Campanha publicitária na Alemanha usou um outdoor indestrutível

Campanha publicitária na Alemanha usou um outdoor indestrutível

Campanhas criativas em pontos de ônibus não são difíceis de se ver. Mas nada ainda se compara com a campanha da fabricante de mochilas EVOC, criada para divulgar a sua linha de mochilas de longa durabilidade. Para mostrar a alta resistência de seus produtos, a empresa alemã decidiu criar uma campanha publicitária que envolvesse o público de forma interativa. Para isso, a agência de publicidade Publicis Munique foi escalada para desenvolver uma ação que provocasse a participação das pessoas, apoiada nos canais de mídia social.

O resultado foi a criação de um "outdoor indestrutível", em cujo centro foi posicionada uma mochila EVOC. A mochila foi colocada em um ponto de ônibus na movimentada rua Budapester, localizada na praça Breitscheidplatz, Berlim. As pessoas eram, então, convidadas a testar as qualidades de amortecimento de choque da mala dando socos, chutes e até se jogando contra o anúncio. Dentro da mochila foi colocado um aparelho que media a força do impacto provocado pelo usuário. Ao mesmo tempo, uma foto do usuário era postada em uma página especialmente criada no Facebook. Com isso, os participantes eram encorajados a compartilhar a sua pontuação e sua foto com os seus amigos na rede social, gerando mais visibilidade para a marca.

A campanha se tornou um grande sucesso com as pessoas fazendo fila para surrar a mochila e uma multidão se aglomerando para ver o que estava acontecendo. A mochila atraiu uma média de 97 pessoas por hora, mas o mais importante pôde ser notado na rede social, que teve um aumento de 220% em número de fãs. Com um esforço modesto, a marca teve um ROI (retorno sobre investimento) significativo, graças à campanha inovadora e original, atraindo a atenção da mídia praticamente no mundo todo.

Veja o vídeo da EVOC:

(Matéria publicada em http://www.fespa.com)