabilidade

O mercado de impressão está constantemente buscando processos e insumos que atendam aos critérios de sustentabilidade. Isso vai desde as tecnologias de impressão digital, que oferecem em alguns mercados menor desperdício, como no uso de substratos mais ecológicos, como o papel e o papelão ondulado.

A Sifted, plataforma líder em dados sobre logística, anunciou em nova pesquisa que os consumidores com consciência ecológica estão aumentando e querem comprar de marcas comprometidas em fazer parte da solução para as mudanças climáticas.

À medida que o comércio eletrônico segue crescendo, a notícia é um bom presságio para a indústria de embalagens de papelão ondulado, cujos produtos são feitos de fibra virgem renovável ou reciclada, e que têm uma taxa de reciclagem no Brasil de 87% e podem ser produzidos em uma infinita variedade de formas e tamanhos para atender às necessidades específicas de envio.

Quem atua com impressão digital pode ficar atento e levar mais sustentabilidade com embalagens e rótulos feitos sob demanda, reduzindo o desperdício de materiais na produção, ou até mesmo fazer os materiais de forma personalizada, dando ainda mais valor ao impresso.

A notícia é boa também para o mercado de impressão digital têxtil, que possui uma quantidade altamente reduzida de água em sua produção na comparação com a produção analógica, além da capacidade de impressão personalizada, o que diminui o lixo nos aterros. Os dados abaixo foram divulgados pelos parceiros da Two Sides.

Pesquisa sobre impressão e sustentabilidade

Na pesquisa com consumidores norte-americanos realizada pela Sifted, dois terços dos entrevistados disseram que práticas ecológicas de envio de uma marca influenciaram a decisão de compra. Apenas 21% dos entrevistados dizem que nunca pesquisam as práticas ecológicas de uma empresa antes de comprar.

Os compradores online frequentes estão mais conscientes das práticas de entregas ecológicas. As práticas ecológicas são “importantes” ou “muito importantes” para 72% dos entrevistados que recebem cinco ou mais pacotes por mês, em comparação com 65% daqueles que recebem um ou dois por mês.

Entre os entrevistados que dizem que o nome da marca é “muito importante” nas decisões de compra, 51% frequentemente pesquisam as práticas ecológicas de uma empresa antes de comprar. Em contraste, apenas 7% do mesmo grupo nunca investiga práticas ecologicamente corretas.

Nos últimos cinco anos, 46% dos fiéis à marca tornaram-se “significativamente mais conscientes” e “preocupam-se significativamente mais” com práticas de transporte ecologicamente corretas. Além disso, 91% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado ou alto na sustentabilidade ambiental.

81% dos consumidores acreditam que as empresas usam embalagens excessivas. Consumidores ainda menos preocupados com o meio ambiente acham que os tamanhos das embalagens estão ficando fora de controle.

Daqueles que dizem que práticas ecologicamente corretas “não são importantes” em suas decisões de compra, 56% ainda acham que a maioria das empresas usa embalagens excessivas. Mesmo entre os participantes que dizem nunca pesquisar as práticas ecologicamente corretas de uma empresa, 62% tem a mesma opinião.

O impacto ambiental disso não passa despercebido aos consumidores, que concordam amplamente que a embalagem afeta a sustentabilidade. 66% acreditam que o tamanho da embalagem tem um impacto moderado a alto na sustentabilidade e 74% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado a alto.

A pesquisa descobriu que 57% dos consumidores estão dispostos a pagar um extra de 10% ou mais por um frete ecologicamente correto. 84% que dão importância moderada ou alta à rapidez de envio disseram que estariam dispostos a esperar um dia a mais por um envio ecologicamente correto, enquanto 66% disseram que esperariam dois dias a mais.

Você pode baixar o relatório completo da pesquisa Sifted aqui:

https://twosidesna.org/wp-content/uploads/sites/16/2021/08/SIFTED-Consumer-Report_-Eco-Friendly-Shipping.pdf

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil