Artigo FESPA: Por que os papéis de parede impressos estão prontos para um crescimento dinâmico

Artigo FESPA: Por que os papéis de parede impressos estão prontos para um crescimento dinâmico

Por Debbie McKeegan

Debbie McKeegan discute como o papel de parede impresso digitalmente atraiu a imaginação do público e tornou-se um dos principais condutores do Mercado de Impressão de Decoração de Interiores.

Como resultado, o Mercado de Papel de Parede Impresso Digitalmente está com previsão de crescimento de US$ 2,53 bilhões para US$ 7,74 bilhões pelos próximos cinco anos, de 2018 a 2023, em uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 25%.

A chegada do Millennial Market e seu amor pela customização e personalização foi a base para o impulso dado para o desenvolvimento do maquinário de impressão digital, capaz de atender a demanda de maneira mais rápida e eficiente.

Legenda: Divine Savages é uma marca líder de decoração de interiores de luxo, baseada em Londres; eles utilizam tecnologia digital para seus produtos excêntricos. Crédito da imagem: Divine Savages, apresentando um design de papel de parede feito com impressão digital: Crane Fonda.

Uma influência séria neste mercado é o benefício de usar o papel de parede sobre a pintura interna. Os papéis de parede impressos digitalmente aumentam o apelo estético de espaço do muro e os papéis são mais econômicos comparados com a pintura interna, apesar do alto investimento inicial.

Adicionalmente, o setor residencial está projetado para ser o segmento de mais rápido crescimento no mercado de papel de parede impresso digitalmente durante o período previsto. Este crescimento pode ser atribuído a um crescimento no número de reformas habitacionais, a qual cria demanda por decoração de interiores, juntamente com um aumento nos níveis de renda disponíveis.

De qualquer forma, hoje parece que nenhum esquema de interiores, seja doméstico ou comercial, está completo sem uma “Parede de Destaque” fazendo um comunicado sobre o cliente.

A atmosfera visual criada por tais papéis de parede customizados permite ao designer gerar um ambiente sob medida, refletindo assuntos tão variados quanto a gama de produtos do cliente ou seus pensamentos pessoais sobre estilo de vida.

Legenda: Baseado em Londres, ATADESIGNS é especializada em papel de parede e tecidos sob medida, impresso utilizando tecnologias digitais para interiores residenciais e comerciais. Crédito da imagem: ATADESIGNS - mural de interiores sob medida

O segmento inkjet dominou o mercado global de papel de parede impresso digitalmente, por tecnologia, em 2018, e esta tendência está projetada a continuar durante o período estudado.

Esse domínio pode ser atribuído a sua simplicidade de uso, escalabilidade, e sua habilidade de produzir impressão de alta qualidade.

Predominante neste mercado estão as máquinas da HP, Ricoh, Roland DG e Xeikon.

As velocidades de produção e confiabilidade aumentaram nos últimos anos, seguido por desenvolvimentos simultâneos em sistemas e software de processamento de imagem, todos os quais têm contribuído para uma excelência técnica sempre aprimorada do produto.

Usando conjuntos de tinta que variam de eco-solvente a latex, estes equipamentos encantam o designer e também o consumidor, e produzem painéis impressos de alta resolução sob demanda, prontos para uso.

Ao mesmo tempo, a gama disponível de papéis de parede imprimíveis desenvolveu-se para atender a este crescente mercado.

Legenda: Conduzindo a inovação na indústria de papel de parede, a Surface Print fabrica seus produtos utilizando tanto tecnologia convencional como digital. Crédito da imagem: Surface Print - Papéis de Parede Digitais, apresentando Madame Butterfly.

Especialista em papel revestido não tecido, substratos de resistência a fogo e bases de impressão texturizada, estão agora largamente oferecidos, como Sihl, Desardi, Ahlstrom, Sentec e Landor UK estão liderando este caminho.

O crescimento de papéis de parede em vinil, aprimorado por suas propriedades de baixo custo, resistência a manchas, durabilidade e fácil manutenção, está sendo acompanhado por substratos de terceira geração, que combinam estas propriedades com um portfólio mais amplo de efeitos de superfície e opções sustentáveis.

Aparência de seda, superfícies brilhantes e metálicas estão a caminho, com texturas de tecido e patterns também alcançando importância.

Tendo como pano de fundo um crescente mercado de vendas, no lado da oferta, os desenvolvimentos em maquinários e substratos adicionaram enorme ímpeto para demanda, ampliando o apelo e desempenho técnico, mantendo ao mesmo tempo todas as qualidades essenciais do papel de parede impresso digitalmente sob demanda tão apreciadas pelo consumidor.

A FESPA Global Print Expo 2019 é a maior feira de impressão da Europa voltada para impressão de grande formato digital e serigrafia, impressão têxtil e soluções de sinalização. O Printeriors vai mostrar aplicações tanto em decoração interior como exterior, objetivando conectar os donos de marca, decoradores, designers e arquitetos com fabricantes e prestadores de serviços de impressão. Várias aplicações de decoração de interiores serão apresentadas, incluindo papel de parede, lightboxes, objetos como cortinas e almofadas, mesas e cadeiras, e muito mais. Visite e descubra os recursos disponíveis. Use o código promocional FESG902 para registro grátis.

Fonte: FESPA.com

 

11 a 14 de Março de 2024
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil